Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33737 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar as abordagens de medida de área em um Livro Didático aprovado pelo PNLD no ano de 2014 à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard. Os trabalhos de Douady e Perrin-Glorian e Facco, segundo os quais o tratamento de área como uma grandeza favorece são a base para as análises realizadas. O estudo foi desenvolvido em três partes. A primeira faz um levantamento de estudos relacionados ao tema e, de como documentos oficiais, como os PCN, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o PNLD expressam o tratamento que deve ser realizado no tema área de figuras planas. Na segunda parte foi realizada uma fundamentação teórica da Teoria utilizada para as análises, juntamente como o problema de pesquisa e os métodos e procedimentos que serão utilizados no mesmo. A terceira parte se faz das análises realizadas da Organização Matemática do Livro Didático escolhido. Os resultados estão expressos nas considerações finais, indicando que a ênfase dada no Livro Didático do tema escolhido é insuficiente e deixa a desejar em alguns aspectos, como o uso de softwares e a distribuição da quantidade de atividades para cada figura geométrica. Os tipos de tarefa que mais aparecem são o de calcular a medida de área de figuras planas, mostrando um foco maior no cálculo da medida de área, não explorando com clareza a grandeza. Os tipos de tarefas predominantes são do cálculo da medida de área de retângulos, quadrados e triângulos, deixando de explorar com mais dedicação a mudança da unidade de medida, ladrilhamento, composição e decomposição de figuras, montagem de figuras e o trabalho com softwares ou outras ferramentas que poderiam ser utilizadas, como o esquadro, a régua entre outros. O bloco teórico-tecnológico é unânime ao conceito e propriedades de figuras geométricas planas |
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