A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23218 |
Resumo: | Burlesque dance as a form of expression of individuality and female empowerment, being the costume, the result of sign elements of glamor, fetish and deconstruction, the vehicle through which this individuality is expressed. The objective of this research will be to understand the role of Burlesque in the woman's self-affirmation process, and the importance of the costume in the characterization of the female individuality, an idea that will be proven through the analysis of the characters (as well as their numbers and costumes) created by the Burlesque dancers of the São Paulo’s art scene. The analyzes will be carried out based on Peirce semiotics using the repertoire acquired throughout the initial chapters, which have as their theme the pillars of the development of Burlesque - History, Glamor, Fetish and Deconstruction. Concluding that the Neoburlesque as a source of generalized diversity proposes new definitions of the feminine, and the costume is a constitutive vector of this identity |
id |
PUC_SP-1_f6b109803e1e8aaed50e985c69e7575b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/23218 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Santaella, Luciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8836070T6&tokenCaptchar=03AGdBq27IvDv_Qg4kEwQpoTFrUSPuDD9-8KfczkBsM3O0RQoeyNFjKg88rDmeObXgD3LB-rTTePh2MtgiYeJNo34STf-LsjyiObWfcTSA9dhcAvbOB5ZA4jHJvTuTNFueVFili6_DDqrShe4ME0yRMB0hnSs2qtRro9gy8NOJRJTZbgUmx6aW71tKR6gydlZMypdKKEo1soMHm_cc_8hdVWE31EqMWx041fy6SiQfNUl0UTqSIO78tmgEHcp_hTPGREzONMsKPpZCkIc3VQkluH37tIJMaomLwWezb8qMvUQWfT4nPPqK2_lLfcwRRTcsdP6EmzH5fxRM64crMJym9KjZ6IRU8auZVMGWb95_JHEqSW-oZmxaOxyNSSia4zbGjKXXCidZeqni6dAo2M2NQ90U38guzGJhugPerez, Mirela Silva2020-08-25T11:11:46Z2020-08-03Perez, Mirela Silva. A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem. 2020. 202 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23218Burlesque dance as a form of expression of individuality and female empowerment, being the costume, the result of sign elements of glamor, fetish and deconstruction, the vehicle through which this individuality is expressed. The objective of this research will be to understand the role of Burlesque in the woman's self-affirmation process, and the importance of the costume in the characterization of the female individuality, an idea that will be proven through the analysis of the characters (as well as their numbers and costumes) created by the Burlesque dancers of the São Paulo’s art scene. The analyzes will be carried out based on Peirce semiotics using the repertoire acquired throughout the initial chapters, which have as their theme the pillars of the development of Burlesque - History, Glamor, Fetish and Deconstruction. Concluding that the Neoburlesque as a source of generalized diversity proposes new definitions of the feminine, and the costume is a constitutive vector of this identityA dança Burlesca como forma de expressão da individualidade e empoderamento feminino, sendo o figurino - fruto de elementos sígnicos do glamour, fetiche e desconstrução - o veículo pelo qual essa individualidade se expressa. O objetivo dessa pesquisa será compreender o papel do Burlesco no processo de autoafirmação da mulher, e a importância do figurino na caracterização do individual feminino, ideia que será comprovada através das análises das personagens (bem como seus números e figurinos) criadas pelas dançarinas Burlescas da cena Paulistana. As análises serão realizadas com base na semiótica Peirciana usando do repertório adquirido ao longo dos capítulos iniciais, que possuem como tema os pilares do desenvolvimento do Burlesco – História, Glamour, Fetiche e Desconstrução. Concluindo que o Neoburlesco como fonte de diversidade generalizada propõe novas definições do feminino, e o figurino é vetor constitutivo dessa identidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSPapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/52300/Mirela%20Silva%20Perez.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesBurlescoFigurinoFemininoBurlesqueCostumeFeminineCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMirela Silva Perez.pdf.txtMirela Silva Perez.pdf.txtExtracted texttext/plain390410https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23218/4/Mirela%20Silva%20Perez.pdf.txt07facc1b7cddfefb52ab4fb121ab2284MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23218/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALMirela Silva Perez.pdfMirela Silva Perez.pdfapplication/pdf7676567https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23218/2/Mirela%20Silva%20Perez.pdf539952e0f00e6cc7b9f282265a6e668aMD52THUMBNAILMirela Silva Perez.pdf.jpgMirela Silva Perez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1963https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23218/3/Mirela%20Silva%20Perez.pdf.jpgff59d5b3857882f4390450d81ff8eba1MD53handle/232182022-04-28 16:04:50.789oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T19:04:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem |
title |
A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem |
spellingShingle |
A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem Perez, Mirela Silva Burlesco Figurino Feminino Burlesque Costume Feminine CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem |
title_full |
A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem |
title_fullStr |
A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem |
title_full_unstemmed |
A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem |
title_sort |
A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem |
author |
Perez, Mirela Silva |
author_facet |
Perez, Mirela Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santaella, Lucia |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8836070T6&tokenCaptchar=03AGdBq27IvDv_Qg4kEwQpoTFrUSPuDD9-8KfczkBsM3O0RQoeyNFjKg88rDmeObXgD3LB-rTTePh2MtgiYeJNo34STf-LsjyiObWfcTSA9dhcAvbOB5ZA4jHJvTuTNFueVFili6_DDqrShe4ME0yRMB0hnSs2qtRro9gy8NOJRJTZbgUmx6aW71tKR6gydlZMypdKKEo1soMHm_cc_8hdVWE31EqMWx041fy6SiQfNUl0UTqSIO78tmgEHcp_hTPGREzONMsKPpZCkIc3VQkluH37tIJMaomLwWezb8qMvUQWfT4nPPqK2_lLfcwRRTcsdP6EmzH5fxRM64crMJym9KjZ6IRU8auZVMGWb95_JHEqSW-oZmxaOxyNSSia4zbGjKXXCidZeqni6dAo2M2NQ90U38guzGJhug |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Mirela Silva |
contributor_str_mv |
Santaella, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burlesco Figurino Feminino |
topic |
Burlesco Figurino Feminino Burlesque Costume Feminine CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Burlesque Costume Feminine |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Burlesque dance as a form of expression of individuality and female empowerment, being the costume, the result of sign elements of glamor, fetish and deconstruction, the vehicle through which this individuality is expressed. The objective of this research will be to understand the role of Burlesque in the woman's self-affirmation process, and the importance of the costume in the characterization of the female individuality, an idea that will be proven through the analysis of the characters (as well as their numbers and costumes) created by the Burlesque dancers of the São Paulo’s art scene. The analyzes will be carried out based on Peirce semiotics using the repertoire acquired throughout the initial chapters, which have as their theme the pillars of the development of Burlesque - History, Glamor, Fetish and Deconstruction. Concluding that the Neoburlesque as a source of generalized diversity proposes new definitions of the feminine, and the costume is a constitutive vector of this identity |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-25T11:11:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Perez, Mirela Silva. A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem. 2020. 202 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23218 |
identifier_str_mv |
Perez, Mirela Silva. A semiótica do burlesco: o figurino e a construção da personagem. 2020. 202 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23218/4/Mirela%20Silva%20Perez.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23218/1/license.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23218/2/Mirela%20Silva%20Perez.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23218/3/Mirela%20Silva%20Perez.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07facc1b7cddfefb52ab4fb121ab2284 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 539952e0f00e6cc7b9f282265a6e668a ff59d5b3857882f4390450d81ff8eba1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278026804887552 |