Entre poderes, vulnerabilidades e narrativas do corpo burlesco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272246 |
Resumo: | O artigo explora a relação entre poder e vulnerabilidade no contexto do burlesco, um domínio artístico multifacetado que burla normas e convenções. O objetivo deste estudo reside em desvelar as complexas interações entre o corpo nu da mulher e as performances burlescas, destacando como essa interação suscita questões profundas sobre o binômio autonomia feminina e amarras patriarcais. O artigo se situa no âmbito das artes cênicas e tem como referência autoras tais como Sheril Dodds (2013), Annie Suquet (2012) e José Gil (2013), entre outras autoras, também se utiliza de experiências de dança ancoradas no corpo das autoras a partir de ferramentas da autoetnografia. A partir do texto emergem conclusões que revelam o burlesco como um espaço de resistência e de ressignificação de paradigmas, onde o poder é dinâmico |
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Chultz, Gabriela MaffazzoniSilva, Suzane Weber da2024-02-28T05:02:30Z20241519-275Xhttp://hdl.handle.net/10183/272246001196732O artigo explora a relação entre poder e vulnerabilidade no contexto do burlesco, um domínio artístico multifacetado que burla normas e convenções. O objetivo deste estudo reside em desvelar as complexas interações entre o corpo nu da mulher e as performances burlescas, destacando como essa interação suscita questões profundas sobre o binômio autonomia feminina e amarras patriarcais. O artigo se situa no âmbito das artes cênicas e tem como referência autoras tais como Sheril Dodds (2013), Annie Suquet (2012) e José Gil (2013), entre outras autoras, também se utiliza de experiências de dança ancoradas no corpo das autoras a partir de ferramentas da autoetnografia. A partir do texto emergem conclusões que revelam o burlesco como um espaço de resistência e de ressignificação de paradigmas, onde o poder é dinâmicoThe article explores the relationship between pow-er and vulnerability in the context of burlesque, a multifaceted artistic domain that subverts norms and conventions. The aim of this study is to unveil the complex interactions between the naked female body and burlesque performances, highlighting how this interaction raises profound questions about the dichotomy of female autonomy and patriarchal constraints. The article belongs in the scope of per-forming arts and has as its reference authors such as Sheril Dodds (2013), Annie Suquet (2012) and José Gil (2013), among others, and also uses dance experiences anchored in the bodies of the authors as autoethnography tools.Through this investiga-tion, conclusions emerge that reveal burlesque as a space of resistance and resignification of paradigms, where power is dynamicapplication/pdfporCena. Porto Alegre. Vol. 42, n. 1 (jan./abr. 2024), p. 1-12BurlescoCorpoEmpoderamentoFeminismoBurlesqueEmpowermentSensualityBodyFeminismEntre poderes, vulnerabilidades e narrativas do corpo burlescoBetween powers, vulnerabilities, and narratives of the burlesque body info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196732.pdf.txt001196732.pdf.txtExtracted Texttext/plain46753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272246/2/001196732.pdf.txt289fda0b14b91092fa480b4c6ab7815dMD52ORIGINAL001196732.pdfTexto completoapplication/pdf324843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272246/1/001196732.pdfa6c7272fc12f5eac021b4c112939516dMD5110183/2722462024-05-25 06:48:20.616314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272246Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-05-25T09:48:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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