Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10924 |
Resumo: | This dissertation presents and analyzes some elements that came out during the development of an activity which articulates history of mathematics and teaching. We sought to identify the impressions held by teachers, during its development, and the didactic potential of the history of mathematics in teacher s training. To achieve this, we selected an activity entitled Construction of a quarter circle quadrant instrument based on a treatise published in the sixteenth century which was designed by HEEMa. It was developed by a group of second degree Elementary School teachers of São Paulo state. We noticed that the development of that promoted a dialogue between the present mathematical knowledge and its past. This dialogue encouraged the participants to make some reflections and to discuss mathematical concepts which were called into action for building the instrument, showing us possible contributions of the history of mathematics to the teacher s training |
id |
PUC_SP-1_f6e81fd969e171b07c3c73cdecae0549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10924 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Saito, Fumikazuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778132A8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4412897H0Monteiro, Wilson2016-04-27T16:57:18Z2012-08-022012-05-30Monteiro, Wilson. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10924This dissertation presents and analyzes some elements that came out during the development of an activity which articulates history of mathematics and teaching. We sought to identify the impressions held by teachers, during its development, and the didactic potential of the history of mathematics in teacher s training. To achieve this, we selected an activity entitled Construction of a quarter circle quadrant instrument based on a treatise published in the sixteenth century which was designed by HEEMa. It was developed by a group of second degree Elementary School teachers of São Paulo state. We noticed that the development of that promoted a dialogue between the present mathematical knowledge and its past. This dialogue encouraged the participants to make some reflections and to discuss mathematical concepts which were called into action for building the instrument, showing us possible contributions of the history of mathematics to the teacher s trainingEsta dissertação apresenta e analisa alguns elementos que surgiram durante o desenvolvimento de uma atividade que articula história e ensino da matemática. Buscamos, com isso, identificar as impressões que os docentes tiveram ao realizar tal atividade e as potencialidades pedagógicas da história da matemática na formação de professores. Para tanto, selecionamos a atividade Construção do instrumento quadrante num quarto de círculo , elaborada pelo grupo HEEMa a partir de um tratado publicado no século XVI. Desenvolvida junto a um grupo de professores do ensino fundamental, do ciclo II, do Estado de São Paulo, pudemos constatar que a atividade proposta propiciou um diálogo entre os conhecimentos matemáticos do presente e do passado. Esse diálogo, por sua vez, incentivou os participantes a refletir e a discutir sobre os conceitos matemáticos mobilizados durante a construção do instrumento, revelando assim, as possíveis contribuições que a história da matemática pode trazer para a formação de professoresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24078/Wilson%20Monteiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação matemáticaHistória da matemáticaFormação de professoresMathematics educationHistory of mathematicsTeachers trainingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAlguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTWilson Monteiro.pdf.txtWilson Monteiro.pdf.txtExtracted texttext/plain190286https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/3/Wilson%20Monteiro.pdf.txt618cfae75ade4777f678d57ec2950541MD53ORIGINALWilson Monteiro.pdfapplication/pdf1870605https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/1/Wilson%20Monteiro.pdfce787b2735fcae08522b39141161b231MD51THUMBNAILWilson Monteiro.pdf.jpgWilson Monteiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3826https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/2/Wilson%20Monteiro.pdf.jpg8a42e36d4c0048674b9c5f43c081e015MD52handle/109242022-04-28 07:09:00.205oai:repositorio.pucsp.br:handle/10924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores |
title |
Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores |
spellingShingle |
Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores Monteiro, Wilson Educação matemática História da matemática Formação de professores Mathematics education History of mathematics Teachers training CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores |
title_full |
Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores |
title_fullStr |
Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores |
title_sort |
Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores |
author |
Monteiro, Wilson |
author_facet |
Monteiro, Wilson |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saito, Fumikazu |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778132A8 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4412897H0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Wilson |
contributor_str_mv |
Saito, Fumikazu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática História da matemática Formação de professores |
topic |
Educação matemática História da matemática Formação de professores Mathematics education History of mathematics Teachers training CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education History of mathematics Teachers training |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This dissertation presents and analyzes some elements that came out during the development of an activity which articulates history of mathematics and teaching. We sought to identify the impressions held by teachers, during its development, and the didactic potential of the history of mathematics in teacher s training. To achieve this, we selected an activity entitled Construction of a quarter circle quadrant instrument based on a treatise published in the sixteenth century which was designed by HEEMa. It was developed by a group of second degree Elementary School teachers of São Paulo state. We noticed that the development of that promoted a dialogue between the present mathematical knowledge and its past. This dialogue encouraged the participants to make some reflections and to discuss mathematical concepts which were called into action for building the instrument, showing us possible contributions of the history of mathematics to the teacher s training |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-08-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:57:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Monteiro, Wilson. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10924 |
identifier_str_mv |
Monteiro, Wilson. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/3/Wilson%20Monteiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/1/Wilson%20Monteiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/2/Wilson%20Monteiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
618cfae75ade4777f678d57ec2950541 ce787b2735fcae08522b39141161b231 8a42e36d4c0048674b9c5f43c081e015 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277947858649088 |