Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Wilson
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10924
Resumo: This dissertation presents and analyzes some elements that came out during the development of an activity which articulates history of mathematics and teaching. We sought to identify the impressions held by teachers, during its development, and the didactic potential of the history of mathematics in teacher s training. To achieve this, we selected an activity entitled Construction of a quarter circle quadrant instrument based on a treatise published in the sixteenth century which was designed by HEEMa. It was developed by a group of second degree Elementary School teachers of São Paulo state. We noticed that the development of that promoted a dialogue between the present mathematical knowledge and its past. This dialogue encouraged the participants to make some reflections and to discuss mathematical concepts which were called into action for building the instrument, showing us possible contributions of the history of mathematics to the teacher s training
id PUC_SP-1_f6e81fd969e171b07c3c73cdecae0549
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10924
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Saito, Fumikazuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778132A8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4412897H0Monteiro, Wilson2016-04-27T16:57:18Z2012-08-022012-05-30Monteiro, Wilson. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10924This dissertation presents and analyzes some elements that came out during the development of an activity which articulates history of mathematics and teaching. We sought to identify the impressions held by teachers, during its development, and the didactic potential of the history of mathematics in teacher s training. To achieve this, we selected an activity entitled Construction of a quarter circle quadrant instrument based on a treatise published in the sixteenth century which was designed by HEEMa. It was developed by a group of second degree Elementary School teachers of São Paulo state. We noticed that the development of that promoted a dialogue between the present mathematical knowledge and its past. This dialogue encouraged the participants to make some reflections and to discuss mathematical concepts which were called into action for building the instrument, showing us possible contributions of the history of mathematics to the teacher s trainingEsta dissertação apresenta e analisa alguns elementos que surgiram durante o desenvolvimento de uma atividade que articula história e ensino da matemática. Buscamos, com isso, identificar as impressões que os docentes tiveram ao realizar tal atividade e as potencialidades pedagógicas da história da matemática na formação de professores. Para tanto, selecionamos a atividade Construção do instrumento quadrante num quarto de círculo , elaborada pelo grupo HEEMa a partir de um tratado publicado no século XVI. Desenvolvida junto a um grupo de professores do ensino fundamental, do ciclo II, do Estado de São Paulo, pudemos constatar que a atividade proposta propiciou um diálogo entre os conhecimentos matemáticos do presente e do passado. Esse diálogo, por sua vez, incentivou os participantes a refletir e a discutir sobre os conceitos matemáticos mobilizados durante a construção do instrumento, revelando assim, as possíveis contribuições que a história da matemática pode trazer para a formação de professoresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24078/Wilson%20Monteiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação matemáticaHistória da matemáticaFormação de professoresMathematics educationHistory of mathematicsTeachers trainingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAlguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTWilson Monteiro.pdf.txtWilson Monteiro.pdf.txtExtracted texttext/plain190286https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/3/Wilson%20Monteiro.pdf.txt618cfae75ade4777f678d57ec2950541MD53ORIGINALWilson Monteiro.pdfapplication/pdf1870605https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/1/Wilson%20Monteiro.pdfce787b2735fcae08522b39141161b231MD51THUMBNAILWilson Monteiro.pdf.jpgWilson Monteiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3826https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/2/Wilson%20Monteiro.pdf.jpg8a42e36d4c0048674b9c5f43c081e015MD52handle/109242022-04-28 07:09:00.205oai:repositorio.pucsp.br:handle/10924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
title Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
spellingShingle Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
Monteiro, Wilson
Educação matemática
História da matemática
Formação de professores
Mathematics education
History of mathematics
Teachers training
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
title_full Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
title_fullStr Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
title_full_unstemmed Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
title_sort Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores
author Monteiro, Wilson
author_facet Monteiro, Wilson
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saito, Fumikazu
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778132A8
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4412897H0
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Wilson
contributor_str_mv Saito, Fumikazu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
História da matemática
Formação de professores
topic Educação matemática
História da matemática
Formação de professores
Mathematics education
History of mathematics
Teachers training
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
History of mathematics
Teachers training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This dissertation presents and analyzes some elements that came out during the development of an activity which articulates history of mathematics and teaching. We sought to identify the impressions held by teachers, during its development, and the didactic potential of the history of mathematics in teacher s training. To achieve this, we selected an activity entitled Construction of a quarter circle quadrant instrument based on a treatise published in the sixteenth century which was designed by HEEMa. It was developed by a group of second degree Elementary School teachers of São Paulo state. We noticed that the development of that promoted a dialogue between the present mathematical knowledge and its past. This dialogue encouraged the participants to make some reflections and to discuss mathematical concepts which were called into action for building the instrument, showing us possible contributions of the history of mathematics to the teacher s training
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-08-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Monteiro, Wilson. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10924
identifier_str_mv Monteiro, Wilson. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/3/Wilson%20Monteiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/1/Wilson%20Monteiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10924/2/Wilson%20Monteiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 618cfae75ade4777f678d57ec2950541
ce787b2735fcae08522b39141161b231
8a42e36d4c0048674b9c5f43c081e015
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277947858649088