Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40825 |
Resumo: | This research aims to analyze the perception and actions of coordinators of teacher training courses for Elementary and High School (Licenciatura) from public universities regarding the role of technology and digital literacy in the realm of teaching, specifically during the initial training period. The research seeks to address the following hypotheses: is appropriate digital literacy necessary for teachers? Is the initial training period the ideal opportunity for this learning? Are there a variety of tools, platforms, and contexts recommended as possible foundations for the development of digital skills? Through the responses from 215 course coordinators across all areas of knowledge and states from an online questionnaire, a solid positive agreement was obtained for all the raised hypotheses, including the proposed foundations, regardless of the tested segmentations. A direction for adding or revising the presented foundations in public policies for teacher training is suggested |
id |
PUC_SP-1_fb8c2526b46a361243b53c86c782f116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/40825 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ronca, Antonio Carlos Carusohttp://lattes.cnpq.br/1748562868539196http://lattes.cnpq.br/0258524416041488Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio2024-01-27T20:58:54Z2024-01-27T20:58:54Z2023-11-17Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio. Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40825This research aims to analyze the perception and actions of coordinators of teacher training courses for Elementary and High School (Licenciatura) from public universities regarding the role of technology and digital literacy in the realm of teaching, specifically during the initial training period. The research seeks to address the following hypotheses: is appropriate digital literacy necessary for teachers? Is the initial training period the ideal opportunity for this learning? Are there a variety of tools, platforms, and contexts recommended as possible foundations for the development of digital skills? Through the responses from 215 course coordinators across all areas of knowledge and states from an online questionnaire, a solid positive agreement was obtained for all the raised hypotheses, including the proposed foundations, regardless of the tested segmentations. A direction for adding or revising the presented foundations in public policies for teacher training is suggestedEsta pesquisa visa analisar a percepção e a atuação dos coordenadores de cursos de formação de docentes do Ensino Fundamental II e Médio (Licenciaturas) de universidades públicas sobre o letramento digital na esfera da docência, especificamente no período da formação inicial. A pesquisa busca responder às seguintes hipóteses: faz-se necessário um letramento digital adequado aos docentes? O momento da formação inicial é a oportunidade ideal a se fazer essa aprendizagem? Existe uma gama de ferramentas, de plataformas e de contextos que são recomendados como possíveis bases para o desenvolvimento das competências digitais? Por meio das respostas de 215 coordenadores de cursos de todas as áreas do conhecimento e unidades federativas de um questionário online foi obtida uma concordância positiva sólida para todas as hipóteses levantadas, inclusive para as bases propostas, independentemente das segmentações testadas. Sugere-se um encaminhamento para adição ou revisão com as bases apresentadas, das políticas públicas de formação docenteporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALLetramento digitalCompetências digitaisFormação inicial docenteDigital literacyDigital skillsInitial teacher trainingLetramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdfapplication/pdf1405393https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/1/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdfe9889aba79963ada48c1b0128338a881MD51TEXTLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdf.txtLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain293092https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/2/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf.txtf72b432dade84a0eb920868e5661a0ecMD52THUMBNAILLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdf.jpgLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/3/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf.jpg03b48e90673b6f0e27a8140c0dafac51MD53handle/408252024-10-01 17:57:44.298oai:repositorio.pucsp.br:handle/40825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-10-01T20:57:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais |
title |
Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais |
spellingShingle |
Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Letramento digital Competências digitais Formação inicial docente Digital literacy Digital skills Initial teacher training |
title_short |
Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais |
title_full |
Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais |
title_fullStr |
Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais |
title_full_unstemmed |
Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais |
title_sort |
Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais |
author |
Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio |
author_facet |
Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ronca, Antonio Carlos Caruso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1748562868539196 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0258524416041488 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio |
contributor_str_mv |
Ronca, Antonio Carlos Caruso |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Letramento digital Competências digitais Formação inicial docente Digital literacy Digital skills Initial teacher training |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento digital Competências digitais Formação inicial docente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital literacy Digital skills Initial teacher training |
description |
This research aims to analyze the perception and actions of coordinators of teacher training courses for Elementary and High School (Licenciatura) from public universities regarding the role of technology and digital literacy in the realm of teaching, specifically during the initial training period. The research seeks to address the following hypotheses: is appropriate digital literacy necessary for teachers? Is the initial training period the ideal opportunity for this learning? Are there a variety of tools, platforms, and contexts recommended as possible foundations for the development of digital skills? Through the responses from 215 course coordinators across all areas of knowledge and states from an online questionnaire, a solid positive agreement was obtained for all the raised hypotheses, including the proposed foundations, regardless of the tested segmentations. A direction for adding or revising the presented foundations in public policies for teacher training is suggested |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-27T20:58:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-27T20:58:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio. Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40825 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio. Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/1/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/2/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/3/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9889aba79963ada48c1b0128338a881 f72b432dade84a0eb920868e5661a0ec 03b48e90673b6f0e27a8140c0dafac51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1821690914177810432 |