O brincar como atividade central para a constituição da subjetividade: reflexões a partir de cenas do brincar com uma criança, em seu primeiro ano de tratamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amancio, Luana Moraes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27443
Resumo: Neste trabalho de pesquisa buscaremos articular alguns elementos da teoria psicanalítica a partir de interrogações suscitadas pela experiência clínica da autora. Serão analisados fragmentos presentes em algumas cenas do brincar com uma pequena criança, em seu primeiro ano de tratamento, que assinalam passagens importantes no sentido da constituição da subjetividade, apontando o lugar central do brincar para essas conquistas. Trabalharemos a partir dos ensinamentos de Freud e Lacan, e de psicanalistas que se dedicaram à clínica com crianças e que avançaram ao iluminar os jogos que os bebês e as crianças pequenas realizam com seus cuidadores principais, trazendo novos elementos para pensar os primórdios da constituição da subjetividade e a função do brincar neste processo. Consideramos que é por meio do brincar que a criança se constitui subjetivamente e, por isso, nas cenas que serão apresentadas, falaremos dos jogos nos quais o Outro passa a fazer parte do circuito de satisfação pulsional da criança e dos jogos nos quais aparecem e são articuladas as alternâncias entre presença e ausência próprias do Fort-Da, assim como os jogos precursores deste
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