Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cláudia Cristina Soares de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11257
Resumo: The central objective of this research is to consider a reflection on the use of proofs and demonstrations in the content algebraic Sets and Numerical Sets studied in the first grade of Brazilian High School. To reach our objective, we analyze the first volume of three of the eleven course book selections selected by the Brazilian Education Ministry in the National Program of the Didactic Book for High School. The analysis of selected books was made from the proofs and demonstrations tasks contained in content algebraic Sets and Numerical Sets. For the analysis of these tasks we use the notion of praxeology (CHEVALLARD, 1999) and of levels of proof (BALACHEFF, 1988). In each analyzed task, we also detach the possibility of working with the conceptions of algebra proposals by Usiskin (1995). With this research we intend to answer the following question: How the analyzed course books consider to the pupils of the first year of High School proofs and demonstrations to the properties enunciated throughout exposition of the algebraic content Sets and Numerical Sets? The praxeology analysis of the proof and demonstration tasks contained in the algebraic content Sets and Numerical Sets allowed us to answer the research question declared previously, as well as bringing contributions for the area of Mathematical Education
id PUC_SP-1_ff4c06cf478a3303ae099bd05f26693d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11257
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ag Almouloud, Saddohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745433D0Carvalho, Cláudia Cristina Soares de2016-04-27T16:58:27Z2007-11-262007-09-28Carvalho, Cláudia Cristina Soares de. Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11257The central objective of this research is to consider a reflection on the use of proofs and demonstrations in the content algebraic Sets and Numerical Sets studied in the first grade of Brazilian High School. To reach our objective, we analyze the first volume of three of the eleven course book selections selected by the Brazilian Education Ministry in the National Program of the Didactic Book for High School. The analysis of selected books was made from the proofs and demonstrations tasks contained in content algebraic Sets and Numerical Sets. For the analysis of these tasks we use the notion of praxeology (CHEVALLARD, 1999) and of levels of proof (BALACHEFF, 1988). In each analyzed task, we also detach the possibility of working with the conceptions of algebra proposals by Usiskin (1995). With this research we intend to answer the following question: How the analyzed course books consider to the pupils of the first year of High School proofs and demonstrations to the properties enunciated throughout exposition of the algebraic content Sets and Numerical Sets? The praxeology analysis of the proof and demonstration tasks contained in the algebraic content Sets and Numerical Sets allowed us to answer the research question declared previously, as well as bringing contributions for the area of Mathematical EducationA proposta geral desta pesquisa é promover uma reflexão sobre o uso de provas e demonstrações no conteúdo algébrico Conjuntos e Conjuntos Numéricos abordado em livros didáticos do primeiro ano do Ensino Médio brasileiro. A fim de propormos essa reflexão, analisamos o primeiro volume de três das onze coleções de livros didáticos selecionadas pelo ministério da educação brasileiro no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio PNLEM/2006. A análise dos livros selecionados foi feita a partir das tarefas relacionadas ao uso de provas e demonstrações existentes na abordagem do conteúdo algébrico Conjuntos e Conjuntos Numéricos. Para a análise dessas tarefas usamos a noção de praxeologia (CHEVALLARD, 1999) e de níveis de prova (BALACHEFF, 1988). Em cada tarefa analisada, destacamos, também, a possibilidade do trabalho com as concepções de álgebra propostas por Usiskin (1995). Com esta pesquisa pretendemos responder a seguinte questão: De que maneira os livros didáticos analisados propõem aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio provas e demonstrações às propriedades enunciadas ao longo da exposição do conteúdo algébrico Conjuntos e Conjuntos Numéricos? A análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração existentes na abordagem do conteúdo algébrico Conjuntos e Conjuntos Numéricos nos permitiu responder a questão de pesquisa enunciada anteriormente, bem como trazer contribuições para a área de Educação MatemáticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23293/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoProvaDemonstraçãoConjuntosEnsino de álgebraLivros didáticosMatematica (Ensino medio)Educacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoAlgebra -- Estudo e ensinoProofDemonstrationSetsAlgebra s teachingCourse bookCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdf.txtClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain298470https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/3/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.txtcf203e2e11e1b195d0d355f9fa084c4aMD53ORIGINALClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdfapplication/pdf2040890https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/1/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf48e0050cb16997e0f5e095d718fc4f7cMD51THUMBNAILClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdf.jpgClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3537https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/2/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpgfb75e67b4b4fe359fbc91892845ccd01MD52handle/112572022-04-28 05:48:52.221oai:repositorio.pucsp.br:handle/11257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T08:48:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
title Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
spellingShingle Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
Carvalho, Cláudia Cristina Soares de
Prova
Demonstração
Conjuntos
Ensino de álgebra
Livros didáticos
Matematica (Ensino medio)
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Algebra -- Estudo e ensino
Proof
Demonstration
Sets
Algebra s teaching
Course book
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
title_full Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
title_fullStr Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
title_sort Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
author Carvalho, Cláudia Cristina Soares de
author_facet Carvalho, Cláudia Cristina Soares de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745433D0
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cláudia Cristina Soares de
contributor_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.subject.por.fl_str_mv Prova
Demonstração
Conjuntos
Ensino de álgebra
Livros didáticos
Matematica (Ensino medio)
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Algebra -- Estudo e ensino
topic Prova
Demonstração
Conjuntos
Ensino de álgebra
Livros didáticos
Matematica (Ensino medio)
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Algebra -- Estudo e ensino
Proof
Demonstration
Sets
Algebra s teaching
Course book
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Proof
Demonstration
Sets
Algebra s teaching
Course book
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The central objective of this research is to consider a reflection on the use of proofs and demonstrations in the content algebraic Sets and Numerical Sets studied in the first grade of Brazilian High School. To reach our objective, we analyze the first volume of three of the eleven course book selections selected by the Brazilian Education Ministry in the National Program of the Didactic Book for High School. The analysis of selected books was made from the proofs and demonstrations tasks contained in content algebraic Sets and Numerical Sets. For the analysis of these tasks we use the notion of praxeology (CHEVALLARD, 1999) and of levels of proof (BALACHEFF, 1988). In each analyzed task, we also detach the possibility of working with the conceptions of algebra proposals by Usiskin (1995). With this research we intend to answer the following question: How the analyzed course books consider to the pupils of the first year of High School proofs and demonstrations to the properties enunciated throughout exposition of the algebraic content Sets and Numerical Sets? The praxeology analysis of the proof and demonstration tasks contained in the algebraic content Sets and Numerical Sets allowed us to answer the research question declared previously, as well as bringing contributions for the area of Mathematical Education
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-11-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Cláudia Cristina Soares de. Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11257
identifier_str_mv Carvalho, Cláudia Cristina Soares de. Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/3/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/1/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/2/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf203e2e11e1b195d0d355f9fa084c4a
48e0050cb16997e0f5e095d718fc4f7c
fb75e67b4b4fe359fbc91892845ccd01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796077658898432