Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11257 |
Resumo: | The central objective of this research is to consider a reflection on the use of proofs and demonstrations in the content algebraic Sets and Numerical Sets studied in the first grade of Brazilian High School. To reach our objective, we analyze the first volume of three of the eleven course book selections selected by the Brazilian Education Ministry in the National Program of the Didactic Book for High School. The analysis of selected books was made from the proofs and demonstrations tasks contained in content algebraic Sets and Numerical Sets. For the analysis of these tasks we use the notion of praxeology (CHEVALLARD, 1999) and of levels of proof (BALACHEFF, 1988). In each analyzed task, we also detach the possibility of working with the conceptions of algebra proposals by Usiskin (1995). With this research we intend to answer the following question: How the analyzed course books consider to the pupils of the first year of High School proofs and demonstrations to the properties enunciated throughout exposition of the algebraic content Sets and Numerical Sets? The praxeology analysis of the proof and demonstration tasks contained in the algebraic content Sets and Numerical Sets allowed us to answer the research question declared previously, as well as bringing contributions for the area of Mathematical Education |
id |
PUC_SP-1_ff4c06cf478a3303ae099bd05f26693d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11257 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ag Almouloud, Saddohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745433D0Carvalho, Cláudia Cristina Soares de2016-04-27T16:58:27Z2007-11-262007-09-28Carvalho, Cláudia Cristina Soares de. Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11257The central objective of this research is to consider a reflection on the use of proofs and demonstrations in the content algebraic Sets and Numerical Sets studied in the first grade of Brazilian High School. To reach our objective, we analyze the first volume of three of the eleven course book selections selected by the Brazilian Education Ministry in the National Program of the Didactic Book for High School. The analysis of selected books was made from the proofs and demonstrations tasks contained in content algebraic Sets and Numerical Sets. For the analysis of these tasks we use the notion of praxeology (CHEVALLARD, 1999) and of levels of proof (BALACHEFF, 1988). In each analyzed task, we also detach the possibility of working with the conceptions of algebra proposals by Usiskin (1995). With this research we intend to answer the following question: How the analyzed course books consider to the pupils of the first year of High School proofs and demonstrations to the properties enunciated throughout exposition of the algebraic content Sets and Numerical Sets? The praxeology analysis of the proof and demonstration tasks contained in the algebraic content Sets and Numerical Sets allowed us to answer the research question declared previously, as well as bringing contributions for the area of Mathematical EducationA proposta geral desta pesquisa é promover uma reflexão sobre o uso de provas e demonstrações no conteúdo algébrico Conjuntos e Conjuntos Numéricos abordado em livros didáticos do primeiro ano do Ensino Médio brasileiro. A fim de propormos essa reflexão, analisamos o primeiro volume de três das onze coleções de livros didáticos selecionadas pelo ministério da educação brasileiro no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio PNLEM/2006. A análise dos livros selecionados foi feita a partir das tarefas relacionadas ao uso de provas e demonstrações existentes na abordagem do conteúdo algébrico Conjuntos e Conjuntos Numéricos. Para a análise dessas tarefas usamos a noção de praxeologia (CHEVALLARD, 1999) e de níveis de prova (BALACHEFF, 1988). Em cada tarefa analisada, destacamos, também, a possibilidade do trabalho com as concepções de álgebra propostas por Usiskin (1995). Com esta pesquisa pretendemos responder a seguinte questão: De que maneira os livros didáticos analisados propõem aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio provas e demonstrações às propriedades enunciadas ao longo da exposição do conteúdo algébrico Conjuntos e Conjuntos Numéricos? A análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração existentes na abordagem do conteúdo algébrico Conjuntos e Conjuntos Numéricos nos permitiu responder a questão de pesquisa enunciada anteriormente, bem como trazer contribuições para a área de Educação MatemáticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23293/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoProvaDemonstraçãoConjuntosEnsino de álgebraLivros didáticosMatematica (Ensino medio)Educacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoAlgebra -- Estudo e ensinoProofDemonstrationSetsAlgebra s teachingCourse bookCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdf.txtClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain298470https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/3/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.txtcf203e2e11e1b195d0d355f9fa084c4aMD53ORIGINALClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdfapplication/pdf2040890https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/1/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf48e0050cb16997e0f5e095d718fc4f7cMD51THUMBNAILClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdf.jpgClaudia Cristina Soares de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3537https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/2/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpgfb75e67b4b4fe359fbc91892845ccd01MD52handle/112572022-04-28 05:48:52.221oai:repositorio.pucsp.br:handle/11257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T08:48:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio |
title |
Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio |
spellingShingle |
Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio Carvalho, Cláudia Cristina Soares de Prova Demonstração Conjuntos Ensino de álgebra Livros didáticos Matematica (Ensino medio) Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Algebra -- Estudo e ensino Proof Demonstration Sets Algebra s teaching Course book CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio |
title_full |
Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio |
title_fullStr |
Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio |
title_sort |
Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio |
author |
Carvalho, Cláudia Cristina Soares de |
author_facet |
Carvalho, Cláudia Cristina Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ag Almouloud, Saddo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745433D0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cláudia Cristina Soares de |
contributor_str_mv |
Ag Almouloud, Saddo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prova Demonstração Conjuntos Ensino de álgebra Livros didáticos Matematica (Ensino medio) Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Algebra -- Estudo e ensino |
topic |
Prova Demonstração Conjuntos Ensino de álgebra Livros didáticos Matematica (Ensino medio) Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Algebra -- Estudo e ensino Proof Demonstration Sets Algebra s teaching Course book CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Proof Demonstration Sets Algebra s teaching Course book |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The central objective of this research is to consider a reflection on the use of proofs and demonstrations in the content algebraic Sets and Numerical Sets studied in the first grade of Brazilian High School. To reach our objective, we analyze the first volume of three of the eleven course book selections selected by the Brazilian Education Ministry in the National Program of the Didactic Book for High School. The analysis of selected books was made from the proofs and demonstrations tasks contained in content algebraic Sets and Numerical Sets. For the analysis of these tasks we use the notion of praxeology (CHEVALLARD, 1999) and of levels of proof (BALACHEFF, 1988). In each analyzed task, we also detach the possibility of working with the conceptions of algebra proposals by Usiskin (1995). With this research we intend to answer the following question: How the analyzed course books consider to the pupils of the first year of High School proofs and demonstrations to the properties enunciated throughout exposition of the algebraic content Sets and Numerical Sets? The praxeology analysis of the proof and demonstration tasks contained in the algebraic content Sets and Numerical Sets allowed us to answer the research question declared previously, as well as bringing contributions for the area of Mathematical Education |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-11-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carvalho, Cláudia Cristina Soares de. Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11257 |
identifier_str_mv |
Carvalho, Cláudia Cristina Soares de. Uma análise praxeológica das tarefas de prova e demonstração em tópicos de álgebra abordados no primeiro ano do ensino médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/3/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/1/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11257/2/Claudia%20Cristina%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf203e2e11e1b195d0d355f9fa084c4a 48e0050cb16997e0f5e095d718fc4f7c fb75e67b4b4fe359fbc91892845ccd01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277858517876736 |