A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Ana Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade contemporânea, reconhecendo na Educação Comunitária uma possibilidade educacional comprometida com a formação para a cidadania. O trabalho articulado entre escola e comunidade fundamenta-se na importância de projetos pedagógicos desenvolvidos a partir da problematização da realidade dos discentes, favorecendo a construção de significados e da consciência crítica por parte dos mesmos.
id PUC_SP-2_05616e2613a34c6335dfb55e6d051784
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10312
network_acronym_str PUC_SP-2
network_name_str Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
repository_id_str
spelling A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadaniaEducação comunitáriafunção social da escolaformação em valorescidadaniacomunidadeEste artigo propõe uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade contemporânea, reconhecendo na Educação Comunitária uma possibilidade educacional comprometida com a formação para a cidadania. O trabalho articulado entre escola e comunidade fundamenta-se na importância de projetos pedagógicos desenvolvidos a partir da problematização da realidade dos discentes, favorecendo a construção de significados e da consciência crítica por parte dos mesmos.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2012-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 1 (2008): Cidade e Linguagens2176-4174reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidadeinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312/7697Klein, Ana MariaPátaro, Cristina Satiê de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T18:58:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10312Revistahttps://revistas.pucsp.br/cordisPUBhttps://revistas.pucsp.br/cordis/oai||revistacordis@pucsp.br2176-41742176-4174opendoar:2022-12-13T18:58:03Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania
title A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania
spellingShingle A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania
Klein, Ana Maria
Educação comunitária
função social da escola
formação em valores
cidadania
comunidade
title_short A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania
title_full A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania
title_fullStr A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania
title_full_unstemmed A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania
title_sort A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania
author Klein, Ana Maria
author_facet Klein, Ana Maria
Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira
author_role author
author2 Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Ana Maria
Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação comunitária
função social da escola
formação em valores
cidadania
comunidade
topic Educação comunitária
função social da escola
formação em valores
cidadania
comunidade
description Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade contemporânea, reconhecendo na Educação Comunitária uma possibilidade educacional comprometida com a formação para a cidadania. O trabalho articulado entre escola e comunidade fundamenta-se na importância de projetos pedagógicos desenvolvidos a partir da problematização da realidade dos discentes, favorecendo a construção de significados e da consciência crítica por parte dos mesmos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312
url https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312/7697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 1 (2008): Cidade e Linguagens
2176-4174
reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
collection Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
repository.name.fl_str_mv Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacordis@pucsp.br
_version_ 1799128543929565184