Violência, mídia e interesse mercadológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kairós (Online) |
DOI: | 10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial6p |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/2690 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação provocou mudanças radicais na forma como a informação é gerada, se propaga e é absorvida. O crescimento dos meios de comunicação fez a notícia passar a ser tratada como bem simbólico, produto com valor econômico definido. Por razões mercadológicas, ocorre a superexposição de fatos e imagens violentas pela imprensa, na forma de publicações apelativas e dirigidas, em geral, às camadas populares de menor nível de escolaridade. Palavras-chave: Interesse mercadológico; Publicações apelativas; Violência Violence, media and marketing interest ABSTRACT: The technological development of the means of communication has led to radical changes in the way information is generated, broadcast and absorbed. The growth of communication media lead news to be seen as a symbolic asset, a product with a clearcut economic value. For reasons of market, overexposure of violent facts and images takes place in the press, in the form of compelling content targeted typically to the general population of low literacy levels. Keywords: Marketing interest; Compelling publications; Violence |
id |
PUC_SP-3_d1b365a3c09de511f8ebebe1d53f9231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690 |
network_acronym_str |
PUC_SP-3 |
network_name_str |
Revista Kairós (Online) |
spelling |
Violência, mídia e interesse mercadológicoO desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação provocou mudanças radicais na forma como a informação é gerada, se propaga e é absorvida. O crescimento dos meios de comunicação fez a notícia passar a ser tratada como bem simbólico, produto com valor econômico definido. Por razões mercadológicas, ocorre a superexposição de fatos e imagens violentas pela imprensa, na forma de publicações apelativas e dirigidas, em geral, às camadas populares de menor nível de escolaridade. Palavras-chave: Interesse mercadológico; Publicações apelativas; Violência Violence, media and marketing interest ABSTRACT: The technological development of the means of communication has led to radical changes in the way information is generated, broadcast and absorbed. The growth of communication media lead news to be seen as a symbolic asset, a product with a clearcut economic value. For reasons of market, overexposure of violent facts and images takes place in the press, in the form of compelling content targeted typically to the general population of low literacy levels. Keywords: Marketing interest; Compelling publications; ViolencePontifícia Universidade Católica de São Paulo2010-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/269010.23925/2176-901X.2009v12iEspecial6p%pRevista Kairós-Gerontologia; v. 12 (2009): Número Especial 6 - Mídia, Velhice e Violência2176-901X1516-2567reponame:Revista Kairós (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/2690/1737Pereira de Souza, Paulo FernandoVéras Oliveira Pereira de Souza, Andréa Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-29T00:29:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690Revistahttp://revistas.pucsp.br/index.php/kairosPRIhttps://revistas.pucsp.br/kairos/oaikairos@pucsp.br||flalodo@terra.com.br|| contato@openjournalsolutions.com.br2176-901X1516-2567opendoar:2019-11-29T00:29:39Revista Kairós (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência, mídia e interesse mercadológico |
title |
Violência, mídia e interesse mercadológico |
spellingShingle |
Violência, mídia e interesse mercadológico Violência, mídia e interesse mercadológico Pereira de Souza, Paulo Fernando Pereira de Souza, Paulo Fernando |
title_short |
Violência, mídia e interesse mercadológico |
title_full |
Violência, mídia e interesse mercadológico |
title_fullStr |
Violência, mídia e interesse mercadológico Violência, mídia e interesse mercadológico |
title_full_unstemmed |
Violência, mídia e interesse mercadológico Violência, mídia e interesse mercadológico |
title_sort |
Violência, mídia e interesse mercadológico |
author |
Pereira de Souza, Paulo Fernando |
author_facet |
Pereira de Souza, Paulo Fernando Pereira de Souza, Paulo Fernando Véras Oliveira Pereira de Souza, Andréa Carolina Véras Oliveira Pereira de Souza, Andréa Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Véras Oliveira Pereira de Souza, Andréa Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira de Souza, Paulo Fernando Véras Oliveira Pereira de Souza, Andréa Carolina |
description |
O desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação provocou mudanças radicais na forma como a informação é gerada, se propaga e é absorvida. O crescimento dos meios de comunicação fez a notícia passar a ser tratada como bem simbólico, produto com valor econômico definido. Por razões mercadológicas, ocorre a superexposição de fatos e imagens violentas pela imprensa, na forma de publicações apelativas e dirigidas, em geral, às camadas populares de menor nível de escolaridade. Palavras-chave: Interesse mercadológico; Publicações apelativas; Violência Violence, media and marketing interest ABSTRACT: The technological development of the means of communication has led to radical changes in the way information is generated, broadcast and absorbed. The growth of communication media lead news to be seen as a symbolic asset, a product with a clearcut economic value. For reasons of market, overexposure of violent facts and images takes place in the press, in the form of compelling content targeted typically to the general population of low literacy levels. Keywords: Marketing interest; Compelling publications; Violence |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/2690 10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial6p%p |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/2690 |
identifier_str_mv |
10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial6p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/2690/1737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Kairós-Gerontologia; v. 12 (2009): Número Especial 6 - Mídia, Velhice e Violência 2176-901X 1516-2567 reponame:Revista Kairós (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Revista Kairós (Online) |
collection |
Revista Kairós (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kairós (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
kairos@pucsp.br||flalodo@terra.com.br|| contato@openjournalsolutions.com.br |
_version_ |
1822247254433464320 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial6p |