Empresas e consumidores on-line: a humanização do discurso como estratégia mercadológica nas mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Silvia Almeida da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13142
Resumo: Esta pesquisa articula estudos sobre sociedade de consumo (TASCHNER, 2009; CAMPBELL, 2001, 2010; BARBOSA, 2006, 2010; ROCHA, 2002, 2009, 2011) e cultura digital (SANTAELLA, 1996; RECUERO, 2009) para compreender o fenômeno da humanização dos discursos das empresas nas mídias sociais como estratégia de relacionamento com os consumidores. Na sociedade contemporânea, o consumo assume um papel central na vida das pessoas, e a publicidade figura como agente impulsionador do consumo, utilizando de diversas estratégias para garantir o escoamento da produção, que aumenta com as revoluções industriais. Com o boom da internet e a popularização dos dispositivos eletrônicos com acesso à rede nos anos 2000, o fluxo de comunicação sofre uma reviravolta, e mudam também os comportamentos sociais. As relações de poder entre emissor e receptor da mensagem publicitária são transformadas, e a publicidade passa por diversas mutações diante do excesso de informação, da escassez de atenção e de um consumidor descrente em relação aos seus apelos. Na análise realizada nesta pesquisa, percebe-se que o discurso se adapta às mudanças históricas e sociais pelas quais a atividade publicitária passou nos últimos séculos e, no ambiente das mídias sociais (com ênfase maior no Facebook), as empresas utilizam um discurso humanizado, com foco no bom humor e no relacionamento com os usuários como forma de manter a imagem da marca e gerar conteúdos positivos sobre ela.
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As relações de poder entre emissor e receptor da mensagem publicitária são transformadas, e a publicidade passa por diversas mutações diante do excesso de informação, da escassez de atenção e de um consumidor descrente em relação aos seus apelos. Na análise realizada nesta pesquisa, percebe-se que o discurso se adapta às mudanças históricas e sociais pelas quais a atividade publicitária passou nos últimos séculos e, no ambiente das mídias sociais (com ênfase maior no Facebook), as empresas utilizam um discurso humanizado, com foco no bom humor e no relacionamento com os usuários como forma de manter a imagem da marca e gerar conteúdos positivos sobre ela.CNPqporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidadeMídias SociaisConsumoCultura DigitalHumanizaçãoEmpresas e consumidores on-line: a humanização do discurso como estratégia mercadológica nas mídias sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Sílvia Almeida da Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Sílvia Almeida da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13142/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%adlvia%20Almeida%20da%20Costa.pdf.jpgffc16ac6bc3f896b6db3ec22fa5339feMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Sílvia Almeida da Costa.pdfDISSERTAÇÃO Sílvia Almeida da Costa.pdfapplication/pdf3038865https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13142/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%adlvia%20Almeida%20da%20Costa.pdfb4aa993f3c9a7cb75252c2b6ee0c26bbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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