Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112
Resumo: O planejamento de aulas de línguas estrangeiras constitui processo complexo, que merece atenção especial do professor, por exigir importantes reflexões de natureza teórica em relação a elementos subjacentes e a decisões sobre ações pedagógicas. Neste trabalho, abordamos tais elementos e apresentamos uma proposta de representação da constituição da aula. Para tanto, nos apoiamos teoricamente em autores que versam sobre planejamento de cursos (Barbirato e Silva, 2018), de aulas (Rozenfeld e Viana, 2006 e Almeida Filho, 1993/2008; 2012), sobre Letramento Crítico (Cope; Kalantzis, 2000) e Multiletramentos (Rojo e Moura, 2012). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar reflexões teóricas acerca de conceitos pertinentes para a prática de ensino de língua estrangeira e de propor uma estrutura de aula, visando contribuir para ações docentes, tanto de professores de línguas em formação inicial quanto continuada.
id PUC_SP-4_192d0dd2c9dbe0dade49a76b9e964da1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47112
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursosensino de línguas estrangeirasplanejamento de aulasmultiletramentosletramento críticoO planejamento de aulas de línguas estrangeiras constitui processo complexo, que merece atenção especial do professor, por exigir importantes reflexões de natureza teórica em relação a elementos subjacentes e a decisões sobre ações pedagógicas. Neste trabalho, abordamos tais elementos e apresentamos uma proposta de representação da constituição da aula. Para tanto, nos apoiamos teoricamente em autores que versam sobre planejamento de cursos (Barbirato e Silva, 2018), de aulas (Rozenfeld e Viana, 2006 e Almeida Filho, 1993/2008; 2012), sobre Letramento Crítico (Cope; Kalantzis, 2000) e Multiletramentos (Rojo e Moura, 2012). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar reflexões teóricas acerca de conceitos pertinentes para a prática de ensino de língua estrangeira e de propor uma estrutura de aula, visando contribuir para ações docentes, tanto de professores de línguas em formação inicial quanto continuada.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2020-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 35 n. 4 (2019): Publicação continuada1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112/31460Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessRozenfeld, Cibele Cecilio de FariaViana, Nelson2020-02-17T20:01:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47112Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2020-02-17T20:01:05DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
title Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
spellingShingle Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria
ensino de línguas estrangeiras
planejamento de aulas
multiletramentos
letramento crítico
title_short Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
title_full Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
title_fullStr Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
title_full_unstemmed Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
title_sort Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
author Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria
author_facet Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria
Viana, Nelson
author_role author
author2 Viana, Nelson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria
Viana, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de línguas estrangeiras
planejamento de aulas
multiletramentos
letramento crítico
topic ensino de línguas estrangeiras
planejamento de aulas
multiletramentos
letramento crítico
description O planejamento de aulas de línguas estrangeiras constitui processo complexo, que merece atenção especial do professor, por exigir importantes reflexões de natureza teórica em relação a elementos subjacentes e a decisões sobre ações pedagógicas. Neste trabalho, abordamos tais elementos e apresentamos uma proposta de representação da constituição da aula. Para tanto, nos apoiamos teoricamente em autores que versam sobre planejamento de cursos (Barbirato e Silva, 2018), de aulas (Rozenfeld e Viana, 2006 e Almeida Filho, 1993/2008; 2012), sobre Letramento Crítico (Cope; Kalantzis, 2000) e Multiletramentos (Rojo e Moura, 2012). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar reflexões teóricas acerca de conceitos pertinentes para a prática de ensino de língua estrangeira e de propor uma estrutura de aula, visando contribuir para ações docentes, tanto de professores de línguas em formação inicial quanto continuada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112/31460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 35 n. 4 (2019): Publicação continuada
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129304383094784