LETRAMENTOS EM QUESTÃO: UM RESGATE HISTÓRICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1545 |
Resumo: | Este artigo pretende fazer uma breve descrição das teorias que englobam os estudos dos letramentos e discorrerá sobre as questões iniciais de Heath (1983) e Street (1984) até os estudos mais atuais. Para tanto, o dividiremos em três décadas, 80, 90 e 2000. Na década de 80, os estudos voltam-se para a análise dos usos da escrita e da leitura na vida das pessoas (HAMILTON, BARTON, 2000). É, em torno da década de 90, que os pesquisadores percebem que o tema já não pode mais ser utilizado no singular e debruçam-se sob as diversas formas de se construir e interpretar a linguagem, por meio das variadas formas de comunicação. Já os estudos dos anos 2000 ampliam as concepções anteriores e buscam a análise das múltiplas formas de se analisar as diversas linguagens (LANKSHEAR E KNOBEL, 2007) e (JANKS, 2010). Para a efetivação desse trabalho em sala de aula, advoga-se a necessidade de ação de um agente de letramento (KLEIMAN, 2006). |
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