Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112 |
Resumo: | O planejamento de aulas de línguas estrangeiras constitui processo complexo, que merece atenção especial do professor, por exigir importantes reflexões de natureza teórica em relação a elementos subjacentes e a decisões sobre ações pedagógicas. Neste trabalho, abordamos tais elementos e apresentamos uma proposta de representação da constituição da aula. Para tanto, nos apoiamos teoricamente em autores que versam sobre planejamento de cursos (Barbirato e Silva, 2018), de aulas (Rozenfeld e Viana, 2006 e Almeida Filho, 1993/2008; 2012), sobre Letramento Crítico (Cope; Kalantzis, 2000) e Multiletramentos (Rojo e Moura, 2012). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar reflexões teóricas acerca de conceitos pertinentes para a prática de ensino de língua estrangeira e de propor uma estrutura de aula, visando contribuir para ações docentes, tanto de professores de línguas em formação inicial quanto continuada. |
id |
PUC_SP-4_192d0dd2c9dbe0dade49a76b9e964da1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47112 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursosensino de línguas estrangeirasplanejamento de aulasmultiletramentosletramento críticoO planejamento de aulas de línguas estrangeiras constitui processo complexo, que merece atenção especial do professor, por exigir importantes reflexões de natureza teórica em relação a elementos subjacentes e a decisões sobre ações pedagógicas. Neste trabalho, abordamos tais elementos e apresentamos uma proposta de representação da constituição da aula. Para tanto, nos apoiamos teoricamente em autores que versam sobre planejamento de cursos (Barbirato e Silva, 2018), de aulas (Rozenfeld e Viana, 2006 e Almeida Filho, 1993/2008; 2012), sobre Letramento Crítico (Cope; Kalantzis, 2000) e Multiletramentos (Rojo e Moura, 2012). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar reflexões teóricas acerca de conceitos pertinentes para a prática de ensino de língua estrangeira e de propor uma estrutura de aula, visando contribuir para ações docentes, tanto de professores de línguas em formação inicial quanto continuada.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2020-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 35 n. 4 (2019): Publicação continuada1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112/31460Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessRozenfeld, Cibele Cecilio de FariaViana, Nelson2020-02-17T20:01:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47112Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2020-02-17T20:01:05DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos |
title |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos |
spellingShingle |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria ensino de línguas estrangeiras planejamento de aulas multiletramentos letramento crítico |
title_short |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos |
title_full |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos |
title_fullStr |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos |
title_full_unstemmed |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos |
title_sort |
Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos |
author |
Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria |
author_facet |
Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria Viana, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Nelson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria Viana, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de línguas estrangeiras planejamento de aulas multiletramentos letramento crítico |
topic |
ensino de línguas estrangeiras planejamento de aulas multiletramentos letramento crítico |
description |
O planejamento de aulas de línguas estrangeiras constitui processo complexo, que merece atenção especial do professor, por exigir importantes reflexões de natureza teórica em relação a elementos subjacentes e a decisões sobre ações pedagógicas. Neste trabalho, abordamos tais elementos e apresentamos uma proposta de representação da constituição da aula. Para tanto, nos apoiamos teoricamente em autores que versam sobre planejamento de cursos (Barbirato e Silva, 2018), de aulas (Rozenfeld e Viana, 2006 e Almeida Filho, 1993/2008; 2012), sobre Letramento Crítico (Cope; Kalantzis, 2000) e Multiletramentos (Rojo e Moura, 2012). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar reflexões teóricas acerca de conceitos pertinentes para a prática de ensino de língua estrangeira e de propor uma estrutura de aula, visando contribuir para ações docentes, tanto de professores de línguas em formação inicial quanto continuada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112/31460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 35 n. 4 (2019): Publicação continuada 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129304383094784 |