As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maity
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lamprecht, Regina Ritter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30421
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo interlingüístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngües, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bem como com adultos das mesmas comunidades lingüísticas. Os resultados de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelaram que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento envolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para os participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios.
id PUC_SP-4_1c1f8539749f7c1b2915478fd319978f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30421
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüísticometáforas primáriasaquisição da linguagemdesenvolvimento da linguagem figuradalingüística cognitivaEste trabalho apresenta um estudo interlingüístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngües, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bem como com adultos das mesmas comunidades lingüísticas. Os resultados de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelaram que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento envolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para os participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30421DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 23 n. 2 (2007)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30421/21011Copyright (c) 2016 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. ISSN 1678-460Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, MaityLamprecht, Regina Ritter2016-11-22T12:51:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30421Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2016-11-22T12:51:42DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico
title As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico
spellingShingle As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico
Siqueira, Maity
metáforas primárias
aquisição da linguagem
desenvolvimento da linguagem figurada
lingüística cognitiva
title_short As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico
title_full As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico
title_fullStr As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico
title_full_unstemmed As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico
title_sort As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico
author Siqueira, Maity
author_facet Siqueira, Maity
Lamprecht, Regina Ritter
author_role author
author2 Lamprecht, Regina Ritter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Maity
Lamprecht, Regina Ritter
dc.subject.por.fl_str_mv metáforas primárias
aquisição da linguagem
desenvolvimento da linguagem figurada
lingüística cognitiva
topic metáforas primárias
aquisição da linguagem
desenvolvimento da linguagem figurada
lingüística cognitiva
description Este trabalho apresenta um estudo interlingüístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngües, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bem como com adultos das mesmas comunidades lingüísticas. Os resultados de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelaram que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento envolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para os participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30421
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30421/21011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. ISSN 1678-460X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. ISSN 1678-460X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 23 n. 2 (2007)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129301533065216