As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/30960 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo intralinguístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngues, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bom com adultos das mesmas comunidades linguísticas. O resultado de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelam que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento evolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios. |
id |
UFRGS-2_3edeabc82013a3aa63dd6bec65e2dcd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30960 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Siqueira, Maity Simone GuerreiroLamprecht, Regina Ritter2011-08-10T06:01:19Z20070102-4450http://hdl.handle.net/10183/30960000640178Este trabalho apresenta um estudo intralinguístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngues, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bom com adultos das mesmas comunidades linguísticas. O resultado de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelam que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento evolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios.Situated within the framework of the Conceptual Metaphor Theory, this research focuses on the comprehension of primary metaphors, using a crosslinguistic-developmental perspective. Data come from interviews with monolingual Brazilian Portuguese and American English native speakers at the ages of 3 to 10, along with adult native speakers. The results obtained from two takes (verbal and non- verbal) revealed that the comprehension of primary metaphors is an ability that emerges early in life and is linked to the kind of mapping involved in each conceptual metaphor. The comprehension of primary metaphors followed three stages both for the Brazilian and the American participants.application/pdfporD.E.L.T.A. : revista de documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo. Vol. 23, n. 2 (2007), p. 245-272Aquisição da linguagemPrimary metaphorsLanguage acquisitionFigurative language developmentCognitive linguisticsAs metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüísticoPrimary metaphors in language acquisition an Interlinguistic Study info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000640178.pdf.txt000640178.pdf.txtExtracted Texttext/plain60341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30960/2/000640178.pdf.txt622e188d9a8ed745d75ae47d4ef09aa8MD52ORIGINAL000640178.pdf000640178.pdfTexto completoapplication/pdf568066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30960/1/000640178.pdfcbd92a33e3ee6ce0b65f014250dac570MD51THUMBNAIL000640178.pdf.jpg000640178.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30960/3/000640178.pdf.jpga77d2e052778ecb7d49ba178e7bedc56MD5310183/309602023-07-02 03:41:06.06777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30960Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-07-02T06:41:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Primary metaphors in language acquisition an Interlinguistic Study |
title |
As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico |
spellingShingle |
As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico Siqueira, Maity Simone Guerreiro Aquisição da linguagem Primary metaphors Language acquisition Figurative language development Cognitive linguistics |
title_short |
As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico |
title_full |
As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico |
title_fullStr |
As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico |
title_full_unstemmed |
As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico |
title_sort |
As metáforas primárias na aquisição da linguagem : um estudo interlingüístico |
author |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro |
author_facet |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro Lamprecht, Regina Ritter |
author_role |
author |
author2 |
Lamprecht, Regina Ritter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro Lamprecht, Regina Ritter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição da linguagem |
topic |
Aquisição da linguagem Primary metaphors Language acquisition Figurative language development Cognitive linguistics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Primary metaphors Language acquisition Figurative language development Cognitive linguistics |
description |
Este trabalho apresenta um estudo intralinguístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngues, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bom com adultos das mesmas comunidades linguísticas. O resultado de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelam que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento evolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-10T06:01:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/30960 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4450 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000640178 |
identifier_str_mv |
0102-4450 000640178 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/30960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
D.E.L.T.A. : revista de documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo. Vol. 23, n. 2 (2007), p. 245-272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30960/2/000640178.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30960/1/000640178.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30960/3/000640178.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
622e188d9a8ed745d75ae47d4ef09aa8 cbd92a33e3ee6ce0b65f014250dac570 a77d2e052778ecb7d49ba178e7bedc56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724822035103744 |