Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52315 |
Resumo: | Sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, analisamos a compreensão de provérbios por crianças e adultos, através de uma tarefa de compreensão. Foram entrevistados três grupos de participantes: 30 adultos; 33 crianças mais novas (m=7,85 anos, dp=7,3 meses); e 25 crianças mais velhas (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada e complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os itens, os grupos de idade, os tipos de pergunta e as interações entre essas categorias. As análises apresentaram efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na compreensão de provérbios dos grupos entrevistados (p<0.05). Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens. |
id |
PUC_SP-4_4b7f99c02d04117d4850409ed5a6e3d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52315 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultosLinguística CognitivaCompreensão de ProvérbiosProvérbiosTarefa de Compreensão de Provérbios.Sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, analisamos a compreensão de provérbios por crianças e adultos, através de uma tarefa de compreensão. Foram entrevistados três grupos de participantes: 30 adultos; 33 crianças mais novas (m=7,85 anos, dp=7,3 meses); e 25 crianças mais velhas (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada e complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os itens, os grupos de idade, os tipos de pergunta e as interações entre essas categorias. As análises apresentaram efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na compreensão de provérbios dos grupos entrevistados (p<0.05). Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52315DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 2 (2020)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52315/34488Copyright (c) 2021 Caroline Girardi Ferrari, Maity Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Caroline GirardiSiqueira, Maity2021-02-08T23:11:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52315Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2021-02-08T23:11:03DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos |
title |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos |
spellingShingle |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos Ferrari, Caroline Girardi Linguística Cognitiva Compreensão de Provérbios Provérbios Tarefa de Compreensão de Provérbios. |
title_short |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos |
title_full |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos |
title_fullStr |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos |
title_full_unstemmed |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos |
title_sort |
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos |
author |
Ferrari, Caroline Girardi |
author_facet |
Ferrari, Caroline Girardi Siqueira, Maity |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Maity |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Caroline Girardi Siqueira, Maity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Cognitiva Compreensão de Provérbios Provérbios Tarefa de Compreensão de Provérbios. |
topic |
Linguística Cognitiva Compreensão de Provérbios Provérbios Tarefa de Compreensão de Provérbios. |
description |
Sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, analisamos a compreensão de provérbios por crianças e adultos, através de uma tarefa de compreensão. Foram entrevistados três grupos de participantes: 30 adultos; 33 crianças mais novas (m=7,85 anos, dp=7,3 meses); e 25 crianças mais velhas (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada e complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os itens, os grupos de idade, os tipos de pergunta e as interações entre essas categorias. As análises apresentaram efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na compreensão de provérbios dos grupos entrevistados (p<0.05). Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52315 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52315/34488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Caroline Girardi Ferrari, Maity Siqueira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Caroline Girardi Ferrari, Maity Siqueira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 2 (2020) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129304623218688 |