Água mole em pedra dura tanto bate até que fura : uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194399 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma análise sobre a compreensão de provérbios por crianças e adultos, sob a perspectiva da Linguística Cognitiva. Provérbios são aqui definidos como expressões sentenciais não literais, normalmente fixas, que fazem parte do conhecimento cultural dos falantes, referindo-se a conhecimentos genéricos e ideias abstratas. A coleta de dados foi realizada com um grupo de crianças e outro de adultos, selecionados por conveniência. O grupo de adultos foi formado por 30 sujeitos maiores de 18 anos, enquanto o de crianças foi composto por 58 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), sendo essa amostra dividida em dois subgrupos. Um subgrupo foi formado por 33 alunos de 1º e 2º ano (m=7,85 anos, dp=7,3 meses), e o outro subgrupo por 25 alunos de 4º e 5º ano (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Seis provérbios considerados altamente familiares por adultos da mesma comunidade linguística foram apresentados em uma tarefa de compreensão. Junto a cada provérbio, duas questões eram feitas aos participantes, sendo uma aberta, sobre o significado do dito, e outra fechada, com somente duas possibilidades de resposta. Com base nas respostas dos participantes, uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada, sendo complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os próprios itens, os grupos de idade, o tipo da questão e as interações entre essas categorias. Conforme os resultados, grande parte das análises foram significativas ao nível de 5% de confiança (p<0.05), designando, assim, um efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na capacidade de compreensão de provérbios dos grupos entrevistados. Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens. |
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Ferrari, Caroline GirardiSiqueira, Maity Simone Guerreiro2019-05-21T02:37:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/194399001077288Este trabalho trata de uma análise sobre a compreensão de provérbios por crianças e adultos, sob a perspectiva da Linguística Cognitiva. Provérbios são aqui definidos como expressões sentenciais não literais, normalmente fixas, que fazem parte do conhecimento cultural dos falantes, referindo-se a conhecimentos genéricos e ideias abstratas. A coleta de dados foi realizada com um grupo de crianças e outro de adultos, selecionados por conveniência. O grupo de adultos foi formado por 30 sujeitos maiores de 18 anos, enquanto o de crianças foi composto por 58 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), sendo essa amostra dividida em dois subgrupos. Um subgrupo foi formado por 33 alunos de 1º e 2º ano (m=7,85 anos, dp=7,3 meses), e o outro subgrupo por 25 alunos de 4º e 5º ano (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Seis provérbios considerados altamente familiares por adultos da mesma comunidade linguística foram apresentados em uma tarefa de compreensão. Junto a cada provérbio, duas questões eram feitas aos participantes, sendo uma aberta, sobre o significado do dito, e outra fechada, com somente duas possibilidades de resposta. Com base nas respostas dos participantes, uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada, sendo complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os próprios itens, os grupos de idade, o tipo da questão e as interações entre essas categorias. Conforme os resultados, grande parte das análises foram significativas ao nível de 5% de confiança (p<0.05), designando, assim, um efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na capacidade de compreensão de provérbios dos grupos entrevistados. Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens.This study is an analysis of proverb comprehension, regarding children and adults, from the Cognitive Linguistics perspective. Proverbs are here defined as non-literal sentential expressions, usually fixed, part of the society’s cultural knowledge and referring to generic truths and abstract ideas. The data were gathered from a group of children and a group of adults, selected by convenience. The group of adults consisted of 30 people over the age of 18, while the group of children consisted of 58 first, second, fourth and fifth graders of an Elementary School, divided into two subgroups. One of the subgroups was formed by 33 first and second graders, (m=7,5 years old, sd=7,3 months), while the other subgroup was formed by 25 students fourth and fifth graders (m=10,59 years old, sd=7,92 months). Six proverbs, which were considered highly familiar by adults from the same linguistic community, were presented in a comprehension task. Along with each proverb, two questions were made, being one open-ended, about the meaning of the saying, and another with only two possibilities of answers. Based on the answers given to the comprehension test, a repeated measure analysis of variance (ANOVA) was conducted, complemented by a Tukey test. The analyses were done based on the items, the age groups, the nature of the question and the interactions between these categories. According to the results, the analyses were mostly significant with a 5% confidence level (p<0.05), designating a main effect of age, nature of the questions and items in the proverb comprehension competence of the interviewed groups. The younger the participant, the lower his/her tendency to comprehend the items was.application/pdfporLingüística cognitivaProvérbiosMetonímiaCognitive LinguisticsProverbsProverb comprehensionÁgua mole em pedra dura tanto bate até que fura : uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077288.pdf.txt001077288.pdf.txtExtracted Texttext/plain99371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194399/2/001077288.pdf.txt7c4cf3af147a2396ded3cc47f87bc602MD52ORIGINAL001077288.pdfTexto completoapplication/pdf537553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194399/1/001077288.pdf1499ed9650d1b86d86f5175e6ade856dMD5110183/1943992023-03-01 03:29:05.34967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194399Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:29:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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