Água mole em pedra dura tanto bate até que fura : uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Caroline Girardi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194399
Resumo: Este trabalho trata de uma análise sobre a compreensão de provérbios por crianças e adultos, sob a perspectiva da Linguística Cognitiva. Provérbios são aqui definidos como expressões sentenciais não literais, normalmente fixas, que fazem parte do conhecimento cultural dos falantes, referindo-se a conhecimentos genéricos e ideias abstratas. A coleta de dados foi realizada com um grupo de crianças e outro de adultos, selecionados por conveniência. O grupo de adultos foi formado por 30 sujeitos maiores de 18 anos, enquanto o de crianças foi composto por 58 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), sendo essa amostra dividida em dois subgrupos. Um subgrupo foi formado por 33 alunos de 1º e 2º ano (m=7,85 anos, dp=7,3 meses), e o outro subgrupo por 25 alunos de 4º e 5º ano (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Seis provérbios considerados altamente familiares por adultos da mesma comunidade linguística foram apresentados em uma tarefa de compreensão. Junto a cada provérbio, duas questões eram feitas aos participantes, sendo uma aberta, sobre o significado do dito, e outra fechada, com somente duas possibilidades de resposta. Com base nas respostas dos participantes, uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada, sendo complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os próprios itens, os grupos de idade, o tipo da questão e as interações entre essas categorias. Conforme os resultados, grande parte das análises foram significativas ao nível de 5% de confiança (p<0.05), designando, assim, um efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na capacidade de compreensão de provérbios dos grupos entrevistados. Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens.
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