Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563 |
Resumo: | Este artigo analisa, sob a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva, o processo de inclusão educacional de alunos/as surdos/as no Distrito Federal. Isso é feito mediante análise documental da Estratégia de Matrícula da Rede Pública do DF para 2019, complementada por traços de análise etnográfi ca. São mapeadas as principais tensões observáveis entre a efetivação, para esses/as alunos/as, do direito humano fundamental da inclusão educacional plena e as propostas normativas da Estratégia de Matrícula. Por fi m, são sugeridos, com base nos resultados da análise, alguns caminhos possíveis de aprimoramento para a inclusão educacional de alunos/as surdos/as no DF. |
id |
PUC_SP-4_8d4f5957cc00c4df1ebb534213d02568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52563 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federaldireitos humanoseducação inclusivaLibrassurdezEste artigo analisa, sob a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva, o processo de inclusão educacional de alunos/as surdos/as no Distrito Federal. Isso é feito mediante análise documental da Estratégia de Matrícula da Rede Pública do DF para 2019, complementada por traços de análise etnográfi ca. São mapeadas as principais tensões observáveis entre a efetivação, para esses/as alunos/as, do direito humano fundamental da inclusão educacional plena e as propostas normativas da Estratégia de Matrícula. Por fi m, são sugeridos, com base nos resultados da análise, alguns caminhos possíveis de aprimoramento para a inclusão educacional de alunos/as surdos/as no DF.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 4 (2020)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563/34563Copyright (c) 2021 Kleber Aparecido Silva, Alliny de Matos Ferraz Andrade, Cláudio Passos de Oliveira, Hely César Ferreira, Liliane de Souza Santos, Mônica Oliveira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kleber AparecidoAndrade, Alliny de Matos FerrazOliveira, Cláudio Passos deFerreira, Hely CésarSantos, Liliane de SouzaSantos, Mônica Oliveira dos2021-02-08T23:14:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52563Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2021-02-08T23:14:42DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal |
title |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal |
spellingShingle |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal Silva, Kleber Aparecido direitos humanos educação inclusiva Libras surdez |
title_short |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal |
title_full |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal |
title_fullStr |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal |
title_sort |
Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal |
author |
Silva, Kleber Aparecido |
author_facet |
Silva, Kleber Aparecido Andrade, Alliny de Matos Ferraz Oliveira, Cláudio Passos de Ferreira, Hely César Santos, Liliane de Souza Santos, Mônica Oliveira dos |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Alliny de Matos Ferraz Oliveira, Cláudio Passos de Ferreira, Hely César Santos, Liliane de Souza Santos, Mônica Oliveira dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kleber Aparecido Andrade, Alliny de Matos Ferraz Oliveira, Cláudio Passos de Ferreira, Hely César Santos, Liliane de Souza Santos, Mônica Oliveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direitos humanos educação inclusiva Libras surdez |
topic |
direitos humanos educação inclusiva Libras surdez |
description |
Este artigo analisa, sob a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva, o processo de inclusão educacional de alunos/as surdos/as no Distrito Federal. Isso é feito mediante análise documental da Estratégia de Matrícula da Rede Pública do DF para 2019, complementada por traços de análise etnográfi ca. São mapeadas as principais tensões observáveis entre a efetivação, para esses/as alunos/as, do direito humano fundamental da inclusão educacional plena e as propostas normativas da Estratégia de Matrícula. Por fi m, são sugeridos, com base nos resultados da análise, alguns caminhos possíveis de aprimoramento para a inclusão educacional de alunos/as surdos/as no DF. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563/34563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 4 (2020) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129304643141632 |