Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleber Aparecido
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Alliny de Matos Ferraz, Oliveira, Cláudio Passos de, Ferreira, Hely César, Santos, Liliane de Souza, Santos, Mônica Oliveira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563
Resumo: Este artigo analisa, sob a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva, o processo de inclusão educacional de alunos/as surdos/as no Distrito Federal. Isso é feito mediante análise documental da Estratégia de Matrícula da Rede Pública do DF para 2019, complementada por traços de análise etnográfi ca. São mapeadas as principais tensões observáveis entre a efetivação, para esses/as alunos/as, do direito humano fundamental da inclusão educacional plena e as propostas normativas da Estratégia de Matrícula. Por fi m, são sugeridos, com base nos resultados da análise, alguns caminhos possíveis de aprimoramento para a inclusão educacional de alunos/as surdos/as no DF.
id PUC_SP-4_8d4f5957cc00c4df1ebb534213d02568
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52563
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federaldireitos humanoseducação inclusivaLibrassurdezEste artigo analisa, sob a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva, o processo de inclusão educacional de alunos/as surdos/as no Distrito Federal. Isso é feito mediante análise documental da Estratégia de Matrícula da Rede Pública do DF para 2019, complementada por traços de análise etnográfi ca. São mapeadas as principais tensões observáveis entre a efetivação, para esses/as alunos/as, do direito humano fundamental da inclusão educacional plena e as propostas normativas da Estratégia de Matrícula. Por fi m, são sugeridos, com base nos resultados da análise, alguns caminhos possíveis de aprimoramento para a inclusão educacional de alunos/as surdos/as no DF.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 4 (2020)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563/34563Copyright (c) 2021 Kleber Aparecido Silva, Alliny de Matos Ferraz Andrade, Cláudio Passos de Oliveira, Hely César Ferreira, Liliane de Souza Santos, Mônica Oliveira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kleber AparecidoAndrade, Alliny de Matos FerrazOliveira, Cláudio Passos deFerreira, Hely CésarSantos, Liliane de SouzaSantos, Mônica Oliveira dos2021-02-08T23:14:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52563Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2021-02-08T23:14:42DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
title Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
spellingShingle Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
Silva, Kleber Aparecido
direitos humanos
educação inclusiva
Libras
surdez
title_short Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
title_full Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
title_fullStr Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
title_full_unstemmed Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
title_sort Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal
author Silva, Kleber Aparecido
author_facet Silva, Kleber Aparecido
Andrade, Alliny de Matos Ferraz
Oliveira, Cláudio Passos de
Ferreira, Hely César
Santos, Liliane de Souza
Santos, Mônica Oliveira dos
author_role author
author2 Andrade, Alliny de Matos Ferraz
Oliveira, Cláudio Passos de
Ferreira, Hely César
Santos, Liliane de Souza
Santos, Mônica Oliveira dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kleber Aparecido
Andrade, Alliny de Matos Ferraz
Oliveira, Cláudio Passos de
Ferreira, Hely César
Santos, Liliane de Souza
Santos, Mônica Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv direitos humanos
educação inclusiva
Libras
surdez
topic direitos humanos
educação inclusiva
Libras
surdez
description Este artigo analisa, sob a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva, o processo de inclusão educacional de alunos/as surdos/as no Distrito Federal. Isso é feito mediante análise documental da Estratégia de Matrícula da Rede Pública do DF para 2019, complementada por traços de análise etnográfi ca. São mapeadas as principais tensões observáveis entre a efetivação, para esses/as alunos/as, do direito humano fundamental da inclusão educacional plena e as propostas normativas da Estratégia de Matrícula. Por fi m, são sugeridos, com base nos resultados da análise, alguns caminhos possíveis de aprimoramento para a inclusão educacional de alunos/as surdos/as no DF.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52563/34563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 4 (2020)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129304643141632