Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondar, Anelise Freitas Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Mergenfel Vaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313
Resumo: No Brasil, a formação de futuros professores de línguas adicionais evoluiu em paralelo às demandas estabelecidas tanto pelos parâmetros curriculares ofi ciais quanto pela própria expansão do mercado de cursos livres e comerciais. Assim, se nas licenciaturas cada vez mais o estudante é exposto a disciplinas diversas que abrangem o conhecimento aprofundado das histórias e das naturezas de suas línguas de trabalho, bem como os aportes pedagógicos necessários para ensiná-las, no mercado de trabalho o professor de língua adicional enfrenta potencialmente diferentes demandas deste próprio mercado e, ainda, frequentemente, o desprestígio muitas vezes atrelado à carreira docente. O presente artigo tem como objetivo identifi car e analisar, a partir da literatura sobre “profi ssionalização docente” e de aportes da construção de uma autodefi nição profi ssional por parte de futuros professores, gargalos e potenciais da formação a partir das atividades no âmbito da Universidade que, conjuntamente, compõem possibilidades de prática profi ssional.
id PUC_SP-4_94a424cb88284cc8491f41035eb4a005
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52313
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiroformação docenteautodefinição profissionalalemão como língua estrangeiraNo Brasil, a formação de futuros professores de línguas adicionais evoluiu em paralelo às demandas estabelecidas tanto pelos parâmetros curriculares ofi ciais quanto pela própria expansão do mercado de cursos livres e comerciais. Assim, se nas licenciaturas cada vez mais o estudante é exposto a disciplinas diversas que abrangem o conhecimento aprofundado das histórias e das naturezas de suas línguas de trabalho, bem como os aportes pedagógicos necessários para ensiná-las, no mercado de trabalho o professor de língua adicional enfrenta potencialmente diferentes demandas deste próprio mercado e, ainda, frequentemente, o desprestígio muitas vezes atrelado à carreira docente. O presente artigo tem como objetivo identifi car e analisar, a partir da literatura sobre “profi ssionalização docente” e de aportes da construção de uma autodefi nição profi ssional por parte de futuros professores, gargalos e potenciais da formação a partir das atividades no âmbito da Universidade que, conjuntamente, compõem possibilidades de prática profi ssional.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 2 (2020)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313/34486Copyright (c) 2021 Anelise Freitas Pereira Gondar, Mergenfel Vaz Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGondar, Anelise Freitas PereiraFerreira, Mergenfel Vaz2021-02-08T23:11:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52313Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2021-02-08T23:11:03DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
title Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
spellingShingle Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
Gondar, Anelise Freitas Pereira
formação docente
autodefinição profissional
alemão como língua estrangeira
title_short Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
title_full Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
title_fullStr Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
title_sort Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
author Gondar, Anelise Freitas Pereira
author_facet Gondar, Anelise Freitas Pereira
Ferreira, Mergenfel Vaz
author_role author
author2 Ferreira, Mergenfel Vaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondar, Anelise Freitas Pereira
Ferreira, Mergenfel Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
autodefinição profissional
alemão como língua estrangeira
topic formação docente
autodefinição profissional
alemão como língua estrangeira
description No Brasil, a formação de futuros professores de línguas adicionais evoluiu em paralelo às demandas estabelecidas tanto pelos parâmetros curriculares ofi ciais quanto pela própria expansão do mercado de cursos livres e comerciais. Assim, se nas licenciaturas cada vez mais o estudante é exposto a disciplinas diversas que abrangem o conhecimento aprofundado das histórias e das naturezas de suas línguas de trabalho, bem como os aportes pedagógicos necessários para ensiná-las, no mercado de trabalho o professor de língua adicional enfrenta potencialmente diferentes demandas deste próprio mercado e, ainda, frequentemente, o desprestígio muitas vezes atrelado à carreira docente. O presente artigo tem como objetivo identifi car e analisar, a partir da literatura sobre “profi ssionalização docente” e de aportes da construção de uma autodefi nição profi ssional por parte de futuros professores, gargalos e potenciais da formação a partir das atividades no âmbito da Universidade que, conjuntamente, compõem possibilidades de prática profi ssional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313/34486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Anelise Freitas Pereira Gondar, Mergenfel Vaz Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Anelise Freitas Pereira Gondar, Mergenfel Vaz Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 2 (2020)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129304620072960