Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313 |
Resumo: | No Brasil, a formação de futuros professores de línguas adicionais evoluiu em paralelo às demandas estabelecidas tanto pelos parâmetros curriculares ofi ciais quanto pela própria expansão do mercado de cursos livres e comerciais. Assim, se nas licenciaturas cada vez mais o estudante é exposto a disciplinas diversas que abrangem o conhecimento aprofundado das histórias e das naturezas de suas línguas de trabalho, bem como os aportes pedagógicos necessários para ensiná-las, no mercado de trabalho o professor de língua adicional enfrenta potencialmente diferentes demandas deste próprio mercado e, ainda, frequentemente, o desprestígio muitas vezes atrelado à carreira docente. O presente artigo tem como objetivo identifi car e analisar, a partir da literatura sobre “profi ssionalização docente” e de aportes da construção de uma autodefi nição profi ssional por parte de futuros professores, gargalos e potenciais da formação a partir das atividades no âmbito da Universidade que, conjuntamente, compõem possibilidades de prática profi ssional. |
id |
PUC_SP-4_94a424cb88284cc8491f41035eb4a005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52313 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiroformação docenteautodefinição profissionalalemão como língua estrangeiraNo Brasil, a formação de futuros professores de línguas adicionais evoluiu em paralelo às demandas estabelecidas tanto pelos parâmetros curriculares ofi ciais quanto pela própria expansão do mercado de cursos livres e comerciais. Assim, se nas licenciaturas cada vez mais o estudante é exposto a disciplinas diversas que abrangem o conhecimento aprofundado das histórias e das naturezas de suas línguas de trabalho, bem como os aportes pedagógicos necessários para ensiná-las, no mercado de trabalho o professor de língua adicional enfrenta potencialmente diferentes demandas deste próprio mercado e, ainda, frequentemente, o desprestígio muitas vezes atrelado à carreira docente. O presente artigo tem como objetivo identifi car e analisar, a partir da literatura sobre “profi ssionalização docente” e de aportes da construção de uma autodefi nição profi ssional por parte de futuros professores, gargalos e potenciais da formação a partir das atividades no âmbito da Universidade que, conjuntamente, compõem possibilidades de prática profi ssional.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 2 (2020)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313/34486Copyright (c) 2021 Anelise Freitas Pereira Gondar, Mergenfel Vaz Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGondar, Anelise Freitas PereiraFerreira, Mergenfel Vaz2021-02-08T23:11:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52313Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2021-02-08T23:11:03DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro |
title |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro Gondar, Anelise Freitas Pereira formação docente autodefinição profissional alemão como língua estrangeira |
title_short |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro |
title_full |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro |
title_sort |
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro |
author |
Gondar, Anelise Freitas Pereira |
author_facet |
Gondar, Anelise Freitas Pereira Ferreira, Mergenfel Vaz |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Mergenfel Vaz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gondar, Anelise Freitas Pereira Ferreira, Mergenfel Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente autodefinição profissional alemão como língua estrangeira |
topic |
formação docente autodefinição profissional alemão como língua estrangeira |
description |
No Brasil, a formação de futuros professores de línguas adicionais evoluiu em paralelo às demandas estabelecidas tanto pelos parâmetros curriculares ofi ciais quanto pela própria expansão do mercado de cursos livres e comerciais. Assim, se nas licenciaturas cada vez mais o estudante é exposto a disciplinas diversas que abrangem o conhecimento aprofundado das histórias e das naturezas de suas línguas de trabalho, bem como os aportes pedagógicos necessários para ensiná-las, no mercado de trabalho o professor de língua adicional enfrenta potencialmente diferentes demandas deste próprio mercado e, ainda, frequentemente, o desprestígio muitas vezes atrelado à carreira docente. O presente artigo tem como objetivo identifi car e analisar, a partir da literatura sobre “profi ssionalização docente” e de aportes da construção de uma autodefi nição profi ssional por parte de futuros professores, gargalos e potenciais da formação a partir das atividades no âmbito da Universidade que, conjuntamente, compõem possibilidades de prática profi ssional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52313/34486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Anelise Freitas Pereira Gondar, Mergenfel Vaz Ferreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Anelise Freitas Pereira Gondar, Mergenfel Vaz Ferreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 2 (2020) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129304620072960 |