Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/217978 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo discutir gênero enquanto categoria social na área de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). A partir do exemplo de um material didático sobre a drag queen austríaca Conchita Wurst, elaborado com orientação pela aprendizagem cultural (Altmayer 2016; Fornoff 2016; Fornoff & Koreik 2020), abordamos as possibilidades de um ensino-aprendizagem de ALE no Brasil que seja sensível à diversidade. Para tanto, a partir dos estudos de gênero (Scott 1995; Lauretis 1994; Butler [1990] 2003), discutimos a categoria “gênero”, explorando suas relações com a linguagem, de modo a demonstrar sua pertinência no contexto de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, dialogamos com publicações anteriores que abordam questões de gênero na área de ALE (Peuschel 2018; Freese & Völkel 2022; Elsen 2018), acentuando aspectos envolvidos em discussões sobre gênero em sala de aula. Em seguida, apresentamos o material didático, relatando brevemente o contexto de produção, o processo de elaboração e descrevendo a unidade didática em si. Finalmente, defendemos que a unidade didática pode ser considerada uma contribuição para a promoção de um ensino-aprendizagem de ALE sensível à diversidade. |
id |
USP-28_29904bbea456276f7fcec0db50353fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/217978 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no BrasilConchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no BrasilConchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no BrasilConchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no BrasilAlemão como língua estrangeiraGêneroDiversidadeAlemão como língua estrangeiraGêneroDiversidadeAlemão como língua estrangeiraGêneroDiversidadeAlemão como língua estrangeiraGêneroDiversidadeO presente artigo tem por objetivo discutir gênero enquanto categoria social na área de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). A partir do exemplo de um material didático sobre a drag queen austríaca Conchita Wurst, elaborado com orientação pela aprendizagem cultural (Altmayer 2016; Fornoff 2016; Fornoff & Koreik 2020), abordamos as possibilidades de um ensino-aprendizagem de ALE no Brasil que seja sensível à diversidade. Para tanto, a partir dos estudos de gênero (Scott 1995; Lauretis 1994; Butler [1990] 2003), discutimos a categoria “gênero”, explorando suas relações com a linguagem, de modo a demonstrar sua pertinência no contexto de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, dialogamos com publicações anteriores que abordam questões de gênero na área de ALE (Peuschel 2018; Freese & Völkel 2022; Elsen 2018), acentuando aspectos envolvidos em discussões sobre gênero em sala de aula. Em seguida, apresentamos o material didático, relatando brevemente o contexto de produção, o processo de elaboração e descrevendo a unidade didática em si. Finalmente, defendemos que a unidade didática pode ser considerada uma contribuição para a promoção de um ensino-aprendizagem de ALE sensível à diversidade.O presente artigo tem por objetivo discutir gênero enquanto categoria social na área de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). A partir do exemplo de um material didático sobre a drag queen austríaca Conchita Wurst, elaborado com orientação pela aprendizagem cultural (Altmayer 2016; Fornoff 2016; Fornoff & Koreik 2020), abordamos as possibilidades de um ensino-aprendizagem de ALE no Brasil que seja sensível à diversidade. Para tanto, a partir dos estudos de gênero (Scott 1995; Lauretis 1994; Butler [1990] 2003), discutimos a categoria “gênero”, explorando suas relações com a linguagem, de modo a demonstrar sua pertinência no contexto de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, dialogamos com publicações anteriores que abordam questões de gênero na área de ALE (Peuschel 2018; Freese & Völkel 2022; Elsen 2018), acentuando aspectos envolvidos em discussões sobre gênero em sala de aula. Em seguida, apresentamos o material didático, relatando brevemente o contexto de produção, o processo de elaboração e descrevendo a unidade didática em si. Finalmente, defendemos que a unidade didática pode ser considerada uma contribuição para a promoção de um ensino-aprendizagem de ALE sensível à diversidade.O presente artigo tem por objetivo discutir gênero enquanto categoria social na área de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). A partir do exemplo de um material didático sobre a drag queen austríaca Conchita Wurst, elaborado com orientação pela aprendizagem cultural (Altmayer 2016; Fornoff 2016; Fornoff & Koreik 2020), abordamos as possibilidades de um ensino-aprendizagem de ALE no Brasil que seja sensível à diversidade. Para tanto, a partir dos estudos de gênero (Scott 1995; Lauretis 1994; Butler [1990] 2003), discutimos a categoria “gênero”, explorando suas relações com a linguagem, de modo a demonstrar sua pertinência no contexto de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, dialogamos com publicações anteriores que abordam questões de gênero na área de ALE (Peuschel 2018; Freese & Völkel 2022; Elsen 2018), acentuando aspectos envolvidos em discussões sobre gênero em sala de aula. Em seguida, apresentamos o material didático, relatando brevemente o contexto de produção, o processo de elaboração e descrevendo a unidade didática em si. Finalmente, defendemos que a unidade didática pode ser considerada uma contribuição para a promoção de um ensino-aprendizagem de ALE sensível à diversidade.O presente artigo tem por objetivo discutir gênero enquanto categoria social na área de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). A partir do exemplo de um material didático sobre a drag queen austríaca Conchita Wurst, elaborado com orientação pela aprendizagem cultural (Altmayer 2016; Fornoff 2016; Fornoff & Koreik 2020), abordamos as possibilidades de um ensino-aprendizagem de ALE no Brasil que seja sensível à diversidade. Para tanto, a partir dos estudos de gênero (Scott 1995; Lauretis 1994; Butler [1990] 2003), discutimos a categoria “gênero”, explorando suas relações com a linguagem, de modo a demonstrar sua pertinência no contexto de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, dialogamos com publicações anteriores que abordam questões de gênero na área de ALE (Peuschel 2018; Freese & Völkel 2022; Elsen 2018), acentuando aspectos envolvidos em discussões sobre gênero em sala de aula. Em seguida, apresentamos o material didático, relatando brevemente o contexto de produção, o processo de elaboração e descrevendo a unidade didática em si. Finalmente, defendemos que a unidade didática pode ser considerada uma contribuição para a promoção de um ensino-aprendizagem de ALE sensível à diversidade.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/21797810.11606/1982-883727511Pandaemonium Germanicum; v. 27 n. 51 (2024); 1-261982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/217978/199236Copyright (c) 2023 Pandaemonium Germanicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Alessandra deBohunovsky, Ruth2023-11-06T20:01:57Zoai:revistas.usp.br:article/217978Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-11-06T20:01:57Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil |
title |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil |
spellingShingle |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil Freitas, Alessandra de Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade |
title_short |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil |
title_full |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil |
title_fullStr |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil |
title_full_unstemmed |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil |
title_sort |
Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil |
author |
Freitas, Alessandra de |
author_facet |
Freitas, Alessandra de Bohunovsky, Ruth |
author_role |
author |
author2 |
Bohunovsky, Ruth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Alessandra de Bohunovsky, Ruth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade |
topic |
Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade Alemão como língua estrangeira Gênero Diversidade |
description |
O presente artigo tem por objetivo discutir gênero enquanto categoria social na área de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). A partir do exemplo de um material didático sobre a drag queen austríaca Conchita Wurst, elaborado com orientação pela aprendizagem cultural (Altmayer 2016; Fornoff 2016; Fornoff & Koreik 2020), abordamos as possibilidades de um ensino-aprendizagem de ALE no Brasil que seja sensível à diversidade. Para tanto, a partir dos estudos de gênero (Scott 1995; Lauretis 1994; Butler [1990] 2003), discutimos a categoria “gênero”, explorando suas relações com a linguagem, de modo a demonstrar sua pertinência no contexto de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, dialogamos com publicações anteriores que abordam questões de gênero na área de ALE (Peuschel 2018; Freese & Völkel 2022; Elsen 2018), acentuando aspectos envolvidos em discussões sobre gênero em sala de aula. Em seguida, apresentamos o material didático, relatando brevemente o contexto de produção, o processo de elaboração e descrevendo a unidade didática em si. Finalmente, defendemos que a unidade didática pode ser considerada uma contribuição para a promoção de um ensino-aprendizagem de ALE sensível à diversidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/217978 10.11606/1982-883727511 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/217978 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-883727511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/217978/199236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pandaemonium Germanicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pandaemonium Germanicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; v. 27 n. 51 (2024); 1-26 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1800221976128651264 |