Produção de signos, a partir da experimentação de fanzines, no ensino em Comunicação Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feil, Gabriel Sausen
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/6061
Resumo: Buscamos argumentar, a partir de uma atividade realizada em sala de aula, que a experimentação de fanzines pode proporcionar aquilo que Gilles Deleuze chama de signos e, em consequência, a aprendizagem, no sentido do mesmo autor. A experimentação de fanzines, uma vez criando condições para a produção de signos, gera violência (no sentido deleuziano) e, em decorrência, aprendizagem. Conforme procuramos mostrar, signos podem ser promovidos na experimentação de fanzines na medida em que estes, ao lidarem com as Formas ditas estáveis (sobretudo com aquelas que tangem à estrutura de expressão dos meios de comunicação), testemunham que tais Formas não são tão fixas quanto aparentam ser. Diante disso, nossa hipótese se apresenta da seguinte maneira: (1) a aprendizagem nada tem a ver com a contemplação, mas acontece sempre em função de uma violência; (2) signos promovem essa violência, e (3) o fanzine pode promover signos, na medida em que violenta, deforma, empurra, as Formas tradicionais constitutivas dos meios de comunicação.
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