Criação de um fanzine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria da Luz Correia Fragoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57406
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_abb1d4ed37107064aae57348bb77ae9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de um fanzineDesenhoBanda desenhadaEnsino de desenhoMotivação do alunoFanzinesRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório é uma análise e compêndio dos resultados da aplicação de uma Unidade Didática, implementada no primeiro ano do curso profissional de Técnico de Design de Interiores e Exteriores, na disciplina de Desenho de Comunicação, dentro do Módulo 4, intitulado Comunicação Visual, na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, na freguesia de São João das Lampas e Terrugem, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, tendo sido aplicado tanto através da plataforma Zoom, como através do ensino regular presencial. Esta investigação tomou início com a observação, enquanto estudante, da diminuição de motivação nos alunos, tanto devido ao estado de pandemia vivido, como às naturais flutuações de motivação entre gerações. Procurou-se compreender os motivos deste estado nos alunos e procurar métodos pedagógicos para superarem esta fase de atrito criativo, agora com maior entusiasmo, permitindo deste modo aprendizagens essenciais na área do desenho e das artes plásticas, fundamentais à sua escolaridade. O conteúdo programático da UD aplicada insere-se no universo do Fanzine; pequenas publicações manuais populares desde o meado do século XX; na aprendizagem da sua História, das técnicas e dos métodos de criar fanzine individualizados. Deste modo, procurou-se criar uma UD em que, na sua conclusão, os alunos teriam um objeto de sua conceção, cujo interior seria um conjunto dos exercícios concretizados em aula e fora desta. Concretizando assim um trabalho final, produto da reflexão e introspeção da procura dos lugares dessas imagens ou texto. Fundamentou-se esta investigação teoricamente analisando e estudando o trabalho de Erikson, Sears e Piaget, assim como as teorias de motivação de Michelene T. H. Chi e Ruth, Didier Le Gall, Virginie Goutte e, finalmente, as teorias de aprendizagem de Ausubel e Efland. Os resultados desta intervenção pedagógica revelam que a UD contribuiu para o aumento do nível de motivação da maioria dos alunos, e deste modo, contribuiu em abundância para resultados de sucesso. Os alunos mostraram-se mais estimulados, mais engajados, com sensibilidade estética superior, e com conhecimentos de história de arte não ensinados tradicionalmente nas disciplinas de desenho nas escolas secundárias.This report is an analysis and compendium of the results of the application of a Didactic Unit, implemented in the first year of the Interior and Exterior Design Technician professional course, in the Communication Design discipline, within Module 4, titled Visual Communication, in the Escola Profissional de Recuperação do Património, in the municipality of Sintra, parish of São João das Lampas e Terrugem, within the scope of the Master in Visual Arts Teaching, having been applied both through the Zoom platform and through regular face-to-face teaching. This investigation began with observation, as a student, of the decrease in motivation in students, both due to the pandemics, as to the natural fluctuations of motivation between generations. We tried to understand the reasons for this condition in the students and looked for pedagogical methods to overcome the phase of greater creative friction, now with greater enthusiasm, thus allowing essential learning in drawing and the visual arts, fundamental to their schooling. The syllabus of the applied DU is part of the Fanzine universe; a small manual publication popular since the mid-20th century; students learned the History, techniques, and methods of making individual fanzine. In this way, we tried to create a DU in which, at its conclusion, the students would have an object of their own conception, whose interior is a set of exercises conducted in and out class and outside, after reflection and introspection, selecting the places of these images or text. This investigation was theoretically based on analyzing and studying the work of Erikson, Sears, and Piaget, as well as the motivation theories of Michelene T. H. Chi and Ruth, Didier Le Gall, Virginie Goutte and, finally, the learning theories of Ausubel and Efland. The results of this pedagogical intervention reveal that the DU contributed to the increase in the level of motivation of most students, and in this way, contributed in abundance to successful results. The students were more stimulated, more engaged, with superior aesthetic sensibility, knowledge of specific art history not traditionally taught in traditional classrooms and schools.Afonso, Joana, 1989-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Maria da Luz Correia Fragoso2023-05-10T14:53:04Z2022-11-232022-10-102022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:50.114721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de um fanzine
title Criação de um fanzine
spellingShingle Criação de um fanzine
Fernandes, Maria da Luz Correia Fragoso
Desenho
Banda desenhada
Ensino de desenho
Motivação do aluno
Fanzines
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Criação de um fanzine
title_full Criação de um fanzine
title_fullStr Criação de um fanzine
title_full_unstemmed Criação de um fanzine
title_sort Criação de um fanzine
author Fernandes, Maria da Luz Correia Fragoso
author_facet Fernandes, Maria da Luz Correia Fragoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Joana, 1989-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria da Luz Correia Fragoso
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Banda desenhada
Ensino de desenho
Motivação do aluno
Fanzines
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Banda desenhada
Ensino de desenho
Motivação do aluno
Fanzines
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
2022-10-10
2022-11-23T00:00:00Z
2023-05-10T14:53:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57406
url http://hdl.handle.net/10451/57406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134631935606784