Rasa: estética e semiose na Ándia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, José Luiz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1234
Resumo: Na Ándia, desde a antiguidade, a representação artí­stica é realizada pela conjugação das artes. Música vocal e instrumental, dança e teatro constituem uma unidade multimidiática englobada pelo termo sangita. Uma extensa literatura de tratados em sânscrito, assim como uma tradição milenar de debate acadêmico, discutem não apenas questões técnicas e normativas das artes, mas sobretudo a construção de significado e o processo de percepção estética. A teoria do rasa (sentimento, essência) é uma das contribuições indianas mais importantes nessa área. Neste artigo, intermeando uma visão panorâmica desse amplo campo de pesquisa, proponho algumas interpretações semióticas (de acordo com a teoria do signo de Charles Peirce) a respeito da teoria do rasa. Palavras-chave música, dança, teatro, Ándia, rasa, estética, semiótica, Peirce Abstract In India, for millenia, artistic representation is the result of the conjunction of arts. Vocal and instrumental music, dance and theater constitute a multimediatic unity, circumscribed by the term sangita. A vast literature of sanskrit treatises, as well as an ancient tradition of academic debate, discuss not only normative and technical questions in performing arts, but above all the ways of constructing meaning and the process of aesthetic perception. The theory of rasa (feeling, essence) is one of the most important Indian contributions to this area. In this article, permeating a panoramic view of this broad field of research, I propose a semiotic interpretation (according to the sign theory of Charles Peirce) of the rasa theory. Key words music, dance, theater, India, rasa, aesthetics, semiotics, Peirce
id PUC_SP-8_176e13a6f6404929fe062f6217573140
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1234
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling Rasa: estética e semiose na ÁndiaNa Ándia, desde a antiguidade, a representação artí­stica é realizada pela conjugação das artes. Música vocal e instrumental, dança e teatro constituem uma unidade multimidiática englobada pelo termo sangita. Uma extensa literatura de tratados em sânscrito, assim como uma tradição milenar de debate acadêmico, discutem não apenas questões técnicas e normativas das artes, mas sobretudo a construção de significado e o processo de percepção estética. A teoria do rasa (sentimento, essência) é uma das contribuições indianas mais importantes nessa área. Neste artigo, intermeando uma visão panorâmica desse amplo campo de pesquisa, proponho algumas interpretações semióticas (de acordo com a teoria do signo de Charles Peirce) a respeito da teoria do rasa. Palavras-chave música, dança, teatro, Ándia, rasa, estética, semiótica, Peirce Abstract In India, for millenia, artistic representation is the result of the conjunction of arts. Vocal and instrumental music, dance and theater constitute a multimediatic unity, circumscribed by the term sangita. A vast literature of sanskrit treatises, as well as an ancient tradition of academic debate, discuss not only normative and technical questions in performing arts, but above all the ways of constructing meaning and the process of aesthetic perception. The theory of rasa (feeling, essence) is one of the most important Indian contributions to this area. In this article, permeating a panoramic view of this broad field of research, I propose a semiotic interpretation (according to the sign theory of Charles Peirce) of the rasa theory. Key words music, dance, theater, India, rasa, aesthetics, semiotics, PeircePEPG COS-PUC-SP2007-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1234Galaxia; No. 2 (2001)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 2 (2001)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1234/741Martinez, José Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1234Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:01Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rasa: estética e semiose na Ándia
title Rasa: estética e semiose na Ándia
spellingShingle Rasa: estética e semiose na Ándia
Martinez, José Luiz
title_short Rasa: estética e semiose na Ándia
title_full Rasa: estética e semiose na Ándia
title_fullStr Rasa: estética e semiose na Ándia
title_full_unstemmed Rasa: estética e semiose na Ándia
title_sort Rasa: estética e semiose na Ándia
author Martinez, José Luiz
author_facet Martinez, José Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, José Luiz
description Na Ándia, desde a antiguidade, a representação artí­stica é realizada pela conjugação das artes. Música vocal e instrumental, dança e teatro constituem uma unidade multimidiática englobada pelo termo sangita. Uma extensa literatura de tratados em sânscrito, assim como uma tradição milenar de debate acadêmico, discutem não apenas questões técnicas e normativas das artes, mas sobretudo a construção de significado e o processo de percepção estética. A teoria do rasa (sentimento, essência) é uma das contribuições indianas mais importantes nessa área. Neste artigo, intermeando uma visão panorâmica desse amplo campo de pesquisa, proponho algumas interpretações semióticas (de acordo com a teoria do signo de Charles Peirce) a respeito da teoria do rasa. Palavras-chave música, dança, teatro, Ándia, rasa, estética, semiótica, Peirce Abstract In India, for millenia, artistic representation is the result of the conjunction of arts. Vocal and instrumental music, dance and theater constitute a multimediatic unity, circumscribed by the term sangita. A vast literature of sanskrit treatises, as well as an ancient tradition of academic debate, discuss not only normative and technical questions in performing arts, but above all the ways of constructing meaning and the process of aesthetic perception. The theory of rasa (feeling, essence) is one of the most important Indian contributions to this area. In this article, permeating a panoramic view of this broad field of research, I propose a semiotic interpretation (according to the sign theory of Charles Peirce) of the rasa theory. Key words music, dance, theater, India, rasa, aesthetics, semiotics, Peirce
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1234
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1234/741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 2 (2001)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 2 (2001)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129328185769984