O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16169 |
Resumo: | O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem – e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo – como processo de mediação entre as imagens e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas – cada uma à sua maneira – carregam vestígios da memória e possuem caráter lacunar. Apenas quando são articuladas no sonho, ou na montagem – no caso do cinema documentário – que se configura um novo sentido. Analisaremos “Sem sol” de Chris Marker, em que as imagens de arquivo são montadas de forma a proporcionar uma reflexão sobre a memória e a história. O filme é construído com imagens de arquivo e leituras de cartas de um cinegrafista viajante, o que confere à narrativa um caráter imaginativo, característica essencial da lembrança e da memória. |
id |
PUC_SP-8_d20a8f130ccb585045df027cffcc5839 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16169 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Markermontagemimagem de arquivosonhomemória“Sem Sol”O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem – e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo – como processo de mediação entre as imagens e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas – cada uma à sua maneira – carregam vestígios da memória e possuem caráter lacunar. Apenas quando são articuladas no sonho, ou na montagem – no caso do cinema documentário – que se configura um novo sentido. Analisaremos “Sem sol” de Chris Marker, em que as imagens de arquivo são montadas de forma a proporcionar uma reflexão sobre a memória e a história. O filme é construído com imagens de arquivo e leituras de cartas de um cinegrafista viajante, o que confere à narrativa um caráter imaginativo, característica essencial da lembrança e da memória.PEPG COS-PUC-SP2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16169Galaxia; No. 27 (2014)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 27 (2014)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16169/14550Fagioli, Julia Gonçalves Declieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16169Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:13Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker |
title |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker |
spellingShingle |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker Fagioli, Julia Gonçalves Declie montagem imagem de arquivo sonho memória “Sem Sol” |
title_short |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker |
title_full |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker |
title_fullStr |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker |
title_full_unstemmed |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker |
title_sort |
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker |
author |
Fagioli, Julia Gonçalves Declie |
author_facet |
Fagioli, Julia Gonçalves Declie |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagioli, Julia Gonçalves Declie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
montagem imagem de arquivo sonho memória “Sem Sol” |
topic |
montagem imagem de arquivo sonho memória “Sem Sol” |
description |
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem – e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo – como processo de mediação entre as imagens e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas – cada uma à sua maneira – carregam vestígios da memória e possuem caráter lacunar. Apenas quando são articuladas no sonho, ou na montagem – no caso do cinema documentário – que se configura um novo sentido. Analisaremos “Sem sol” de Chris Marker, em que as imagens de arquivo são montadas de forma a proporcionar uma reflexão sobre a memória e a história. O filme é construído com imagens de arquivo e leituras de cartas de um cinegrafista viajante, o que confere à narrativa um caráter imaginativo, característica essencial da lembrança e da memória. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16169 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16169/14550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galaxia; No. 27 (2014) GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 27 (2014) 1982-2553 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1799129330353176576 |