A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4350 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma visão da publicidade de produtos para consumo de massa, a partir da observação de três campanhas de anúncios para Sandálias Havaianas. Percorrem-se inicialmente as definições de comunicação, publicidade, identidade das pessoas, dos grupos e das marcas, abordando também os principais procedimentos técnicos da publicidade. A técnica utilizada para a análise das campanhas é a análise de discurso de Patrick Charaudeau, com base no pensamento de Michel Maffesoli. A pesquisa observa as ferramentas e processos utilizados para a elaboração do discurso publicitário voltado para a construção da identidade da marca, na tentativa de compreender a criação dos significados e simbolismos que se justapõem à sua imagem, a exemplo dos tótens nas sociedades primitivas |
id |
P_RS_0e4428b2ab63a790c2a5f78f0b08712f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4350 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Maria Helena Steffens deCPF:25029797068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771244E6CPF:22229797068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203037H9Moraes, Helena Peixoto S.2015-04-14T14:40:48Z2008-10-282008-08-26MORAES, Helena Peixoto S.. A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4350Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 405614.pdf: 3192635 bytes, checksum: 44e838d5e1444faebace3d40234bfa96 (MD5) Previous issue date: 2008-08-26Este trabalho apresenta uma visão da publicidade de produtos para consumo de massa, a partir da observação de três campanhas de anúncios para Sandálias Havaianas. Percorrem-se inicialmente as definições de comunicação, publicidade, identidade das pessoas, dos grupos e das marcas, abordando também os principais procedimentos técnicos da publicidade. A técnica utilizada para a análise das campanhas é a análise de discurso de Patrick Charaudeau, com base no pensamento de Michel Maffesoli. A pesquisa observa as ferramentas e processos utilizados para a elaboração do discurso publicitário voltado para a construção da identidade da marca, na tentativa de compreender a criação dos significados e simbolismos que se justapõem à sua imagem, a exemplo dos tótens nas sociedades primitivasapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12917/405614.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialPUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGMARCASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL405614.pdf.jpg405614.pdf.jpgimage/jpeg4641http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4350/3/405614.pdf.jpg58a24676101621aa09d9b452dd27bdd6MD53TEXT405614.pdf.txt405614.pdf.txttext/plain278913http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4350/2/405614.pdf.txtbf60c39a1f4a855ac0e2e33fc1dd18b8MD52ORIGINAL405614.pdfapplication/pdf3192635http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4350/1/405614.pdf44e838d5e1444faebace3d40234bfa96MD51tede/43502015-04-20 12:30:43.534oai:tede2.pucrs.br:tede/4350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:30:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas |
title |
A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas |
spellingShingle |
A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas Moraes, Helena Peixoto S. PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING MARCAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas |
title_full |
A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas |
title_fullStr |
A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas |
title_full_unstemmed |
A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas |
title_sort |
A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas |
author |
Moraes, Helena Peixoto S. |
author_facet |
Moraes, Helena Peixoto S. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Maria Helena Steffens de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:25029797068 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771244E6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:22229797068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203037H9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Helena Peixoto S. |
contributor_str_mv |
Castro, Maria Helena Steffens de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING MARCAS |
topic |
PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING MARCAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Este trabalho apresenta uma visão da publicidade de produtos para consumo de massa, a partir da observação de três campanhas de anúncios para Sandálias Havaianas. Percorrem-se inicialmente as definições de comunicação, publicidade, identidade das pessoas, dos grupos e das marcas, abordando também os principais procedimentos técnicos da publicidade. A técnica utilizada para a análise das campanhas é a análise de discurso de Patrick Charaudeau, com base no pensamento de Michel Maffesoli. A pesquisa observa as ferramentas e processos utilizados para a elaboração do discurso publicitário voltado para a construção da identidade da marca, na tentativa de compreender a criação dos significados e simbolismos que se justapõem à sua imagem, a exemplo dos tótens nas sociedades primitivas |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-10-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:40:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAES, Helena Peixoto S.. A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4350 |
identifier_str_mv |
MORAES, Helena Peixoto S.. A comunicação publicitária da marca Havaianas : tribos e tótens para a crítica das massas. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4350/3/405614.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4350/2/405614.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4350/1/405614.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58a24676101621aa09d9b452dd27bdd6 bf60c39a1f4a855ac0e2e33fc1dd18b8 44e838d5e1444faebace3d40234bfa96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765299935838208 |