O legado da bildung
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3671 |
Resumo: | Este estudo, de cunho teórico exploratório, situa-se no campo da filosofia da educação, e tematiza a Bildung, formação do idealismo alemão, do período de 1770 a 1830, com vistas aos ideais formativos e como esses se apresentam na contemporaneidade. O problema que se coloca é como se pode pensar a formação com vistas à liberdade do sujeito, dentro do contexto antinômico de emancipação e contingências pós-modernas? A tese apresenta sua estruturação argumentativa em quatro capítulos, sendo o primeiro uma revisão do conceito clássico de Bildung, com referência a Humboldt, Schiller e Hegel; o segundo capítulo, a análise de diagnósticos da época atual com relação à formação; o terceiro, um estudo sobre como a forma de conceber a razão e sua relação com os ideais formativos foi atingida pelos eventos de cada época e que críticas à Bildung resultaram desses processos, e o quarto capítulo contém a argumentação acerca do problema da formação com vistas à liberdade do sujeito. O epílogo apresenta as reflexões oriundas da pesquisa com relação à realidade educacional brasileira e à experiência da pesquisadora. Destaca-se que dentro do reconhecimento das antinomias, promover o ideal da liberdade pode ser um legado da Bildung. |
id |
P_RS_13c2824d88cfa76a1c28d4842c981a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3671 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hermann, Nadja Mara AmilibiaCPF:21544778015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4CPF:62966197072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4587783A2Möllmann, Andrea Dorothee Stephan2015-04-14T14:23:12Z2011-04-042011-01-14MÖLLMANN, Andrea Dorothee Stephan. O legado da bildung. 2011. 89 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3671Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430435.pdf: 486157 bytes, checksum: fe45d4162ea30e4d46e3d00a0dd6b94d (MD5) Previous issue date: 2011-01-14Este estudo, de cunho teórico exploratório, situa-se no campo da filosofia da educação, e tematiza a Bildung, formação do idealismo alemão, do período de 1770 a 1830, com vistas aos ideais formativos e como esses se apresentam na contemporaneidade. O problema que se coloca é como se pode pensar a formação com vistas à liberdade do sujeito, dentro do contexto antinômico de emancipação e contingências pós-modernas? A tese apresenta sua estruturação argumentativa em quatro capítulos, sendo o primeiro uma revisão do conceito clássico de Bildung, com referência a Humboldt, Schiller e Hegel; o segundo capítulo, a análise de diagnósticos da época atual com relação à formação; o terceiro, um estudo sobre como a forma de conceber a razão e sua relação com os ideais formativos foi atingida pelos eventos de cada época e que críticas à Bildung resultaram desses processos, e o quarto capítulo contém a argumentação acerca do problema da formação com vistas à liberdade do sujeito. O epílogo apresenta as reflexões oriundas da pesquisa com relação à realidade educacional brasileira e à experiência da pesquisadora. Destaca-se que dentro do reconhecimento das antinomias, promover o ideal da liberdade pode ser um legado da Bildung.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13429/430435.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOLIBERDADEEDUCAÇÃO (FILOSOFIA)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO legado da bildunginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL430435.pdf.jpg430435.pdf.jpgimage/jpeg3012http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3671/3/430435.pdf.jpge2485a9aa348b155b68a8af7aafe4f85MD53TEXT430435.pdf.txt430435.pdf.txttext/plain215891http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3671/2/430435.pdf.txt477b733f70b198b700c48976fd5c5e55MD52ORIGINAL430435.pdfapplication/pdf486157http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3671/1/430435.pdffe45d4162ea30e4d46e3d00a0dd6b94dMD51tede/36712015-04-17 15:54:58.928oai:tede2.pucrs.br:tede/3671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O legado da bildung |
title |
O legado da bildung |
spellingShingle |
O legado da bildung Möllmann, Andrea Dorothee Stephan EDUCAÇÃO LIBERDADE EDUCAÇÃO (FILOSOFIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O legado da bildung |
title_full |
O legado da bildung |
title_fullStr |
O legado da bildung |
title_full_unstemmed |
O legado da bildung |
title_sort |
O legado da bildung |
author |
Möllmann, Andrea Dorothee Stephan |
author_facet |
Möllmann, Andrea Dorothee Stephan |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21544778015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:62966197072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4587783A2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Möllmann, Andrea Dorothee Stephan |
contributor_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO LIBERDADE EDUCAÇÃO (FILOSOFIA) |
topic |
EDUCAÇÃO LIBERDADE EDUCAÇÃO (FILOSOFIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo, de cunho teórico exploratório, situa-se no campo da filosofia da educação, e tematiza a Bildung, formação do idealismo alemão, do período de 1770 a 1830, com vistas aos ideais formativos e como esses se apresentam na contemporaneidade. O problema que se coloca é como se pode pensar a formação com vistas à liberdade do sujeito, dentro do contexto antinômico de emancipação e contingências pós-modernas? A tese apresenta sua estruturação argumentativa em quatro capítulos, sendo o primeiro uma revisão do conceito clássico de Bildung, com referência a Humboldt, Schiller e Hegel; o segundo capítulo, a análise de diagnósticos da época atual com relação à formação; o terceiro, um estudo sobre como a forma de conceber a razão e sua relação com os ideais formativos foi atingida pelos eventos de cada época e que críticas à Bildung resultaram desses processos, e o quarto capítulo contém a argumentação acerca do problema da formação com vistas à liberdade do sujeito. O epílogo apresenta as reflexões oriundas da pesquisa com relação à realidade educacional brasileira e à experiência da pesquisadora. Destaca-se que dentro do reconhecimento das antinomias, promover o ideal da liberdade pode ser um legado da Bildung. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MÖLLMANN, Andrea Dorothee Stephan. O legado da bildung. 2011. 89 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3671 |
identifier_str_mv |
MÖLLMANN, Andrea Dorothee Stephan. O legado da bildung. 2011. 89 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3671/3/430435.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3671/2/430435.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3671/1/430435.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2485a9aa348b155b68a8af7aafe4f85 477b733f70b198b700c48976fd5c5e55 fe45d4162ea30e4d46e3d00a0dd6b94d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295051571200 |