Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Cláudia Novelli de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4363
Resumo: Nesta dissertação, estudaremos o Discurso Organizacional da Cia Zaffari nas suas interfaces com a Comunicação e o Poder. Buscaremos, em especial, a análise da forma como uma organização imprime seu Poder na comunidade onde está inserida, através de seu discurso e ação comunicacionais. Consideradas como elementos-chave na reconfiguração da ordem social, as organizações passam a ser estudadas a partir de um olhar multidimensional que busca contemplar o emaranhado de relações e a Complexidade na qual estão inseridas. Em decorrência das abordagens contemporâneas dos estudos organizacionais e dos desafios encontrados na vida organizacional, a comunicação assume papel de alta relevância. Abraçando o Princípio Sistêmico ou Organizacional, o presente trabalho organizar-se-á a partir da abordagem consolidada no Paradigma da Complexidade, de Morin, destacando os pressupostos do todo e das partes onde, estas interagem para a compreensão da Complexidade dos elementos. Inserimos a Cia Zaffari como o todo e as suas cinco peças gráficas e veiculadas, de títulos: cartaz 20 anos dos Concertos Comunitários Zaffari, anúncio Semana Farroupilha 2008, VT Anjos, VT Natal 2007 e VT Dia das Mães 2007, como recortes ou partes deste todo. Já, a Semiologia, de Barthes, foi escolhida como Técnica Metodológica, resultando numa Pesquisa Semiológica. A fundamentação teórica, a priori, revela a Comunicação, de Morin, juntamente com a subcategoria Cor, de Farina. Aparecem, também, as categorias Sujeito e Organizações, de Morin, Poder, Cultura e Socioleto, de Barthes. Além, da categoria aposteriori, Fait Divers, também de Barthes. Com base em tais pressupostos, teóricos e metodológicos, a Dissertação busca compreender, via Comunicação, como o Discurso Organizacional da Cia Zaffari está imbuído de produção de sentido (verbal e não-verbal) e de aspectos complexos. Além disso, nos permitimos transformar a análise do intangível, que são as falas das peças, em análise científica, dando profundidade para categorias que se encontram e se fundem.
id P_RS_1440f3ad0932e615487541c1c60977f2
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4363
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Roberto JoséCPF:22087168091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3CPF:80406742049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504148P0Macedo, Cláudia Novelli de2015-04-14T14:40:52Z2009-03-062009-01-15MACEDO, Cláudia Novelli de. Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4363Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 409644.pdf: 744100 bytes, checksum: da6ad012650c55a29387826eb7c6ee7c (MD5) Previous issue date: 2009-01-15Nesta dissertação, estudaremos o Discurso Organizacional da Cia Zaffari nas suas interfaces com a Comunicação e o Poder. Buscaremos, em especial, a análise da forma como uma organização imprime seu Poder na comunidade onde está inserida, através de seu discurso e ação comunicacionais. Consideradas como elementos-chave na reconfiguração da ordem social, as organizações passam a ser estudadas a partir de um olhar multidimensional que busca contemplar o emaranhado de relações e a Complexidade na qual estão inseridas. Em decorrência das abordagens contemporâneas dos estudos organizacionais e dos desafios encontrados na vida organizacional, a comunicação assume papel de alta relevância. Abraçando o Princípio Sistêmico ou Organizacional, o presente trabalho organizar-se-á a partir da abordagem consolidada no Paradigma da Complexidade, de Morin, destacando os pressupostos do todo e das partes onde, estas interagem para a compreensão da Complexidade dos elementos. Inserimos a Cia Zaffari como o todo e as suas cinco peças gráficas e veiculadas, de títulos: cartaz 20 anos dos Concertos Comunitários Zaffari, anúncio Semana Farroupilha 2008, VT Anjos, VT Natal 2007 e VT Dia das Mães 2007, como recortes ou partes deste todo. Já, a Semiologia, de Barthes, foi escolhida como Técnica Metodológica, resultando numa Pesquisa Semiológica. A fundamentação teórica, a priori, revela a Comunicação, de Morin, juntamente com a subcategoria Cor, de Farina. Aparecem, também, as categorias Sujeito e Organizações, de Morin, Poder, Cultura e Socioleto, de Barthes. Além, da categoria aposteriori, Fait Divers, também de Barthes. Com base em tais pressupostos, teóricos e metodológicos, a Dissertação busca compreender, via Comunicação, como o Discurso Organizacional da Cia Zaffari está imbuído de produção de sentido (verbal e não-verbal) e de aspectos complexos. Além disso, nos permitimos transformar a análise do intangível, que são as falas das peças, em análise científica, dando profundidade para categorias que se encontram e se fundem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13617/409644.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO SOCIALCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALPUBLICIDADETEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE DO DISCURSOCAMPANHAS PUBLICITÁRIASCOMPLEXIDADEPODERCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffariinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL409644.pdf.jpg409644.pdf.jpgimage/jpeg3419http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4363/3/409644.pdf.jpgd12270b04b71a8a60d99d32da80090d4MD53TEXT409644.pdf.txt409644.pdf.txttext/plain238480http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4363/2/409644.pdf.txt9ec42f2c113cd48702ef31f6adf784acMD52ORIGINAL409644.pdfapplication/pdf744100http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4363/1/409644.pdfda6ad012650c55a29387826eb7c6ee7cMD51tede/43632015-04-30 08:15:41.375oai:tede2.pucrs.br:tede/4363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
title Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
spellingShingle Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
Macedo, Cláudia Novelli de
COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
PUBLICIDADE
TEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE DO DISCURSO
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
COMPLEXIDADE
PODER
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
title_full Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
title_fullStr Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
title_full_unstemmed Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
title_sort Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
author Macedo, Cláudia Novelli de
author_facet Macedo, Cláudia Novelli de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Roberto José
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:22087168091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:80406742049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504148P0
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Cláudia Novelli de
contributor_str_mv Ramos, Roberto José
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
PUBLICIDADE
TEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE DO DISCURSO
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
COMPLEXIDADE
PODER
topic COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
PUBLICIDADE
TEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE DO DISCURSO
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
COMPLEXIDADE
PODER
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Nesta dissertação, estudaremos o Discurso Organizacional da Cia Zaffari nas suas interfaces com a Comunicação e o Poder. Buscaremos, em especial, a análise da forma como uma organização imprime seu Poder na comunidade onde está inserida, através de seu discurso e ação comunicacionais. Consideradas como elementos-chave na reconfiguração da ordem social, as organizações passam a ser estudadas a partir de um olhar multidimensional que busca contemplar o emaranhado de relações e a Complexidade na qual estão inseridas. Em decorrência das abordagens contemporâneas dos estudos organizacionais e dos desafios encontrados na vida organizacional, a comunicação assume papel de alta relevância. Abraçando o Princípio Sistêmico ou Organizacional, o presente trabalho organizar-se-á a partir da abordagem consolidada no Paradigma da Complexidade, de Morin, destacando os pressupostos do todo e das partes onde, estas interagem para a compreensão da Complexidade dos elementos. Inserimos a Cia Zaffari como o todo e as suas cinco peças gráficas e veiculadas, de títulos: cartaz 20 anos dos Concertos Comunitários Zaffari, anúncio Semana Farroupilha 2008, VT Anjos, VT Natal 2007 e VT Dia das Mães 2007, como recortes ou partes deste todo. Já, a Semiologia, de Barthes, foi escolhida como Técnica Metodológica, resultando numa Pesquisa Semiológica. A fundamentação teórica, a priori, revela a Comunicação, de Morin, juntamente com a subcategoria Cor, de Farina. Aparecem, também, as categorias Sujeito e Organizações, de Morin, Poder, Cultura e Socioleto, de Barthes. Além, da categoria aposteriori, Fait Divers, também de Barthes. Com base em tais pressupostos, teóricos e metodológicos, a Dissertação busca compreender, via Comunicação, como o Discurso Organizacional da Cia Zaffari está imbuído de produção de sentido (verbal e não-verbal) e de aspectos complexos. Além disso, nos permitimos transformar a análise do intangível, que são as falas das peças, em análise científica, dando profundidade para categorias que se encontram e se fundem.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-03-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO, Cláudia Novelli de. Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4363
identifier_str_mv MACEDO, Cláudia Novelli de. Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4363/3/409644.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4363/2/409644.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4363/1/409644.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d12270b04b71a8a60d99d32da80090d4
9ec42f2c113cd48702ef31f6adf784ac
da6ad012650c55a29387826eb7c6ee7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765299970441216