Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Elenita dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3511
Resumo: Esta investigação teve como finalidade analisar as concepções de interdisciplinaridade presentes nos discursos e nas práticas dos professores ao longo da construção de um projeto interdisciplinar em uma escola pública de ensino médio. Analisamos as dificuldades enfrentadas pelos professores no decorrer do desenvolvimento do projeto, suas reflexões e desafios, além da atitude dos alunos perante tal abordagem. A meta do projeto foi contribuir para que o grupo de professores participante do estudo superasse a visão simplista, mecânica e descontextualizada das disciplinas, a partir do engajamento no planejamento, construção e avaliação de um projeto interdisciplinar. Este trabalho foi desenvolvido, não apenas a partir das reflexões sobre a interdisciplinaridade e suas possibilidades teóricas, mas da prática e da vivência de um projeto interdisciplinar. O projeto foi desenvolvido com alunos do 3ª série do Ensino Médio do turno noturno, durante o período de um ano letivo, denominou-se "Ler, Escrever e Compreender" e envolveu professores de Biologia, Educação Física, Ensino Religioso, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química. Apesar de inicialmente dispostos a se envolverem em propostas inovadoras e de acreditarem que uma abordagem interdisciplinar faria com que os alunos tivessem maior motivação, os professores interpretavam inicialmente a prática interdisciplinar como uma ação individual. Com o desenrolar do projeto, as mudanças nos discursos e nas práticas dos professores foram significativas, superando as dificuldades iniciais relacionadas com o rompimento de barreiras contra as críticas e inseguranças. Os professores passaram a assumir um papel inovador e questionador, tornando o aluno parceiro do processo, com aumento da afetividade do grupo.
id P_RS_15aaf3c6c0de15ecb84046128cd8abab
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3511
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Silva, Ana Maria Marques daCPF:04660165817http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7CPF:61515302091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733578T0Miranda, Elenita dos Santos2015-04-14T14:13:14Z2007-07-052007-03-30MIRANDA, Elenita dos Santos. Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3511Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391319.pdf: 1611344 bytes, checksum: 75a68bb3b56e521d1e9e680c00a01813 (MD5) Previous issue date: 2007-03-30Esta investigação teve como finalidade analisar as concepções de interdisciplinaridade presentes nos discursos e nas práticas dos professores ao longo da construção de um projeto interdisciplinar em uma escola pública de ensino médio. Analisamos as dificuldades enfrentadas pelos professores no decorrer do desenvolvimento do projeto, suas reflexões e desafios, além da atitude dos alunos perante tal abordagem. A meta do projeto foi contribuir para que o grupo de professores participante do estudo superasse a visão simplista, mecânica e descontextualizada das disciplinas, a partir do engajamento no planejamento, construção e avaliação de um projeto interdisciplinar. Este trabalho foi desenvolvido, não apenas a partir das reflexões sobre a interdisciplinaridade e suas possibilidades teóricas, mas da prática e da vivência de um projeto interdisciplinar. O projeto foi desenvolvido com alunos do 3ª série do Ensino Médio do turno noturno, durante o período de um ano letivo, denominou-se "Ler, Escrever e Compreender" e envolveu professores de Biologia, Educação Física, Ensino Religioso, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química. Apesar de inicialmente dispostos a se envolverem em propostas inovadoras e de acreditarem que uma abordagem interdisciplinar faria com que os alunos tivessem maior motivação, os professores interpretavam inicialmente a prática interdisciplinar como uma ação individual. Com o desenrolar do projeto, as mudanças nos discursos e nas práticas dos professores foram significativas, superando as dificuldades iniciais relacionadas com o rompimento de barreiras contra as críticas e inseguranças. Os professores passaram a assumir um papel inovador e questionador, tornando o aluno parceiro do processo, com aumento da afetividade do grupo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12755/391319.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaENSINO MÉDIOINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOReflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL391319.pdf.jpg391319.pdf.jpgimage/jpeg4018http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3511/3/391319.pdf.jpgd2e47f1fd508c51891e7223cde673776MD53TEXT391319.pdf.txt391319.pdf.txttext/plain227412http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3511/2/391319.pdf.txtd12835f15e5ceaf0afc1c02c56c0a299MD52ORIGINAL391319.pdfapplication/pdf1611344http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3511/1/391319.pdf75a68bb3b56e521d1e9e680c00a01813MD51tede/35112015-04-17 15:59:58.842oai:tede2.pucrs.br:tede/3511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
title Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
spellingShingle Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
Miranda, Elenita dos Santos
ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
title_full Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
title_fullStr Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
title_full_unstemmed Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
title_sort Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio
author Miranda, Elenita dos Santos
author_facet Miranda, Elenita dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ana Maria Marques da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:04660165817
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:61515302091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733578T0
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Elenita dos Santos
contributor_str_mv Silva, Ana Maria Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
topic ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta investigação teve como finalidade analisar as concepções de interdisciplinaridade presentes nos discursos e nas práticas dos professores ao longo da construção de um projeto interdisciplinar em uma escola pública de ensino médio. Analisamos as dificuldades enfrentadas pelos professores no decorrer do desenvolvimento do projeto, suas reflexões e desafios, além da atitude dos alunos perante tal abordagem. A meta do projeto foi contribuir para que o grupo de professores participante do estudo superasse a visão simplista, mecânica e descontextualizada das disciplinas, a partir do engajamento no planejamento, construção e avaliação de um projeto interdisciplinar. Este trabalho foi desenvolvido, não apenas a partir das reflexões sobre a interdisciplinaridade e suas possibilidades teóricas, mas da prática e da vivência de um projeto interdisciplinar. O projeto foi desenvolvido com alunos do 3ª série do Ensino Médio do turno noturno, durante o período de um ano letivo, denominou-se "Ler, Escrever e Compreender" e envolveu professores de Biologia, Educação Física, Ensino Religioso, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química. Apesar de inicialmente dispostos a se envolverem em propostas inovadoras e de acreditarem que uma abordagem interdisciplinar faria com que os alunos tivessem maior motivação, os professores interpretavam inicialmente a prática interdisciplinar como uma ação individual. Com o desenrolar do projeto, as mudanças nos discursos e nas práticas dos professores foram significativas, superando as dificuldades iniciais relacionadas com o rompimento de barreiras contra as críticas e inseguranças. Os professores passaram a assumir um papel inovador e questionador, tornando o aluno parceiro do processo, com aumento da afetividade do grupo.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Elenita dos Santos. Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3511
identifier_str_mv MIRANDA, Elenita dos Santos. Reflexões e desafios na construção de um projeto interdisciplinar no ensino médio. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3511/3/391319.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3511/2/391319.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3511/1/391319.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2e47f1fd508c51891e7223cde673776
d12835f15e5ceaf0afc1c02c56c0a299
75a68bb3b56e521d1e9e680c00a01813
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293774405632