Rumos da formação de professores além da fronteira : identidades e diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martínez, Mirna Susana Vieira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3563
Resumo: Esta tese versa sobre o processo de formação de professores na fronteira Rivera-Livramento, na perspectiva da Educação Comparada, partindo da problematização em torno de: Como os professores e alunos dos cursos de formação de professores dos dois países percebem o seu processo de formação, suas identidades e diferenças? Entre as metas traçadas no início deste estudo estava a de elaborar critérios para interpretar as semelhanças e ou diferenças os sistemas educacionais dos dois países. A pesquisa amparada no paradigma naturalístico, construtivista se caracterizou como um Estudo de Caso. O objetivo presente foi o de buscar compreender os processos vividos pelos professores responsáveis pela formação de docentes nas duas realidades, os seus percursos acadêmicos, anseios e práticas efetivas desenvolvidas em sala de aula, bem como, conhecer as experiências didáticas significativas percorridas pelos alunos em formação Pretendeu-se, também, saber quais os processos que mobilizaram os participantes para atingir os seus saberes docentes, na busca da excelência pedagógica. Enfim, desejou-se, em termos educacionais, como as suas identidades são constituídas nesta fronteira, que perfis apresentam e como essa territorialidade respeita as identidades dos profissionais de cada país e com isso contribuir para a educação no Mercosul. O referencial teórico procurou alargar a compreensão sobre os fundamentos que sustentam a educação de professores, especificação das peculiaridades educacionais de cada país e as estratégias utilizadas para a construção das suas identidades profissionais. No que se refere ao processo de formação de professores foram analisados as concepções de teóricos como Freire (1987, 1996), Franco (2003), Nóvoa (2002),Vasconcellos (2002), Tardiff (2002, 2003) Schön (2002) entre outros. Já, quanto às identidades os teóricos que deram base as discussões foram principalmente Hall (2000, 2002), Giddens (1997, 2002), Baumann (2002, 2003, 2005). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos e observações, em sala de aula, das instituições de formação de professores dos dois países, na região de fronteira. Ainda, se analisou documentos oficiais e planos de estudos. Estes dados foram estudados por meio da análise textual. Os resultados revelaram, no primeiro documento, que os professores uruguaios apresentam para a instituição uma proposta de ensino inovadora, calcada na formação, além de um núcleo básico com ênfase no desenvolvimento cognitivo. Eles mantêm regime de dedicação exclusiva, enquanto, que os brasileiros têm regime horista e apelam por um regime integral. O foco de preocupação se distancia, o primeiro grupo está mais voltado à qualidade da formação, enquanto que o segundo aponta para a flexibilidade das ações pedagógicas. Além disso, das entrevistas e as observações emergiram as categorias seguintes: processo de formação; influências da região de fronteira na formação; diferenças no modelo de formação Uruguai-Brasil e desafios na formação docente. Neste sentido, foi possível perceber diferenças estruturais nos modelos de formação, no Uruguai um modelo mais centralizado, com diretrizes gerais emanadas dos órgãos gestores e com uma estrutura mais rígida. O modelo dos Cerps, funcionando a dez anos na cidade de Rivera/Uruguai, busca uma proposta de formação diferente, com o objetivo de contribuir com a eqüidade social no acesso aos estudos através de um sistema de bolsas integrais com alojamento, para alunos do interior, alimentação e transporte escolar, no intuito de iniciar uma política de descentralização estatal, no qual se busca a excelência pedagógica e o atendimento à diversidade regional. Na instituição do Brasil, uma universidade comunitária com o delineamento de um projeto político pedagógico que atende as Diretrizes Curriculares Nacionais, de grau universitário, mas mais flexível para atender as características regionais, com maior poder de autonomia que a instituição do Uruguai. A questão da identidade está presente no processo de formação profissional dos professores entrevistados, dando-lhes um plus que carregam em todos os seus percursos pessoais e profissionais. A influência da cultura bilíngüe os auxilia na compreensão de referenciais teóricos mais abrangentes, caracterizando-os como um diferencial positivo, e com o significado de uma representação de uma terceira identidade. Os grandes desafios que devem ser enfrentados na formação docente no intuito da integração regional estão o sistema de equivalência do grau universitário, a validação de títulos, a carga horária das licenciaturas e as propostas de integração efetivas entre as instituições.
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O objetivo presente foi o de buscar compreender os processos vividos pelos professores responsáveis pela formação de docentes nas duas realidades, os seus percursos acadêmicos, anseios e práticas efetivas desenvolvidas em sala de aula, bem como, conhecer as experiências didáticas significativas percorridas pelos alunos em formação Pretendeu-se, também, saber quais os processos que mobilizaram os participantes para atingir os seus saberes docentes, na busca da excelência pedagógica. Enfim, desejou-se, em termos educacionais, como as suas identidades são constituídas nesta fronteira, que perfis apresentam e como essa territorialidade respeita as identidades dos profissionais de cada país e com isso contribuir para a educação no Mercosul. O referencial teórico procurou alargar a compreensão sobre os fundamentos que sustentam a educação de professores, especificação das peculiaridades educacionais de cada país e as estratégias utilizadas para a construção das suas identidades profissionais. No que se refere ao processo de formação de professores foram analisados as concepções de teóricos como Freire (1987, 1996), Franco (2003), Nóvoa (2002),Vasconcellos (2002), Tardiff (2002, 2003) Schön (2002) entre outros. Já, quanto às identidades os teóricos que deram base as discussões foram principalmente Hall (2000, 2002), Giddens (1997, 2002), Baumann (2002, 2003, 2005). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos e observações, em sala de aula, das instituições de formação de professores dos dois países, na região de fronteira. Ainda, se analisou documentos oficiais e planos de estudos. Estes dados foram estudados por meio da análise textual. 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