Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Flávia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139
Resumo: A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.
id UFPR-4_0128cc3ad49ed236326b9cf3be176aa9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49139
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democráticaEducaçãoFormação de professores; experiência educativa; emancipação profissional.EducaçãoA formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.UFPRVieira, Flávia2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-1011984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139/31738https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139/32714Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:33:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/49139Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:33:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
title Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
spellingShingle Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
Vieira, Flávia
Educação
Formação de professores; experiência educativa; emancipação profissional.
Educação
title_short Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
title_full Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
title_fullStr Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
title_full_unstemmed Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
title_sort Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
author Vieira, Flávia
author_facet Vieira, Flávia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores; experiência educativa; emancipação profissional.
Educação
topic Educação
Formação de professores; experiência educativa; emancipação profissional.
Educação
description A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139/31738
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139/32714
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 85-101
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898181042176