Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viecili, Cláudia Regina Confortin
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3340
Resumo: Esta dissertação apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta diferenciada de ensino que faculta, ao aluno, ser agente na construção do conhecimento, superando, com motivação e descontração, as dificuldades que a Matemática apresenta. Constitui-se uma pesquisa realizada com alunos da sétima série do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Marau/RS. Questionou-se como o emprego da Modelagem pode auxiliar na aprendizagem matemática, fazendo com que os alunos gostem dessa disciplina, mudem suas concepções negativas com relação a ela e percebam a sua importância no dia-a-dia. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e descritiva, enfocando o cotidiano, com a criação de modelos. Foram feitas observações das atividades desenvolvidas. Após a aplicação da Modelagem foi realizada a avaliação com os alunos envolvidos na pesquisa, quando se pôde perceber a mudança de concepções com relação à Matemática, bem como de interesse e motivação em trabalhar com Modelagem.
id P_RS_22a5e1eef7f05c033849a9bff3f52f44
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3340
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Hillebrand, VicenteCPF:06543260963http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3CPF:44061005049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713909D6Viecili, Cláudia Regina Confortin2015-04-14T14:12:28Z2006-11-292006-05-05VIECILI, Cláudia Regina Confortin. Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3340Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 380369.pdf: 8730229 bytes, checksum: ce86bf9fa419b4dac31dd9187bcc63e8 (MD5) Previous issue date: 2006-05-05Esta dissertação apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta diferenciada de ensino que faculta, ao aluno, ser agente na construção do conhecimento, superando, com motivação e descontração, as dificuldades que a Matemática apresenta. Constitui-se uma pesquisa realizada com alunos da sétima série do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Marau/RS. Questionou-se como o emprego da Modelagem pode auxiliar na aprendizagem matemática, fazendo com que os alunos gostem dessa disciplina, mudem suas concepções negativas com relação a ela e percebam a sua importância no dia-a-dia. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e descritiva, enfocando o cotidiano, com a criação de modelos. Foram feitas observações das atividades desenvolvidas. Após a aplicação da Modelagem foi realizada a avaliação com os alunos envolvidos na pesquisa, quando se pôde perceber a mudança de concepções com relação à Matemática, bem como de interesse e motivação em trabalhar com Modelagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12715/380369.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOMATEMÁTICA - ENSINOMODELOS MATEMÁTICOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOModelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL380369.pdf.jpg380369.pdf.jpgimage/jpeg3664http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3340/3/380369.pdf.jpgd9c6e34cd563a1171e3023e79e66ead5MD53TEXT380369.pdf.txt380369.pdf.txttext/plain104921http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3340/2/380369.pdf.txt811ede46e70b8c9c745bb4d8f278ba2aMD52ORIGINAL380369.pdfapplication/pdf8730229http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3340/1/380369.pdfce86bf9fa419b4dac31dd9187bcc63e8MD51tede/33402015-04-17 15:59:58.707oai:tede2.pucrs.br:tede/3340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática
title Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática
spellingShingle Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática
Viecili, Cláudia Regina Confortin
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
MODELOS MATEMÁTICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática
title_full Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática
title_fullStr Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática
title_full_unstemmed Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática
title_sort Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática
author Viecili, Cláudia Regina Confortin
author_facet Viecili, Cláudia Regina Confortin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hillebrand, Vicente
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:06543260963
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:44061005049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713909D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Viecili, Cláudia Regina Confortin
contributor_str_mv Hillebrand, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
MODELOS MATEMÁTICOS
topic EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
MODELOS MATEMÁTICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta diferenciada de ensino que faculta, ao aluno, ser agente na construção do conhecimento, superando, com motivação e descontração, as dificuldades que a Matemática apresenta. Constitui-se uma pesquisa realizada com alunos da sétima série do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Marau/RS. Questionou-se como o emprego da Modelagem pode auxiliar na aprendizagem matemática, fazendo com que os alunos gostem dessa disciplina, mudem suas concepções negativas com relação a ela e percebam a sua importância no dia-a-dia. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e descritiva, enfocando o cotidiano, com a criação de modelos. Foram feitas observações das atividades desenvolvidas. Após a aplicação da Modelagem foi realizada a avaliação com os alunos envolvidos na pesquisa, quando se pôde perceber a mudança de concepções com relação à Matemática, bem como de interesse e motivação em trabalhar com Modelagem.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-11-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIECILI, Cláudia Regina Confortin. Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3340
identifier_str_mv VIECILI, Cláudia Regina Confortin. Modelagem matemática : uma proposta para o ensino da matemática. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3340/3/380369.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3340/2/380369.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3340/1/380369.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9c6e34cd563a1171e3023e79e66ead5
811ede46e70b8c9c745bb4d8f278ba2a
ce86bf9fa419b4dac31dd9187bcc63e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292911427584