Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Stropper da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos alunos de duas turmas de primeira série do ensino médio de um colégio de Porto Alegre, RS. A temática explorada é a Modelagem Matemática enquanto estratégia alternativa para o ensino e aprendizagem da Matemática. Procurou-se investigar como as aprendizagens dos alunos de ensino médio podem ser construídas por meio de atividades que seguem o princípio da Modelagem, investigando vantagens e desvantagens deste tipo de proposta. Tendo em vista que o problema de pesquisa foi examinado no contexto em que se insere, o estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa compreensiva. Para a análise, foram utilizados questionários, trabalhos produzidos pelos próprios alunos e depoimentos que ocorreram no seminário integrador
id P_RS_7e5640a8b6f533c86e3b0687a6443406
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3503
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:95594442049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262652J8Silva, Luciano Stropper da2015-04-14T14:13:12Z2007-06-142007-03-23SILVA, Luciano Stropper da. Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391141.pdf: 1527283 bytes, checksum: f7ed8863df46dd070904c2b998e514e6 (MD5) Previous issue date: 2007-03-23Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos alunos de duas turmas de primeira série do ensino médio de um colégio de Porto Alegre, RS. A temática explorada é a Modelagem Matemática enquanto estratégia alternativa para o ensino e aprendizagem da Matemática. Procurou-se investigar como as aprendizagens dos alunos de ensino médio podem ser construídas por meio de atividades que seguem o princípio da Modelagem, investigando vantagens e desvantagens deste tipo de proposta. Tendo em vista que o problema de pesquisa foi examinado no contexto em que se insere, o estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa compreensiva. Para a análise, foram utilizados questionários, trabalhos produzidos pelos próprios alunos e depoimentos que ocorreram no seminário integradorapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12735/391141.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO - MATEMÁTICAMODELOS MATEMÁTICOSMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOModelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL391141.pdf.jpg391141.pdf.jpgimage/jpeg2909http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/3/391141.pdf.jpga67d4e262e29844e39e4fcdd7d9f9915MD53TEXT391141.pdf.txt391141.pdf.txttext/plain65989http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/2/391141.pdf.txt8fe47da8ec3fd8131aadf2d96baf786dMD52ORIGINAL391141.pdfapplication/pdf1527283http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/1/391141.pdff7ed8863df46dd070904c2b998e514e6MD51tede/35032015-04-17 15:59:58.775oai:tede2.pucrs.br:tede/3503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
title Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
spellingShingle Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
Silva, Luciano Stropper da
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MODELOS MATEMÁTICOS
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
title_full Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
title_fullStr Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
title_full_unstemmed Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
title_sort Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
author Silva, Luciano Stropper da
author_facet Silva, Luciano Stropper da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portanova, Ruth
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16876504034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:95594442049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262652J8
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Stropper da
contributor_str_mv Portanova, Ruth
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MODELOS MATEMÁTICOS
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
topic EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MODELOS MATEMÁTICOS
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos alunos de duas turmas de primeira série do ensino médio de um colégio de Porto Alegre, RS. A temática explorada é a Modelagem Matemática enquanto estratégia alternativa para o ensino e aprendizagem da Matemática. Procurou-se investigar como as aprendizagens dos alunos de ensino médio podem ser construídas por meio de atividades que seguem o princípio da Modelagem, investigando vantagens e desvantagens deste tipo de proposta. Tendo em vista que o problema de pesquisa foi examinado no contexto em que se insere, o estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa compreensiva. Para a análise, foram utilizados questionários, trabalhos produzidos pelos próprios alunos e depoimentos que ocorreram no seminário integrador
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luciano Stropper da. Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503
identifier_str_mv SILVA, Luciano Stropper da. Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/3/391141.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/2/391141.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/1/391141.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a67d4e262e29844e39e4fcdd7d9f9915
8fe47da8ec3fd8131aadf2d96baf786d
f7ed8863df46dd070904c2b998e514e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293753434112