Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos alunos de duas turmas de primeira série do ensino médio de um colégio de Porto Alegre, RS. A temática explorada é a Modelagem Matemática enquanto estratégia alternativa para o ensino e aprendizagem da Matemática. Procurou-se investigar como as aprendizagens dos alunos de ensino médio podem ser construídas por meio de atividades que seguem o princípio da Modelagem, investigando vantagens e desvantagens deste tipo de proposta. Tendo em vista que o problema de pesquisa foi examinado no contexto em que se insere, o estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa compreensiva. Para a análise, foram utilizados questionários, trabalhos produzidos pelos próprios alunos e depoimentos que ocorreram no seminário integrador |
id |
P_RS_7e5640a8b6f533c86e3b0687a6443406 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3503 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:95594442049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262652J8Silva, Luciano Stropper da2015-04-14T14:13:12Z2007-06-142007-03-23SILVA, Luciano Stropper da. Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391141.pdf: 1527283 bytes, checksum: f7ed8863df46dd070904c2b998e514e6 (MD5) Previous issue date: 2007-03-23Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos alunos de duas turmas de primeira série do ensino médio de um colégio de Porto Alegre, RS. A temática explorada é a Modelagem Matemática enquanto estratégia alternativa para o ensino e aprendizagem da Matemática. Procurou-se investigar como as aprendizagens dos alunos de ensino médio podem ser construídas por meio de atividades que seguem o princípio da Modelagem, investigando vantagens e desvantagens deste tipo de proposta. Tendo em vista que o problema de pesquisa foi examinado no contexto em que se insere, o estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa compreensiva. Para a análise, foram utilizados questionários, trabalhos produzidos pelos próprios alunos e depoimentos que ocorreram no seminário integradorapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12735/391141.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO - MATEMÁTICAMODELOS MATEMÁTICOSMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOModelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL391141.pdf.jpg391141.pdf.jpgimage/jpeg2909http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/3/391141.pdf.jpga67d4e262e29844e39e4fcdd7d9f9915MD53TEXT391141.pdf.txt391141.pdf.txttext/plain65989http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/2/391141.pdf.txt8fe47da8ec3fd8131aadf2d96baf786dMD52ORIGINAL391141.pdfapplication/pdf1527283http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/1/391141.pdff7ed8863df46dd070904c2b998e514e6MD51tede/35032015-04-17 15:59:58.775oai:tede2.pucrs.br:tede/3503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio |
title |
Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio |
spellingShingle |
Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio Silva, Luciano Stropper da EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MODELOS MATEMÁTICOS MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio |
title_full |
Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio |
title_fullStr |
Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio |
title_sort |
Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio |
author |
Silva, Luciano Stropper da |
author_facet |
Silva, Luciano Stropper da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16876504034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:95594442049 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262652J8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciano Stropper da |
contributor_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MODELOS MATEMÁTICOS MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM |
topic |
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MODELOS MATEMÁTICOS MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos alunos de duas turmas de primeira série do ensino médio de um colégio de Porto Alegre, RS. A temática explorada é a Modelagem Matemática enquanto estratégia alternativa para o ensino e aprendizagem da Matemática. Procurou-se investigar como as aprendizagens dos alunos de ensino médio podem ser construídas por meio de atividades que seguem o princípio da Modelagem, investigando vantagens e desvantagens deste tipo de proposta. Tendo em vista que o problema de pesquisa foi examinado no contexto em que se insere, o estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa compreensiva. Para a análise, foram utilizados questionários, trabalhos produzidos pelos próprios alunos e depoimentos que ocorreram no seminário integrador |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-14 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Luciano Stropper da. Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luciano Stropper da. Modelagem matemática, ensino e pesquisa : uma experiência no ensino médio. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/3/391141.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/2/391141.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3503/1/391141.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a67d4e262e29844e39e4fcdd7d9f9915 8fe47da8ec3fd8131aadf2d96baf786d f7ed8863df46dd070904c2b998e514e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293753434112 |