O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2172 |
Resumo: | Considering the action-adventure and RPG (with elements from the genre shooter) video games as transpositions of dramatic representation (the role playing), this Master's thesis aims to analyze the game as a virtual media for simulation and as a contemporary form of art, bringing forth a new possible model to the reception of artwork, the game itself being a form of art. Thus, the game is taken as an anthropological phenomenon, producing a new perspective of thinking created not only by the game, but also for all media related to computers (ubiquitous media). In this sense, the concepts of drama will be reviewed, especially the elements focused on dramatic play that takes place in the staging, and on game, moving to the reflections on the implementation of the non-virtual system of games to the virtual environment, and also the points of contact and of withdraw between them, namely, the character/avatar, particularly, with theoretical application to the selected games: Lara Croft: Tomb Raider and Fallout 3. |
id |
P_RS_3380fd0f33d6761333d3c21778876dcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2172 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bellei, Sérgio Luiz Pradohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783526T8CPF:80740880063http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241509T1Silva, Aline Conceição Job da2015-04-14T13:39:17Z2014-09-192012-01-13SILVA, Aline Conceição Job da. O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2172Considering the action-adventure and RPG (with elements from the genre shooter) video games as transpositions of dramatic representation (the role playing), this Master's thesis aims to analyze the game as a virtual media for simulation and as a contemporary form of art, bringing forth a new possible model to the reception of artwork, the game itself being a form of art. Thus, the game is taken as an anthropological phenomenon, producing a new perspective of thinking created not only by the game, but also for all media related to computers (ubiquitous media). In this sense, the concepts of drama will be reviewed, especially the elements focused on dramatic play that takes place in the staging, and on game, moving to the reflections on the implementation of the non-virtual system of games to the virtual environment, and also the points of contact and of withdraw between them, namely, the character/avatar, particularly, with theoretical application to the selected games: Lara Croft: Tomb Raider and Fallout 3.Tomando os videogames dos gêneros action-adventure e RPG (com elementos do gênero shooter) como uma transposição da representação dramática (o role-playing), esta dissertação de Mestrado propõe-se a analisar o jogo virtual em computador e console como mídia simulatória e forma contemporânea de arte, engendrando um novo modelo possível de recepção da obra de arte, sendo o próprio jogo arte. Dessa forma, o jogo coloca-se como um fenômeno antropológico, produzindo uma nova perspectiva de pensamento criada não somente pelo videogame, mas também por todas as mídias ligadas aos computadores (mídias ubíquas). Nesse sentido, serão revistos os conceitos de drama, especialmente os elementos centrados no jogo dramático que se realiza na encenação, e de jogo, passando para reflexões sobre a transposição do sistema dos jogos não virtuais para o ambiente virtual, e, ainda, os pontos de contato e afastamento entre os dois, a saber, a de personagem/avatar particularmente, com aplicação dos pressupostos teóricos nos jogos de Lara Croft: Tomb Raider e Fallout 3.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 461412.pdf: 1572028 bytes, checksum: b1366795c58bfa836116f8f5ed5448ae (MD5) Previous issue date: 2012-01-13application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10032/461412.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasJOGOS ELETRÔNICOSRPG (JOGOS)VÍDEO GAMEDRAMA - HISTÓRIA E CRÍTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL461412.pdf.jpg461412.pdf.jpgimage/jpeg3345http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/3/461412.pdf.jpgc2db974dce20359159cbbbb59e829ff0MD53TEXT461412.pdf.txt461412.pdf.txttext/plain260499http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/2/461412.pdf.txt8d34f63be54e244f937c4ccf578c70afMD52ORIGINAL461412.pdfapplication/pdf1572028http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/1/461412.pdfb1366795c58bfa836116f8f5ed5448aeMD51tede/21722015-04-17 16:57:03.094oai:tede2.pucrs.br:tede/2172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva |
title |
O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva |
spellingShingle |
O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva Silva, Aline Conceição Job da JOGOS ELETRÔNICOS RPG (JOGOS) VÍDEO GAME DRAMA - HISTÓRIA E CRÍTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva |
title_full |
O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva |
title_fullStr |
O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva |
title_full_unstemmed |
O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva |
title_sort |
O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva |
author |
Silva, Aline Conceição Job da |
author_facet |
Silva, Aline Conceição Job da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bellei, Sérgio Luiz Prado |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783526T8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:80740880063 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241509T1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Conceição Job da |
contributor_str_mv |
Bellei, Sérgio Luiz Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
JOGOS ELETRÔNICOS RPG (JOGOS) VÍDEO GAME DRAMA - HISTÓRIA E CRÍTICA |
topic |
JOGOS ELETRÔNICOS RPG (JOGOS) VÍDEO GAME DRAMA - HISTÓRIA E CRÍTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Considering the action-adventure and RPG (with elements from the genre shooter) video games as transpositions of dramatic representation (the role playing), this Master's thesis aims to analyze the game as a virtual media for simulation and as a contemporary form of art, bringing forth a new possible model to the reception of artwork, the game itself being a form of art. Thus, the game is taken as an anthropological phenomenon, producing a new perspective of thinking created not only by the game, but also for all media related to computers (ubiquitous media). In this sense, the concepts of drama will be reviewed, especially the elements focused on dramatic play that takes place in the staging, and on game, moving to the reflections on the implementation of the non-virtual system of games to the virtual environment, and also the points of contact and of withdraw between them, namely, the character/avatar, particularly, with theoretical application to the selected games: Lara Croft: Tomb Raider and Fallout 3. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-01-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:39:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Aline Conceição Job da. O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2172 |
identifier_str_mv |
SILVA, Aline Conceição Job da. O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/3/461412.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/2/461412.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/1/461412.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2db974dce20359159cbbbb59e829ff0 8d34f63be54e244f937c4ccf578c70af b1366795c58bfa836116f8f5ed5448ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765284706320384 |