O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Conceição Job da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2172
Resumo: Considering the action-adventure and RPG (with elements from the genre shooter) video games as transpositions of dramatic representation (the role playing), this Master's thesis aims to analyze the game as a virtual media for simulation and as a contemporary form of art, bringing forth a new possible model to the reception of artwork, the game itself being a form of art. Thus, the game is taken as an anthropological phenomenon, producing a new perspective of thinking created not only by the game, but also for all media related to computers (ubiquitous media). In this sense, the concepts of drama will be reviewed, especially the elements focused on dramatic play that takes place in the staging, and on game, moving to the reflections on the implementation of the non-virtual system of games to the virtual environment, and also the points of contact and of withdraw between them, namely, the character/avatar, particularly, with theoretical application to the selected games: Lara Croft: Tomb Raider and Fallout 3.
id P_RS_3380fd0f33d6761333d3c21778876dcd
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2172
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Bellei, Sérgio Luiz Pradohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783526T8CPF:80740880063http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241509T1Silva, Aline Conceição Job da2015-04-14T13:39:17Z2014-09-192012-01-13SILVA, Aline Conceição Job da. O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2172Considering the action-adventure and RPG (with elements from the genre shooter) video games as transpositions of dramatic representation (the role playing), this Master's thesis aims to analyze the game as a virtual media for simulation and as a contemporary form of art, bringing forth a new possible model to the reception of artwork, the game itself being a form of art. Thus, the game is taken as an anthropological phenomenon, producing a new perspective of thinking created not only by the game, but also for all media related to computers (ubiquitous media). In this sense, the concepts of drama will be reviewed, especially the elements focused on dramatic play that takes place in the staging, and on game, moving to the reflections on the implementation of the non-virtual system of games to the virtual environment, and also the points of contact and of withdraw between them, namely, the character/avatar, particularly, with theoretical application to the selected games: Lara Croft: Tomb Raider and Fallout 3.Tomando os videogames dos gêneros action-adventure e RPG (com elementos do gênero shooter) como uma transposição da representação dramática (o role-playing), esta dissertação de Mestrado propõe-se a analisar o jogo virtual em computador e console como mídia simulatória e forma contemporânea de arte, engendrando um novo modelo possível de recepção da obra de arte, sendo o próprio jogo arte. Dessa forma, o jogo coloca-se como um fenômeno antropológico, produzindo uma nova perspectiva de pensamento criada não somente pelo videogame, mas também por todas as mídias ligadas aos computadores (mídias ubíquas). Nesse sentido, serão revistos os conceitos de drama, especialmente os elementos centrados no jogo dramático que se realiza na encenação, e de jogo, passando para reflexões sobre a transposição do sistema dos jogos não virtuais para o ambiente virtual, e, ainda, os pontos de contato e afastamento entre os dois, a saber, a de personagem/avatar particularmente, com aplicação dos pressupostos teóricos nos jogos de Lara Croft: Tomb Raider e Fallout 3.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 461412.pdf: 1572028 bytes, checksum: b1366795c58bfa836116f8f5ed5448ae (MD5) Previous issue date: 2012-01-13application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10032/461412.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasJOGOS ELETRÔNICOSRPG (JOGOS)VÍDEO GAMEDRAMA - HISTÓRIA E CRÍTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL461412.pdf.jpg461412.pdf.jpgimage/jpeg3345http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/3/461412.pdf.jpgc2db974dce20359159cbbbb59e829ff0MD53TEXT461412.pdf.txt461412.pdf.txttext/plain260499http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/2/461412.pdf.txt8d34f63be54e244f937c4ccf578c70afMD52ORIGINAL461412.pdfapplication/pdf1572028http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/1/461412.pdfb1366795c58bfa836116f8f5ed5448aeMD51tede/21722015-04-17 16:57:03.094oai:tede2.pucrs.br:tede/2172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
title O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
spellingShingle O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
Silva, Aline Conceição Job da
JOGOS ELETRÔNICOS
RPG (JOGOS)
VÍDEO GAME
DRAMA - HISTÓRIA E CRÍTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
title_full O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
title_fullStr O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
title_full_unstemmed O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
title_sort O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva
author Silva, Aline Conceição Job da
author_facet Silva, Aline Conceição Job da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bellei, Sérgio Luiz Prado
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783526T8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:80740880063
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241509T1
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Conceição Job da
contributor_str_mv Bellei, Sérgio Luiz Prado
dc.subject.por.fl_str_mv JOGOS ELETRÔNICOS
RPG (JOGOS)
VÍDEO GAME
DRAMA - HISTÓRIA E CRÍTICA
topic JOGOS ELETRÔNICOS
RPG (JOGOS)
VÍDEO GAME
DRAMA - HISTÓRIA E CRÍTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Considering the action-adventure and RPG (with elements from the genre shooter) video games as transpositions of dramatic representation (the role playing), this Master's thesis aims to analyze the game as a virtual media for simulation and as a contemporary form of art, bringing forth a new possible model to the reception of artwork, the game itself being a form of art. Thus, the game is taken as an anthropological phenomenon, producing a new perspective of thinking created not only by the game, but also for all media related to computers (ubiquitous media). In this sense, the concepts of drama will be reviewed, especially the elements focused on dramatic play that takes place in the staging, and on game, moving to the reflections on the implementation of the non-virtual system of games to the virtual environment, and also the points of contact and of withdraw between them, namely, the character/avatar, particularly, with theoretical application to the selected games: Lara Croft: Tomb Raider and Fallout 3.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-13
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Aline Conceição Job da. O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2172
identifier_str_mv SILVA, Aline Conceição Job da. O videogame como desejo de simulação : dois gêneros de jogos virtuais em perspectiva. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/3/461412.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/2/461412.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2172/1/461412.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2db974dce20359159cbbbb59e829ff0
8d34f63be54e244f937c4ccf578c70af
b1366795c58bfa836116f8f5ed5448ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765284706320384