Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Resende, Adriana Torquato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa se justifica porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino.
id METO-3_cb4c629ec8216aae2b61ccbfc5a260a1
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3114
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamentalEducaçãoPrática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental.O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa se justifica porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino.Universidade Metodista de PiracicabaTancredi, Regina Maria Simões PuccinelliResende, Adriana Torquato2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/311410.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p181-198Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 181-1982238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114/1932AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T12:53:10Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3114Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-09-11T12:53:10Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
title Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Educação
Prática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental.
title_short Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
author Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
author_facet Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Resende, Adriana Torquato
author_role author
author2 Resende, Adriana Torquato
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Resende, Adriana Torquato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Prática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental.
topic Educação
Prática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental.
description O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa se justifica porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p181-198
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p181-198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114/1932
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 181-198
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020018561024