Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Amaral da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5559
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo o estudo da lealdade do consumidor, tema este de grande relevância e atualidade no meio acadêmico, o qual possui uma quantidade expressiva de pesquisas, bem como no meio empresarial, por representar uma das principais metas das empresas que é a construção de relacionamentos de longo prazo com os seus consumidores. O estudo fundamenta-se na teoria do marketing de relacionamento e tem por objetivo o teste de um modelo teórico proposto por Johnson, Herrmann e Huber (2006), o qual sofreu modificações através da inclusão de dois construtos (comprometimento calculado e confiança). Para isto, através de estudos anteriores, buscou-se a relação entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, comprometimento calculado, confiança e brand equity. Visando explicar o conceito de lealdade de uma forma mais abrangente, utilizou-se o composto formado pela dimensão comportamental (intenções de compra) e a dimensão atitudinal (sentimentos). Os resultados obtidos através da técnica de modelagem de equações estruturais (SEM) confirmaram nove das onze hipóteses testadas. Os resultados comprovaram a existência do relacionamento entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, brand equity e confiança, e que todos os construtos influenciam na lealdade. Dentre as relações, a que se deu com maior intensidade foi o impacto direto do valor percebido sobre a lealdade. Implicações acadêmicas e gerenciais, limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são abordadas no presente trabalho.
id P_RS_49970fe2a19920a69f5133dd77fcb564
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5559
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Espartel, Lélis BalestrinCPF:44246099015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1CPF:81631146068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250834Y3Silva, Tiago Amaral da2015-04-14T14:52:02Z2008-12-222008-08-05SILVA, Tiago Amaral da. Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5559Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407893.pdf: 1556786 bytes, checksum: 495dba9542a5956c7a4ea7d1d4669006 (MD5) Previous issue date: 2008-08-05Esta dissertação tem por objetivo o estudo da lealdade do consumidor, tema este de grande relevância e atualidade no meio acadêmico, o qual possui uma quantidade expressiva de pesquisas, bem como no meio empresarial, por representar uma das principais metas das empresas que é a construção de relacionamentos de longo prazo com os seus consumidores. O estudo fundamenta-se na teoria do marketing de relacionamento e tem por objetivo o teste de um modelo teórico proposto por Johnson, Herrmann e Huber (2006), o qual sofreu modificações através da inclusão de dois construtos (comprometimento calculado e confiança). Para isto, através de estudos anteriores, buscou-se a relação entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, comprometimento calculado, confiança e brand equity. Visando explicar o conceito de lealdade de uma forma mais abrangente, utilizou-se o composto formado pela dimensão comportamental (intenções de compra) e a dimensão atitudinal (sentimentos). Os resultados obtidos através da técnica de modelagem de equações estruturais (SEM) confirmaram nove das onze hipóteses testadas. Os resultados comprovaram a existência do relacionamento entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, brand equity e confiança, e que todos os construtos influenciam na lealdade. Dentre as relações, a que se deu com maior intensidade foi o impacto direto do valor percebido sobre a lealdade. Implicações acadêmicas e gerenciais, limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são abordadas no presente trabalho.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16686/407893.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASMARKETING DE RELACIONAMENTOTELEFONIA CELULARCONSUMIDORES - SATISFAÇÃOMARKETING DE SERVIÇOSCONFIANÇA NA EMPRESASERVIÇOS AO CLIENTECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAntecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teóricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407893.pdf.jpg407893.pdf.jpgimage/jpeg3471http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/3/407893.pdf.jpgc9cfca396cf65c19962e099f138e85deMD53TEXT407893.pdf.txt407893.pdf.txttext/plain254777http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/2/407893.pdf.txt278cd6fd0311eebacf771b8ba24ebcfeMD52ORIGINAL407893.pdfapplication/pdf1556786http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/1/407893.pdf495dba9542a5956c7a4ea7d1d4669006MD51tede/55592015-05-14 10:11:25.207oai:tede2.pucrs.br:tede/5559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
title Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
spellingShingle Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
Silva, Tiago Amaral da
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
TELEFONIA CELULAR
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
MARKETING DE SERVIÇOS
CONFIANÇA NA EMPRESA
SERVIÇOS AO CLIENTE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
title_full Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
title_fullStr Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
title_full_unstemmed Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
title_sort Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
author Silva, Tiago Amaral da
author_facet Silva, Tiago Amaral da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Espartel, Lélis Balestrin
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:44246099015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81631146068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250834Y3
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiago Amaral da
contributor_str_mv Espartel, Lélis Balestrin
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
TELEFONIA CELULAR
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
MARKETING DE SERVIÇOS
CONFIANÇA NA EMPRESA
SERVIÇOS AO CLIENTE
topic ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
TELEFONIA CELULAR
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
MARKETING DE SERVIÇOS
CONFIANÇA NA EMPRESA
SERVIÇOS AO CLIENTE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Esta dissertação tem por objetivo o estudo da lealdade do consumidor, tema este de grande relevância e atualidade no meio acadêmico, o qual possui uma quantidade expressiva de pesquisas, bem como no meio empresarial, por representar uma das principais metas das empresas que é a construção de relacionamentos de longo prazo com os seus consumidores. O estudo fundamenta-se na teoria do marketing de relacionamento e tem por objetivo o teste de um modelo teórico proposto por Johnson, Herrmann e Huber (2006), o qual sofreu modificações através da inclusão de dois construtos (comprometimento calculado e confiança). Para isto, através de estudos anteriores, buscou-se a relação entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, comprometimento calculado, confiança e brand equity. Visando explicar o conceito de lealdade de uma forma mais abrangente, utilizou-se o composto formado pela dimensão comportamental (intenções de compra) e a dimensão atitudinal (sentimentos). Os resultados obtidos através da técnica de modelagem de equações estruturais (SEM) confirmaram nove das onze hipóteses testadas. Os resultados comprovaram a existência do relacionamento entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, brand equity e confiança, e que todos os construtos influenciam na lealdade. Dentre as relações, a que se deu com maior intensidade foi o impacto direto do valor percebido sobre a lealdade. Implicações acadêmicas e gerenciais, limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são abordadas no presente trabalho.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-12-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Tiago Amaral da. Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5559
identifier_str_mv SILVA, Tiago Amaral da. Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/3/407893.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/2/407893.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/1/407893.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9cfca396cf65c19962e099f138e85de
278cd6fd0311eebacf771b8ba24ebcfe
495dba9542a5956c7a4ea7d1d4669006
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765309127655424