Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5559 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo o estudo da lealdade do consumidor, tema este de grande relevância e atualidade no meio acadêmico, o qual possui uma quantidade expressiva de pesquisas, bem como no meio empresarial, por representar uma das principais metas das empresas que é a construção de relacionamentos de longo prazo com os seus consumidores. O estudo fundamenta-se na teoria do marketing de relacionamento e tem por objetivo o teste de um modelo teórico proposto por Johnson, Herrmann e Huber (2006), o qual sofreu modificações através da inclusão de dois construtos (comprometimento calculado e confiança). Para isto, através de estudos anteriores, buscou-se a relação entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, comprometimento calculado, confiança e brand equity. Visando explicar o conceito de lealdade de uma forma mais abrangente, utilizou-se o composto formado pela dimensão comportamental (intenções de compra) e a dimensão atitudinal (sentimentos). Os resultados obtidos através da técnica de modelagem de equações estruturais (SEM) confirmaram nove das onze hipóteses testadas. Os resultados comprovaram a existência do relacionamento entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, brand equity e confiança, e que todos os construtos influenciam na lealdade. Dentre as relações, a que se deu com maior intensidade foi o impacto direto do valor percebido sobre a lealdade. Implicações acadêmicas e gerenciais, limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são abordadas no presente trabalho. |
id |
P_RS_49970fe2a19920a69f5133dd77fcb564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5559 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Espartel, Lélis BalestrinCPF:44246099015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1CPF:81631146068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250834Y3Silva, Tiago Amaral da2015-04-14T14:52:02Z2008-12-222008-08-05SILVA, Tiago Amaral da. Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5559Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407893.pdf: 1556786 bytes, checksum: 495dba9542a5956c7a4ea7d1d4669006 (MD5) Previous issue date: 2008-08-05Esta dissertação tem por objetivo o estudo da lealdade do consumidor, tema este de grande relevância e atualidade no meio acadêmico, o qual possui uma quantidade expressiva de pesquisas, bem como no meio empresarial, por representar uma das principais metas das empresas que é a construção de relacionamentos de longo prazo com os seus consumidores. O estudo fundamenta-se na teoria do marketing de relacionamento e tem por objetivo o teste de um modelo teórico proposto por Johnson, Herrmann e Huber (2006), o qual sofreu modificações através da inclusão de dois construtos (comprometimento calculado e confiança). Para isto, através de estudos anteriores, buscou-se a relação entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, comprometimento calculado, confiança e brand equity. Visando explicar o conceito de lealdade de uma forma mais abrangente, utilizou-se o composto formado pela dimensão comportamental (intenções de compra) e a dimensão atitudinal (sentimentos). Os resultados obtidos através da técnica de modelagem de equações estruturais (SEM) confirmaram nove das onze hipóteses testadas. Os resultados comprovaram a existência do relacionamento entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, brand equity e confiança, e que todos os construtos influenciam na lealdade. Dentre as relações, a que se deu com maior intensidade foi o impacto direto do valor percebido sobre a lealdade. Implicações acadêmicas e gerenciais, limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são abordadas no presente trabalho.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16686/407893.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASMARKETING DE RELACIONAMENTOTELEFONIA CELULARCONSUMIDORES - SATISFAÇÃOMARKETING DE SERVIÇOSCONFIANÇA NA EMPRESASERVIÇOS AO CLIENTECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAntecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teóricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407893.pdf.jpg407893.pdf.jpgimage/jpeg3471http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/3/407893.pdf.jpgc9cfca396cf65c19962e099f138e85deMD53TEXT407893.pdf.txt407893.pdf.txttext/plain254777http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/2/407893.pdf.txt278cd6fd0311eebacf771b8ba24ebcfeMD52ORIGINAL407893.pdfapplication/pdf1556786http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/1/407893.pdf495dba9542a5956c7a4ea7d1d4669006MD51tede/55592015-05-14 10:11:25.207oai:tede2.pucrs.br:tede/5559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico |
title |
Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico |
spellingShingle |
Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico Silva, Tiago Amaral da ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MARKETING DE RELACIONAMENTO TELEFONIA CELULAR CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO MARKETING DE SERVIÇOS CONFIANÇA NA EMPRESA SERVIÇOS AO CLIENTE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico |
title_full |
Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico |
title_fullStr |
Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico |
title_full_unstemmed |
Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico |
title_sort |
Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico |
author |
Silva, Tiago Amaral da |
author_facet |
Silva, Tiago Amaral da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Espartel, Lélis Balestrin |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:44246099015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:81631146068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250834Y3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tiago Amaral da |
contributor_str_mv |
Espartel, Lélis Balestrin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MARKETING DE RELACIONAMENTO TELEFONIA CELULAR CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO MARKETING DE SERVIÇOS CONFIANÇA NA EMPRESA SERVIÇOS AO CLIENTE |
topic |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MARKETING DE RELACIONAMENTO TELEFONIA CELULAR CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO MARKETING DE SERVIÇOS CONFIANÇA NA EMPRESA SERVIÇOS AO CLIENTE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Esta dissertação tem por objetivo o estudo da lealdade do consumidor, tema este de grande relevância e atualidade no meio acadêmico, o qual possui uma quantidade expressiva de pesquisas, bem como no meio empresarial, por representar uma das principais metas das empresas que é a construção de relacionamentos de longo prazo com os seus consumidores. O estudo fundamenta-se na teoria do marketing de relacionamento e tem por objetivo o teste de um modelo teórico proposto por Johnson, Herrmann e Huber (2006), o qual sofreu modificações através da inclusão de dois construtos (comprometimento calculado e confiança). Para isto, através de estudos anteriores, buscou-se a relação entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, comprometimento calculado, confiança e brand equity. Visando explicar o conceito de lealdade de uma forma mais abrangente, utilizou-se o composto formado pela dimensão comportamental (intenções de compra) e a dimensão atitudinal (sentimentos). Os resultados obtidos através da técnica de modelagem de equações estruturais (SEM) confirmaram nove das onze hipóteses testadas. Os resultados comprovaram a existência do relacionamento entre os construtos valor percebido, comprometimento afetivo, brand equity e confiança, e que todos os construtos influenciam na lealdade. Dentre as relações, a que se deu com maior intensidade foi o impacto direto do valor percebido sobre a lealdade. Implicações acadêmicas e gerenciais, limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são abordadas no presente trabalho. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-12-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Tiago Amaral da. Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5559 |
identifier_str_mv |
SILVA, Tiago Amaral da. Antecedentes da lealdade : proposição e teste de um modelo teórico. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/3/407893.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/2/407893.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5559/1/407893.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9cfca396cf65c19962e099f138e85de 278cd6fd0311eebacf771b8ba24ebcfe 495dba9542a5956c7a4ea7d1d4669006 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765309127655424 |