Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Claudia Sanches Moreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850
Resumo: A presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos prévios e compreensão do conteúdo e da estrutura do texto através de leitura dramatizada, questionamentos e resumo (TLO), comparando o uso de seqüências narrativas na escritura de textos produzidos pelos alunos, quando o gênero está vinculado ao texto-fonte, conto, quando for determinado pelo professor, notícia e, finalmente, quando o gênero narrativo for de livre escolha do aluno. Os alunos apresentaram desempenho mais positivo, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, nas situações que envolveram trabalho de leitura orientada TLO, especialmente nos gêneros notícia e conto. Desse modo, os resultados indicam relação positiva entre trabalho de leitura e produção escrita. Considerando os resultados da pesquisa, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos com maior número de produções textuais para atestar a consistência da metodologia de trabalho TLO e verificar em que medida seu uso pode determinar positividade nas análises entre os gêneros da narrativa.
id P_RS_4a0dbca5932e8f3de254c39afef10f82
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1850
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:37875388104http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4599584T3Osório, Claudia Sanches Moreira2015-04-14T13:37:31Z2008-04-282008-01-15OSÓRIO, Claudia Sanches Moreira. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400602.pdf: 14332638 bytes, checksum: 875a7a1d9645fcce4bfaee4be59d362e (MD5) Previous issue date: 2008-01-15A presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos prévios e compreensão do conteúdo e da estrutura do texto através de leitura dramatizada, questionamentos e resumo (TLO), comparando o uso de seqüências narrativas na escritura de textos produzidos pelos alunos, quando o gênero está vinculado ao texto-fonte, conto, quando for determinado pelo professor, notícia e, finalmente, quando o gênero narrativo for de livre escolha do aluno. Os alunos apresentaram desempenho mais positivo, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, nas situações que envolveram trabalho de leitura orientada TLO, especialmente nos gêneros notícia e conto. Desse modo, os resultados indicam relação positiva entre trabalho de leitura e produção escrita. Considerando os resultados da pesquisa, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos com maior número de produções textuais para atestar a consistência da metodologia de trabalho TLO e verificar em que medida seu uso pode determinar positividade nas análises entre os gêneros da narrativa.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9772/400602.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICAPSICOLINGÜÍSTICALEITURAESCRITAPRODUÇÃO TEXTUALNARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICACOMPREENSÃO DE TEXTOSCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASProdução textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400602.pdf.jpg400602.pdf.jpgimage/jpeg3891http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/3/400602.pdf.jpg10aa34ccf5c3b787b936e55c6671ddf0MD53TEXT400602.pdf.txt400602.pdf.txttext/plain199963http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/2/400602.pdf.txtcd1e30dbb4b003bf400b76f0d6f650a9MD52ORIGINAL400602.pdfapplication/pdf14332638http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/1/400602.pdf875a7a1d9645fcce4bfaee4be59d362eMD51tede/18502015-04-30 08:15:33.012oai:tede2.pucrs.br:tede/1850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
title Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
spellingShingle Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
Osório, Claudia Sanches Moreira
LINGÜÍSTICA
PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
PRODUÇÃO TEXTUAL
NARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICA
COMPREENSÃO DE TEXTOS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
title_full Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
title_fullStr Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
title_full_unstemmed Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
title_sort Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
author Osório, Claudia Sanches Moreira
author_facet Osório, Claudia Sanches Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:28033159049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:37875388104
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4599584T3
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, Claudia Sanches Moreira
contributor_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.subject.por.fl_str_mv LINGÜÍSTICA
PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
PRODUÇÃO TEXTUAL
NARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICA
COMPREENSÃO DE TEXTOS
topic LINGÜÍSTICA
PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
PRODUÇÃO TEXTUAL
NARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICA
COMPREENSÃO DE TEXTOS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos prévios e compreensão do conteúdo e da estrutura do texto através de leitura dramatizada, questionamentos e resumo (TLO), comparando o uso de seqüências narrativas na escritura de textos produzidos pelos alunos, quando o gênero está vinculado ao texto-fonte, conto, quando for determinado pelo professor, notícia e, finalmente, quando o gênero narrativo for de livre escolha do aluno. Os alunos apresentaram desempenho mais positivo, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, nas situações que envolveram trabalho de leitura orientada TLO, especialmente nos gêneros notícia e conto. Desse modo, os resultados indicam relação positiva entre trabalho de leitura e produção escrita. Considerando os resultados da pesquisa, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos com maior número de produções textuais para atestar a consistência da metodologia de trabalho TLO e verificar em que medida seu uso pode determinar positividade nas análises entre os gêneros da narrativa.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:37:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OSÓRIO, Claudia Sanches Moreira. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850
identifier_str_mv OSÓRIO, Claudia Sanches Moreira. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/3/400602.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/2/400602.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/1/400602.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10aa34ccf5c3b787b936e55c6671ddf0
cd1e30dbb4b003bf400b76f0d6f650a9
875a7a1d9645fcce4bfaee4be59d362e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765282606022656