Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850 |
Resumo: | A presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos prévios e compreensão do conteúdo e da estrutura do texto através de leitura dramatizada, questionamentos e resumo (TLO), comparando o uso de seqüências narrativas na escritura de textos produzidos pelos alunos, quando o gênero está vinculado ao texto-fonte, conto, quando for determinado pelo professor, notícia e, finalmente, quando o gênero narrativo for de livre escolha do aluno. Os alunos apresentaram desempenho mais positivo, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, nas situações que envolveram trabalho de leitura orientada TLO, especialmente nos gêneros notícia e conto. Desse modo, os resultados indicam relação positiva entre trabalho de leitura e produção escrita. Considerando os resultados da pesquisa, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos com maior número de produções textuais para atestar a consistência da metodologia de trabalho TLO e verificar em que medida seu uso pode determinar positividade nas análises entre os gêneros da narrativa. |
id |
P_RS_4a0dbca5932e8f3de254c39afef10f82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1850 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:37875388104http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4599584T3Osório, Claudia Sanches Moreira2015-04-14T13:37:31Z2008-04-282008-01-15OSÓRIO, Claudia Sanches Moreira. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400602.pdf: 14332638 bytes, checksum: 875a7a1d9645fcce4bfaee4be59d362e (MD5) Previous issue date: 2008-01-15A presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos prévios e compreensão do conteúdo e da estrutura do texto através de leitura dramatizada, questionamentos e resumo (TLO), comparando o uso de seqüências narrativas na escritura de textos produzidos pelos alunos, quando o gênero está vinculado ao texto-fonte, conto, quando for determinado pelo professor, notícia e, finalmente, quando o gênero narrativo for de livre escolha do aluno. Os alunos apresentaram desempenho mais positivo, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, nas situações que envolveram trabalho de leitura orientada TLO, especialmente nos gêneros notícia e conto. Desse modo, os resultados indicam relação positiva entre trabalho de leitura e produção escrita. Considerando os resultados da pesquisa, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos com maior número de produções textuais para atestar a consistência da metodologia de trabalho TLO e verificar em que medida seu uso pode determinar positividade nas análises entre os gêneros da narrativa.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9772/400602.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICAPSICOLINGÜÍSTICALEITURAESCRITAPRODUÇÃO TEXTUALNARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICACOMPREENSÃO DE TEXTOSCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASProdução textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400602.pdf.jpg400602.pdf.jpgimage/jpeg3891http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/3/400602.pdf.jpg10aa34ccf5c3b787b936e55c6671ddf0MD53TEXT400602.pdf.txt400602.pdf.txttext/plain199963http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/2/400602.pdf.txtcd1e30dbb4b003bf400b76f0d6f650a9MD52ORIGINAL400602.pdfapplication/pdf14332638http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/1/400602.pdf875a7a1d9645fcce4bfaee4be59d362eMD51tede/18502015-04-30 08:15:33.012oai:tede2.pucrs.br:tede/1850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita |
title |
Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita |
spellingShingle |
Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita Osório, Claudia Sanches Moreira LINGÜÍSTICA PSICOLINGÜÍSTICA LEITURA ESCRITA PRODUÇÃO TEXTUAL NARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICA COMPREENSÃO DE TEXTOS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita |
title_full |
Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita |
title_fullStr |
Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita |
title_full_unstemmed |
Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita |
title_sort |
Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita |
author |
Osório, Claudia Sanches Moreira |
author_facet |
Osório, Claudia Sanches Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:28033159049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:37875388104 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4599584T3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, Claudia Sanches Moreira |
contributor_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGÜÍSTICA PSICOLINGÜÍSTICA LEITURA ESCRITA PRODUÇÃO TEXTUAL NARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICA COMPREENSÃO DE TEXTOS |
topic |
LINGÜÍSTICA PSICOLINGÜÍSTICA LEITURA ESCRITA PRODUÇÃO TEXTUAL NARRATIVA - ANÁLISE LINGÜÍSTICA COMPREENSÃO DE TEXTOS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos prévios e compreensão do conteúdo e da estrutura do texto através de leitura dramatizada, questionamentos e resumo (TLO), comparando o uso de seqüências narrativas na escritura de textos produzidos pelos alunos, quando o gênero está vinculado ao texto-fonte, conto, quando for determinado pelo professor, notícia e, finalmente, quando o gênero narrativo for de livre escolha do aluno. Os alunos apresentaram desempenho mais positivo, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, nas situações que envolveram trabalho de leitura orientada TLO, especialmente nos gêneros notícia e conto. Desse modo, os resultados indicam relação positiva entre trabalho de leitura e produção escrita. Considerando os resultados da pesquisa, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos com maior número de produções textuais para atestar a consistência da metodologia de trabalho TLO e verificar em que medida seu uso pode determinar positividade nas análises entre os gêneros da narrativa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-04-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:37:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OSÓRIO, Claudia Sanches Moreira. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850 |
identifier_str_mv |
OSÓRIO, Claudia Sanches Moreira. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/3/400602.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/2/400602.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1850/1/400602.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10aa34ccf5c3b787b936e55c6671ddf0 cd1e30dbb4b003bf400b76f0d6f650a9 875a7a1d9645fcce4bfaee4be59d362e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765282606022656 |