Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio, Ana Luiza dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/759
Resumo: Trata-se do estudo sobre o acompanhamento da trajetória acadêmica de negros e negras em uma instituição de ensino superior privado (IES), em Porto Alegre que, a partir de uma ação afirmativa, obtêm bolsas de estudo que garantem, administrativamente a permanência na instituição desses bolsistas. O Programa iniciou-se no ano de 2004 contemplando 282 bolsistas, e sua continuidade vai até o último bolsista formar-se. Esse Programa contou com o apoio para a seleção e acompanhamento desses estudantes, da ONG CECUNE, que responsabilizou-se não apenas em selecioná-los, como criar cursos para o fortalecimento e reconstrução da identidade racial desses bolsistas. Apresentamos este estudo dividido em três capítulos: no primeiro abordamos conceitos de raça e de gênero, por termos considerados a importância desses dois vieses ao nos aproximarmos do campo de estudo propriamente, onde averiguamos a presença maior de mulheres negras em busca desta oportunidade de formação, do que homens. Portanto há aí uma questão de gênero, a qual procuramos entender à luz também dos estudos do IPEA (2008) que apontam para as condições de desigualdade pautadas pelos indicadores raça e gênero. No segundo capítulo nos detivemos a avaliar os dados obtidos no curso de Reconstrução de Identidade Racial, ministrado pelo CECUNE para esse grupo de bolsistas negros e negras da IES em questão. No terceiro capítulo analisamos entrevistas com alguns desses estudantes e com pessoas da direção da IES e do CECUNE que foram os responsáveis pela implantação deste Programa. Com essas pessoas procuramos entender o que foi o programa, e qual a repercussão deste no que se refere ao efeito da busca de equidade racial através de um programa de inclusão social pela educação superior.
id P_RS_547183bb31c09e182735b4db2959075b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/759
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Strey, Marlene NevesCPF:29322553049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516Y7CPF:46763759053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756537Y1Julio, Ana Luiza dos Santos2015-04-14T13:21:54Z2011-05-242011-03-04JULIO, Ana Luiza dos Santos. Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero. 2011. 2 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/759Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431095.pdf: 2818657 bytes, checksum: a2ba3d9ed02088f2a7aef1e4b068a816 (MD5) Previous issue date: 2011-03-04Trata-se do estudo sobre o acompanhamento da trajetória acadêmica de negros e negras em uma instituição de ensino superior privado (IES), em Porto Alegre que, a partir de uma ação afirmativa, obtêm bolsas de estudo que garantem, administrativamente a permanência na instituição desses bolsistas. O Programa iniciou-se no ano de 2004 contemplando 282 bolsistas, e sua continuidade vai até o último bolsista formar-se. Esse Programa contou com o apoio para a seleção e acompanhamento desses estudantes, da ONG CECUNE, que responsabilizou-se não apenas em selecioná-los, como criar cursos para o fortalecimento e reconstrução da identidade racial desses bolsistas. Apresentamos este estudo dividido em três capítulos: no primeiro abordamos conceitos de raça e de gênero, por termos considerados a importância desses dois vieses ao nos aproximarmos do campo de estudo propriamente, onde averiguamos a presença maior de mulheres negras em busca desta oportunidade de formação, do que homens. Portanto há aí uma questão de gênero, a qual procuramos entender à luz também dos estudos do IPEA (2008) que apontam para as condições de desigualdade pautadas pelos indicadores raça e gênero. No segundo capítulo nos detivemos a avaliar os dados obtidos no curso de Reconstrução de Identidade Racial, ministrado pelo CECUNE para esse grupo de bolsistas negros e negras da IES em questão. No terceiro capítulo analisamos entrevistas com alguns desses estudantes e com pessoas da direção da IES e do CECUNE que foram os responsáveis pela implantação deste Programa. Com essas pessoas procuramos entender o que foi o programa, e qual a repercussão deste no que se refere ao efeito da busca de equidade racial através de um programa de inclusão social pela educação superior.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7320/431095.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA SOCIALNEGROS - BRASILDESIGUALDADE SOCIALENSINO SUPERIORCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIANegros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431095.pdf.jpg431095.pdf.jpgimage/jpeg3209http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/759/3/431095.pdf.jpg9bbfb5531421eeca3b85a363efe08954MD53TEXT431095.pdf.txt431095.pdf.txttext/plain289796http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/759/2/431095.pdf.txtb5996db2287fc91ef7739fde19aa39a7MD52ORIGINAL431095.pdfapplication/pdf2818657http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/759/1/431095.pdfa2ba3d9ed02088f2a7aef1e4b068a816MD51tede/7592015-04-17 17:19:28.638oai:tede2.pucrs.br:tede/759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero
title Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero
spellingShingle Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero
Julio, Ana Luiza dos Santos
PSICOLOGIA SOCIAL
NEGROS - BRASIL
DESIGUALDADE SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero
title_full Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero
title_fullStr Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero
title_full_unstemmed Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero
title_sort Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero
author Julio, Ana Luiza dos Santos
author_facet Julio, Ana Luiza dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strey, Marlene Neves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29322553049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516Y7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:46763759053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756537Y1
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio, Ana Luiza dos Santos
contributor_str_mv Strey, Marlene Neves
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA SOCIAL
NEGROS - BRASIL
DESIGUALDADE SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
topic PSICOLOGIA SOCIAL
NEGROS - BRASIL
DESIGUALDADE SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Trata-se do estudo sobre o acompanhamento da trajetória acadêmica de negros e negras em uma instituição de ensino superior privado (IES), em Porto Alegre que, a partir de uma ação afirmativa, obtêm bolsas de estudo que garantem, administrativamente a permanência na instituição desses bolsistas. O Programa iniciou-se no ano de 2004 contemplando 282 bolsistas, e sua continuidade vai até o último bolsista formar-se. Esse Programa contou com o apoio para a seleção e acompanhamento desses estudantes, da ONG CECUNE, que responsabilizou-se não apenas em selecioná-los, como criar cursos para o fortalecimento e reconstrução da identidade racial desses bolsistas. Apresentamos este estudo dividido em três capítulos: no primeiro abordamos conceitos de raça e de gênero, por termos considerados a importância desses dois vieses ao nos aproximarmos do campo de estudo propriamente, onde averiguamos a presença maior de mulheres negras em busca desta oportunidade de formação, do que homens. Portanto há aí uma questão de gênero, a qual procuramos entender à luz também dos estudos do IPEA (2008) que apontam para as condições de desigualdade pautadas pelos indicadores raça e gênero. No segundo capítulo nos detivemos a avaliar os dados obtidos no curso de Reconstrução de Identidade Racial, ministrado pelo CECUNE para esse grupo de bolsistas negros e negras da IES em questão. No terceiro capítulo analisamos entrevistas com alguns desses estudantes e com pessoas da direção da IES e do CECUNE que foram os responsáveis pela implantação deste Programa. Com essas pessoas procuramos entender o que foi o programa, e qual a repercussão deste no que se refere ao efeito da busca de equidade racial através de um programa de inclusão social pela educação superior.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JULIO, Ana Luiza dos Santos. Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero. 2011. 2 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/759
identifier_str_mv JULIO, Ana Luiza dos Santos. Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero. 2011. 2 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2588426296948062698
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2599381623216554467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/759/3/431095.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/759/2/431095.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/759/1/431095.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bbfb5531421eeca3b85a363efe08954
b5996db2287fc91ef7739fde19aa39a7
a2ba3d9ed02088f2a7aef1e4b068a816
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765274616922112