Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225 |
Resumo: | Este trabalho, que desenvolve a temática da leitura numa perspectiva enunciativa, tem como objetivo investigar propostas de atividades com textos, retiradas de livros didáticos de Ensino Fundamental, buscando entender suas concepções de linguagem. Além disso, propõe uma análise de textos sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Trata-se de uma teoria enunciativa, de base estruturalista, que considera que a função primeira da linguagem é a de argumentar. Utilizamos, nessa pesquisa, princípios fundamentais da teoria, enfocando especialmente o conceito de polifonia vinculado à Teoria dos Blocos Semânticos, para compreender como é construída a argumentação no discurso por meio da linguagem. Justifica nossa opção, o fato de a teoria possibilitar a compreensão da construção do sentido na linguagem em uso e, assim, servir como fonte de reflexão para as práticas de leitura e o ensino |
id |
P_RS_597561fde9599411db6956fdf8ddd826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2225 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbisan, Leci BorgesCPF:01228021015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799795D1CPF:95588191072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162773P6Both, Joseline Tatiana2015-04-14T13:39:32Z2007-05-182007-01-08BOTH, Joseline Tatiana. Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390009.pdf: 1400028 bytes, checksum: a481af2c1b07116239f904a73e6741ef (MD5) Previous issue date: 2007-01-08Este trabalho, que desenvolve a temática da leitura numa perspectiva enunciativa, tem como objetivo investigar propostas de atividades com textos, retiradas de livros didáticos de Ensino Fundamental, buscando entender suas concepções de linguagem. Além disso, propõe uma análise de textos sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Trata-se de uma teoria enunciativa, de base estruturalista, que considera que a função primeira da linguagem é a de argumentar. Utilizamos, nessa pesquisa, princípios fundamentais da teoria, enfocando especialmente o conceito de polifonia vinculado à Teoria dos Blocos Semânticos, para compreender como é construída a argumentação no discurso por meio da linguagem. Justifica nossa opção, o fato de a teoria possibilitar a compreensão da construção do sentido na linguagem em uso e, assim, servir como fonte de reflexão para as práticas de leitura e o ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10340/390009.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLEITURA - ENSINO FUNDAMENTALLIVROS DIDÁTICOSEDUCAÇÃOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPor uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390009.pdf.jpg390009.pdf.jpgimage/jpeg3213http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/3/390009.pdf.jpgbe8a6d712b0d0535188e55453d17fb2eMD53TEXT390009.pdf.txt390009.pdf.txttext/plain221949http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/2/390009.pdf.txtba5713e7f54b392d85de033a6b58fabbMD52ORIGINAL390009.pdfapplication/pdf1400028http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/1/390009.pdfa481af2c1b07116239f904a73e6741efMD51tede/22252015-04-17 16:57:03.744oai:tede2.pucrs.br:tede/2225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático |
title |
Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático |
spellingShingle |
Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático Both, Joseline Tatiana LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL LIVROS DIDÁTICOS EDUCAÇÃO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático |
title_full |
Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático |
title_fullStr |
Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático |
title_full_unstemmed |
Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático |
title_sort |
Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático |
author |
Both, Joseline Tatiana |
author_facet |
Both, Joseline Tatiana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbisan, Leci Borges |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01228021015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799795D1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:95588191072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162773P6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Both, Joseline Tatiana |
contributor_str_mv |
Barbisan, Leci Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL LIVROS DIDÁTICOS EDUCAÇÃO |
topic |
LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL LIVROS DIDÁTICOS EDUCAÇÃO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Este trabalho, que desenvolve a temática da leitura numa perspectiva enunciativa, tem como objetivo investigar propostas de atividades com textos, retiradas de livros didáticos de Ensino Fundamental, buscando entender suas concepções de linguagem. Além disso, propõe uma análise de textos sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Trata-se de uma teoria enunciativa, de base estruturalista, que considera que a função primeira da linguagem é a de argumentar. Utilizamos, nessa pesquisa, princípios fundamentais da teoria, enfocando especialmente o conceito de polifonia vinculado à Teoria dos Blocos Semânticos, para compreender como é construída a argumentação no discurso por meio da linguagem. Justifica nossa opção, o fato de a teoria possibilitar a compreensão da construção do sentido na linguagem em uso e, assim, servir como fonte de reflexão para as práticas de leitura e o ensino |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:39:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BOTH, Joseline Tatiana. Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225 |
identifier_str_mv |
BOTH, Joseline Tatiana. Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/3/390009.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/2/390009.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/1/390009.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be8a6d712b0d0535188e55453d17fb2e ba5713e7f54b392d85de033a6b58fabb a481af2c1b07116239f904a73e6741ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765284916035584 |