Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Joseline Tatiana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225
Resumo: Este trabalho, que desenvolve a temática da leitura numa perspectiva enunciativa, tem como objetivo investigar propostas de atividades com textos, retiradas de livros didáticos de Ensino Fundamental, buscando entender suas concepções de linguagem. Além disso, propõe uma análise de textos sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Trata-se de uma teoria enunciativa, de base estruturalista, que considera que a função primeira da linguagem é a de argumentar. Utilizamos, nessa pesquisa, princípios fundamentais da teoria, enfocando especialmente o conceito de polifonia vinculado à Teoria dos Blocos Semânticos, para compreender como é construída a argumentação no discurso por meio da linguagem. Justifica nossa opção, o fato de a teoria possibilitar a compreensão da construção do sentido na linguagem em uso e, assim, servir como fonte de reflexão para as práticas de leitura e o ensino
id P_RS_597561fde9599411db6956fdf8ddd826
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2225
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Barbisan, Leci BorgesCPF:01228021015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799795D1CPF:95588191072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162773P6Both, Joseline Tatiana2015-04-14T13:39:32Z2007-05-182007-01-08BOTH, Joseline Tatiana. Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390009.pdf: 1400028 bytes, checksum: a481af2c1b07116239f904a73e6741ef (MD5) Previous issue date: 2007-01-08Este trabalho, que desenvolve a temática da leitura numa perspectiva enunciativa, tem como objetivo investigar propostas de atividades com textos, retiradas de livros didáticos de Ensino Fundamental, buscando entender suas concepções de linguagem. Além disso, propõe uma análise de textos sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Trata-se de uma teoria enunciativa, de base estruturalista, que considera que a função primeira da linguagem é a de argumentar. Utilizamos, nessa pesquisa, princípios fundamentais da teoria, enfocando especialmente o conceito de polifonia vinculado à Teoria dos Blocos Semânticos, para compreender como é construída a argumentação no discurso por meio da linguagem. Justifica nossa opção, o fato de a teoria possibilitar a compreensão da construção do sentido na linguagem em uso e, assim, servir como fonte de reflexão para as práticas de leitura e o ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10340/390009.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLEITURA - ENSINO FUNDAMENTALLIVROS DIDÁTICOSEDUCAÇÃOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPor uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390009.pdf.jpg390009.pdf.jpgimage/jpeg3213http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/3/390009.pdf.jpgbe8a6d712b0d0535188e55453d17fb2eMD53TEXT390009.pdf.txt390009.pdf.txttext/plain221949http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/2/390009.pdf.txtba5713e7f54b392d85de033a6b58fabbMD52ORIGINAL390009.pdfapplication/pdf1400028http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/1/390009.pdfa481af2c1b07116239f904a73e6741efMD51tede/22252015-04-17 16:57:03.744oai:tede2.pucrs.br:tede/2225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
title Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
spellingShingle Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
Both, Joseline Tatiana
LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL
LIVROS DIDÁTICOS
EDUCAÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
title_full Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
title_fullStr Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
title_full_unstemmed Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
title_sort Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
author Both, Joseline Tatiana
author_facet Both, Joseline Tatiana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbisan, Leci Borges
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:01228021015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799795D1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:95588191072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162773P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Both, Joseline Tatiana
contributor_str_mv Barbisan, Leci Borges
dc.subject.por.fl_str_mv LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL
LIVROS DIDÁTICOS
EDUCAÇÃO
topic LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL
LIVROS DIDÁTICOS
EDUCAÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Este trabalho, que desenvolve a temática da leitura numa perspectiva enunciativa, tem como objetivo investigar propostas de atividades com textos, retiradas de livros didáticos de Ensino Fundamental, buscando entender suas concepções de linguagem. Além disso, propõe uma análise de textos sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Trata-se de uma teoria enunciativa, de base estruturalista, que considera que a função primeira da linguagem é a de argumentar. Utilizamos, nessa pesquisa, princípios fundamentais da teoria, enfocando especialmente o conceito de polifonia vinculado à Teoria dos Blocos Semânticos, para compreender como é construída a argumentação no discurso por meio da linguagem. Justifica nossa opção, o fato de a teoria possibilitar a compreensão da construção do sentido na linguagem em uso e, assim, servir como fonte de reflexão para as práticas de leitura e o ensino
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOTH, Joseline Tatiana. Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225
identifier_str_mv BOTH, Joseline Tatiana. Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/3/390009.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/2/390009.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2225/1/390009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be8a6d712b0d0535188e55453d17fb2e
ba5713e7f54b392d85de033a6b58fabb
a481af2c1b07116239f904a73e6741ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765284916035584