Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312 |
Resumo: | Este trabalho relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção desses conceitos a médio e longo prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram à planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e também preferem esse tipo de aula apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal. |
id |
P_RS_5e0a4137a8eb2308bcc5952d727ecff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3312 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viali, LoríCPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:89842820068Rosa, Rosane Ratzlaff da2015-04-14T14:12:21Z2008-04-112007-12-19ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução. 2007. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399551.pdf: 1712889 bytes, checksum: 2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dc (MD5) Previous issue date: 2007-12-19Este trabalho relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção desses conceitos a médio e longo prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram à planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e também preferem esse tipo de aula apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12667/399551.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃONÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINOINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOMATEMÁTICA MODERNA - MÉTODOS DE ENSINONÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINOENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADORCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de soluçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399551.pdf.jpg399551.pdf.jpgimage/jpeg3227http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/3/399551.pdf.jpg39fd9f806e385380a079d72237f075b1MD53TEXT399551.pdf.txt399551.pdf.txttext/plain134335http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/2/399551.pdf.txt2fb242324443754dd6c48e891133c775MD52ORIGINAL399551.pdfapplication/pdf1712889http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/1/399551.pdf2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dcMD51tede/33122015-04-17 15:59:58.517oai:tede2.pucrs.br:tede/3312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução |
title |
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução |
spellingShingle |
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução Rosa, Rosane Ratzlaff da EDUCAÇÃO NÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MODERNA - MÉTODOS DE ENSINO NÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINO ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução |
title_full |
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução |
title_fullStr |
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução |
title_full_unstemmed |
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução |
title_sort |
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução |
author |
Rosa, Rosane Ratzlaff da |
author_facet |
Rosa, Rosane Ratzlaff da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viali, Lorí |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:11851686053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:89842820068 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Rosane Ratzlaff da |
contributor_str_mv |
Viali, Lorí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO NÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MODERNA - MÉTODOS DE ENSINO NÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINO ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR |
topic |
EDUCAÇÃO NÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MODERNA - MÉTODOS DE ENSINO NÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINO ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção desses conceitos a médio e longo prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram à planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e também preferem esse tipo de aula apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-04-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução. 2007. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312 |
identifier_str_mv |
ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução. 2007. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/3/399551.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/2/399551.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/1/399551.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39fd9f806e385380a079d72237f075b1 2fb242324443754dd6c48e891133c775 2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292481511424 |