Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ficagna, Nádia Carraro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299
Resumo: Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Bento Gonçalves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estatística, com os alunos do Ensino Médio, através dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem através do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as razões da escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que alicerçam o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos teóricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi construída através das idéias prévias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realização das atividades. Com isto, foi possível identificar algumas categorias da aprendizagem como: construção da aprendizagem alicerçada pela pesquisa; limites, interesse e motivação; interdisciplinaridade e a utilização da informática, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclusões demonstram a crença no desenvolvimento do Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem no espaço escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Construção de uma aprendizagem significativa para os alunos.
id P_RS_6645d28a5431c8c55b5c968928c2b46e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3299
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pinent, Carlos Eduardo da CunhaCPF:10124730078http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705327Z8CPF:44078250068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751822T9Ficagna, Nádia Carraro2015-04-14T14:12:17Z2008-07-232005-12-09FICAGNA, Nádia Carraro. Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341299.pdf: 1085177 bytes, checksum: e1498abbea0c48f06ee6b6653e9bd5a4 (MD5) Previous issue date: 2005-12-09Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Bento Gonçalves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estatística, com os alunos do Ensino Médio, através dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem através do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as razões da escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que alicerçam o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos teóricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi construída através das idéias prévias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realização das atividades. Com isto, foi possível identificar algumas categorias da aprendizagem como: construção da aprendizagem alicerçada pela pesquisa; limites, interesse e motivação; interdisciplinaridade e a utilização da informática, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclusões demonstram a crença no desenvolvimento do Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem no espaço escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Construção de uma aprendizagem significativa para os alunos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12611/341299.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaAPRENDIZAGEMPESQUISA EDUCACIONALMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINOEDUCAÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUnidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL341299.pdf.jpg341299.pdf.jpgimage/jpeg3435http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/3/341299.pdf.jpg15add3dfdb88f42abfa8548c8b242cc9MD53TEXT341299.pdf.txt341299.pdf.txttext/plain276097http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/2/341299.pdf.txt9a65fada59b2f4628566ec588d191f49MD52ORIGINAL341299.pdfapplication/pdf1085177http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/1/341299.pdfe1498abbea0c48f06ee6b6653e9bd5a4MD51tede/32992015-04-17 15:59:58.316oai:tede2.pucrs.br:tede/3299Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
title Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
spellingShingle Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
Ficagna, Nádia Carraro
APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
title_full Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
title_fullStr Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
title_full_unstemmed Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
title_sort Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
author Ficagna, Nádia Carraro
author_facet Ficagna, Nádia Carraro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinent, Carlos Eduardo da Cunha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:10124730078
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705327Z8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:44078250068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751822T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Ficagna, Nádia Carraro
contributor_str_mv Pinent, Carlos Eduardo da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
topic APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Bento Gonçalves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estatística, com os alunos do Ensino Médio, através dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem através do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as razões da escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que alicerçam o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos teóricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi construída através das idéias prévias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realização das atividades. Com isto, foi possível identificar algumas categorias da aprendizagem como: construção da aprendizagem alicerçada pela pesquisa; limites, interesse e motivação; interdisciplinaridade e a utilização da informática, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclusões demonstram a crença no desenvolvimento do Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem no espaço escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Construção de uma aprendizagem significativa para os alunos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-12-09
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FICAGNA, Nádia Carraro. Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299
identifier_str_mv FICAGNA, Nádia Carraro. Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/3/341299.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/2/341299.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/1/341299.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15add3dfdb88f42abfa8548c8b242cc9
9a65fada59b2f4628566ec588d191f49
e1498abbea0c48f06ee6b6653e9bd5a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292447956992