Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é e provavelmente o será por muito tempo determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino. |
id |
P_RS_698c09693492c8b639682500c294d108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1880 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ibaños, Ana Maria TramuntCPF:29580234000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3CPF:75328070020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751025U8Pozenato, Maria Helena Menegotto2015-04-14T13:37:39Z2008-10-072008-07-28POZENATO, Maria Helena Menegotto. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 405644.pdf: 2668124 bytes, checksum: 53a21db626f6acf8b4b85e0c1035b758 (MD5) Previous issue date: 2008-07-28O presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é e provavelmente o será por muito tempo determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9856/405644.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICARESUMOS - ELABORAÇÃOINGLÊS - APRENDIZAGEMSEMÂNTICALEITURACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASProdução de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Streetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL405644.pdf.jpg405644.pdf.jpgimage/jpeg3639http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/3/405644.pdf.jpgb1d1edbb0d43694edd848b3a4ad82342MD53TEXT405644.pdf.txt405644.pdf.txttext/plain161868http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/2/405644.pdf.txt43a5cfc9b24075929ad83cdb528925e2MD52ORIGINAL405644.pdfapplication/pdf2668124http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/1/405644.pdf53a21db626f6acf8b4b85e0c1035b758MD51tede/18802015-04-30 08:15:33.143oai:tede2.pucrs.br:tede/1880Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street |
title |
Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street |
spellingShingle |
Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street Pozenato, Maria Helena Menegotto LINGÜÍSTICA RESUMOS - ELABORAÇÃO INGLÊS - APRENDIZAGEM SEMÂNTICA LEITURA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street |
title_full |
Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street |
title_fullStr |
Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street |
title_full_unstemmed |
Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street |
title_sort |
Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street |
author |
Pozenato, Maria Helena Menegotto |
author_facet |
Pozenato, Maria Helena Menegotto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ibaños, Ana Maria Tramunt |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29580234000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:75328070020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751025U8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozenato, Maria Helena Menegotto |
contributor_str_mv |
Ibaños, Ana Maria Tramunt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGÜÍSTICA RESUMOS - ELABORAÇÃO INGLÊS - APRENDIZAGEM SEMÂNTICA LEITURA |
topic |
LINGÜÍSTICA RESUMOS - ELABORAÇÃO INGLÊS - APRENDIZAGEM SEMÂNTICA LEITURA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
O presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é e provavelmente o será por muito tempo determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-10-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:37:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
POZENATO, Maria Helena Menegotto. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880 |
identifier_str_mv |
POZENATO, Maria Helena Menegotto. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/3/405644.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/2/405644.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/1/405644.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1d1edbb0d43694edd848b3a4ad82342 43a5cfc9b24075929ad83cdb528925e2 53a21db626f6acf8b4b85e0c1035b758 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765282677325824 |