Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozenato, Maria Helena Menegotto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é e provavelmente o será por muito tempo determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino.
id P_RS_698c09693492c8b639682500c294d108
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1880
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ibaños, Ana Maria TramuntCPF:29580234000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3CPF:75328070020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751025U8Pozenato, Maria Helena Menegotto2015-04-14T13:37:39Z2008-10-072008-07-28POZENATO, Maria Helena Menegotto. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 405644.pdf: 2668124 bytes, checksum: 53a21db626f6acf8b4b85e0c1035b758 (MD5) Previous issue date: 2008-07-28O presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é e provavelmente o será por muito tempo determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9856/405644.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICARESUMOS - ELABORAÇÃOINGLÊS - APRENDIZAGEMSEMÂNTICALEITURACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASProdução de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Streetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL405644.pdf.jpg405644.pdf.jpgimage/jpeg3639http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/3/405644.pdf.jpgb1d1edbb0d43694edd848b3a4ad82342MD53TEXT405644.pdf.txt405644.pdf.txttext/plain161868http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/2/405644.pdf.txt43a5cfc9b24075929ad83cdb528925e2MD52ORIGINAL405644.pdfapplication/pdf2668124http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/1/405644.pdf53a21db626f6acf8b4b85e0c1035b758MD51tede/18802015-04-30 08:15:33.143oai:tede2.pucrs.br:tede/1880Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
title Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
spellingShingle Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
Pozenato, Maria Helena Menegotto
LINGÜÍSTICA
RESUMOS - ELABORAÇÃO
INGLÊS - APRENDIZAGEM
SEMÂNTICA
LEITURA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
title_full Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
title_fullStr Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
title_full_unstemmed Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
title_sort Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street
author Pozenato, Maria Helena Menegotto
author_facet Pozenato, Maria Helena Menegotto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ibaños, Ana Maria Tramunt
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29580234000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:75328070020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751025U8
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozenato, Maria Helena Menegotto
contributor_str_mv Ibaños, Ana Maria Tramunt
dc.subject.por.fl_str_mv LINGÜÍSTICA
RESUMOS - ELABORAÇÃO
INGLÊS - APRENDIZAGEM
SEMÂNTICA
LEITURA
topic LINGÜÍSTICA
RESUMOS - ELABORAÇÃO
INGLÊS - APRENDIZAGEM
SEMÂNTICA
LEITURA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é e provavelmente o será por muito tempo determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv POZENATO, Maria Helena Menegotto. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880
identifier_str_mv POZENATO, Maria Helena Menegotto. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/3/405644.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/2/405644.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1880/1/405644.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1d1edbb0d43694edd848b3a4ad82342
43a5cfc9b24075929ad83cdb528925e2
53a21db626f6acf8b4b85e0c1035b758
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765282677325824