Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bublitz, Grasiela Kieling
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1943
Resumo: Esta tese, intitulada Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental, descreve e analisa, por meio de instrumentos específicos, a leitura, a escrita e a consciência linguística (fonológica, sintática e semântico/pragmática) de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental. A aplicação dos testes foi realizada em 14 sujeitos (8 meninas e 6 meninos), todos com 6 anos completos. O objetivo foi analisar e comparar os índices obtidos por todo o grupo e especificamente pelos meninos e pelas meninas. Os resultados permitiram observar a estreita relação entre a leitura, a escrita e a consciência linguística desses sujeitos que se encontram na mesma faixa etária. Além disso, foi possível relacionar esses índices com os pareceres elaborados pelas professoras do 1º ano sobre a evolução da linguagem das crianças sob outro ponto de vista.
id P_RS_725a6fe655c65e174b6adf9987e9be13
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1943
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:51191881091http://lattes.cnpq.br/5536348244806886Bublitz, Grasiela Kieling2015-04-14T13:37:58Z2010-03-192010-01-06BUBLITZ, Grasiela Kieling. Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental. 2010. 149 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1943Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421818.pdf: 3127982 bytes, checksum: b4b691ff2a7d0cc4a8affe0a8d4f445b (MD5) Previous issue date: 2010-01-06Esta tese, intitulada Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental, descreve e analisa, por meio de instrumentos específicos, a leitura, a escrita e a consciência linguística (fonológica, sintática e semântico/pragmática) de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental. A aplicação dos testes foi realizada em 14 sujeitos (8 meninas e 6 meninos), todos com 6 anos completos. O objetivo foi analisar e comparar os índices obtidos por todo o grupo e especificamente pelos meninos e pelas meninas. Os resultados permitiram observar a estreita relação entre a leitura, a escrita e a consciência linguística desses sujeitos que se encontram na mesma faixa etária. Além disso, foi possível relacionar esses índices com os pareceres elaborados pelas professoras do 1º ano sobre a evolução da linguagem das crianças sob outro ponto de vista.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10004/421818.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICALEITURAESCRITAENSINO FUNDAMENTALCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASProcesso de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421818.pdf.jpg421818.pdf.jpgimage/jpeg3378http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1943/3/421818.pdf.jpgf4746f608d9eba39e117df405fbf989cMD53TEXT421818.pdf.txt421818.pdf.txttext/plain229945http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1943/2/421818.pdf.txtcb459a9cf8062408d09a2fa999509deeMD52ORIGINAL421818.pdfapplication/pdf3127982http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1943/1/421818.pdfb4b691ff2a7d0cc4a8affe0a8d4f445bMD51tede/19432015-04-17 16:57:03.005oai:tede2.pucrs.br:tede/1943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
title Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
spellingShingle Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
Bublitz, Grasiela Kieling
LINGUÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
ENSINO FUNDAMENTAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
title_full Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
title_fullStr Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
title_full_unstemmed Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
title_sort Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
author Bublitz, Grasiela Kieling
author_facet Bublitz, Grasiela Kieling
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:28033159049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:51191881091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5536348244806886
dc.contributor.author.fl_str_mv Bublitz, Grasiela Kieling
contributor_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
ENSINO FUNDAMENTAL
topic LINGUÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
ENSINO FUNDAMENTAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esta tese, intitulada Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental, descreve e analisa, por meio de instrumentos específicos, a leitura, a escrita e a consciência linguística (fonológica, sintática e semântico/pragmática) de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental. A aplicação dos testes foi realizada em 14 sujeitos (8 meninas e 6 meninos), todos com 6 anos completos. O objetivo foi analisar e comparar os índices obtidos por todo o grupo e especificamente pelos meninos e pelas meninas. Os resultados permitiram observar a estreita relação entre a leitura, a escrita e a consciência linguística desses sujeitos que se encontram na mesma faixa etária. Além disso, foi possível relacionar esses índices com os pareceres elaborados pelas professoras do 1º ano sobre a evolução da linguagem das crianças sob outro ponto de vista.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUBLITZ, Grasiela Kieling. Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental. 2010. 149 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1943
identifier_str_mv BUBLITZ, Grasiela Kieling. Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental. 2010. 149 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1943/3/421818.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1943/2/421818.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1943/1/421818.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4746f608d9eba39e117df405fbf989c
cb459a9cf8062408d09a2fa999509dee
b4b691ff2a7d0cc4a8affe0a8d4f445b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283214196736