Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eliane Cristina de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/827
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
id UNITAU_a5b7a960693a98a9e88b91cc38d50e40
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/827
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, Eliane Cristina deSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-Pinto, Sonia Sueli BertiUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia2019-07-30T15:43:41Z2019-07-30T15:43:41Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/827Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2015.Resumo: O tema desta pesquisa é o trabalho com gêneros discursivos como instrumento de desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, especificamente a leitura e a produção de narrativa de aventura por alunos do Ensino Fundamental. A Matriz Curricular de Língua Portuguesa do Município de São José dos Campos (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 2012) prevê o trabalho com a narrativa de aventura no 6º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisadora, em sua experiência como Coordenadora Pedagógica dessa Rede Municipal de Ensino, tem observado o baixo desempenho dos alunos em leitura e produção escrita, no geral, e a carência de materiais de apoio para que o professor desenvolva um bom trabalho com a narrativa de aventura. A partir do problema exposto, estabeleceu-se como objetivo geral desta pesquisa contribuir para o trabalho didático com leitura e produção escrita da narrativa de aventura no Ensino Fundamental. Especificamente, visa-se a: caracterizar o gênero discursivo narrativa de aventura e elaborar sequências didáticas de leitura e de produção escrita de narrativa de aventura que contemplem as expectativas de leitura e de produção escrita da Matriz de Referência de São José dos Campos, além de outras habilidades possíveis. Esta pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos sobre gêneros discursivos, sequências didáticas, habilidades de leitura e de produção escrita e, ainda, sobre o gênero discursivo narrativa de aventura. Metodologicamente, procedeu-se à pesquisa bibliográfica e análise qualitativa das informações teóricas e, ainda, à análise de oito narrativas de aventura para caracterização do gênero e elaboração das sequências didáticas. Como resultados, apresentam-se: uma seleção de oito narrativas de aventura indicadas para a sala de aula por representarem bem o gênero e tratarem de histórias interessantes; uma caracterização da narrativa de aventura nas suas dimensões sociocomunicativas, linguísticas e de organização textual (em seus movimentos retóricos), de forma que ficam bem estabelecidos os elementos do gênero que merecem a atenção do professor nas atividades em sala de aula; e por fim sequências didáticas de leitura e de produção escrita que possibilitam a organização do trabalho didático na transposição de uma série de conceitos teóricos de forma viável para a sala de aula. Assim, conclui-se que esta pesquisa oferece uma contribuição ao trabalho de desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção do gênero discursivo narrativa de aventura não apenas aos professores da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos, mas também a todos os que tiverem acesso a esses resultados. A pesquisa desenvolveu-se no âmbito do projeto observatório OBSERVATÓRIO/UNITAU 2011-2014: Competências e habilidades de leitura: da reflexão teórica ao desenvolvimento e aplicação de propostas didático-pedagógicas, nº23038010000201076, financiado por CAPES/INEP.Abstract: The Portuguese Language Curricular Matrix in São José dos Campos (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 2012) proposes the insertion of adventure narrative themes in the sixth grade language curriculum. This researcher, in her experience as the Pedagogical Coordinator of a municipal school, has observed a widespread low student performance in reading and writing assignments, and the lack of supporting materials for teachers to develop tools to enhance their students’ writing experience. Considering these issues, the general objective of this research is to contribute to the didactic literature by dissecting and exploring the processes involved in the teaching of reading and writing adventure narratives in middle school education. Specifically, it aims to: characterize the discourse genre, Adventure Narrative, and to elaborate didactic sequences of reading, and written production of adventure narratives that address the language standards set forth by the São José dos Campos’ Reference Matrix. This research is based on the theoretical assumptions about genres, didactic sequences, reading abilities, written production and also on the Adventure Narrative discourse genre. Methodologically, a literature review was done and it was followed by a qualitative analysis of the theoretical information found. Furthermore, eight adventure narratives were analyzed in order to characterize the genre and to create the didactic sequences. As a result, we present: a selection of eight adventure narratives which are recommended for classroom use because they represent the genre well, and are interesting; a well-established characterization of the adventure narrative in its sociocommunicative, linguistic and textual organization (in its rhetorical movements) dimensions so as to help teachers target the appropriate genre elements during class work; and, finally, feasible didactic sequences of reading and written production that enable the organization of the teaching job, and the implementation of a series of theoretical concepts in classrooms. Thus, it is clear that this investigation contributes to the work of developing reading skills and the production of the Adventure Narrative discourse genre, not only by benefitting teachers from the São José dos Campos municipal school cluster, but also everyone who has access to these results. This research is part of the UNITAU Education Observatory Project: reading competences and skills; from theoretical reflection to the development and implementation of educational and pedagogical proposals, nº 23038010000201076, sponsored by CAPES / INEP.Made available in DSpace on 2019-07-30T15:43:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliane Cristina de Oliveira.pdf: 1262343 bytes, checksum: 514847e0059ec6658436cd0ba5d12e0d (MD5) Previous issue date: 2015Mestrado101 f. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAGêneros discursivosProdução escritaLeituraNarrativa oralEnsino fundamentalLeitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALEliane Cristina de Oliveira.pdfapplication/pdf1262343http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/827/1/Eliane%20Cristina%20de%20Oliveira.pdf514847e0059ec6658436cd0ba5d12e0dMD5120.500.11874/8272019-09-10 17:31:16.505oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica
title Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica
spellingShingle Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica
Oliveira, Eliane Cristina de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Gêneros discursivos
Produção escrita
Leitura
Narrativa oral
Ensino fundamental
title_short Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica
title_full Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica
title_fullStr Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica
title_full_unstemmed Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica
title_sort Leitura e produção escrita da narrativa de aventura no ensino fundamental : uma contribuição à prática pedagógica
author Oliveira, Eliane Cristina de
author_facet Oliveira, Eliane Cristina de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
Pinto, Sonia Sueli Berti
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eliane Cristina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Gêneros discursivos
Produção escrita
Leitura
Narrativa oral
Ensino fundamental
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
Produção escrita
Leitura
Narrativa oral
Ensino fundamental
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T15:43:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-30T15:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/827
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/827/1/Eliane%20Cristina%20de%20Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 514847e0059ec6658436cd0ba5d12e0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385357234176