Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Renata Dariva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9394
Resumo: This research is inserted, contextually, in the complex movement of the construction of Angolan national identity, in Luanda, from the analysis from the film Oxalá Cresçam Pitangas, Histórias de Luanda (2005/7) and É Dreda ser Angolano (2006/8). The first documentary is directed by Ondjaki and Kiluanje Liberdade and is a Portuguese-Angolan production that is part of the Angolan retake cinema (2003), which emerged from the end of the Post-election War (1992-2002), with the death of Jonas Malheiro Savimbi, founder of the National Union for the Total Independence of Angola (UNITA). In addition to UNITA, other movements and parties linked to the decolonization and independence of Angola will be seen, as well as some impasses in cinema about Angola. The second film, É Dreda Ser Angolano (2006/8), it is a collective production by Fazuma and is linked to the dust cinema of Angola, that is, to the cinema made in Angolan mussekes, peripheral regions of Angola. These two “ways” of making and thinking about cinema in Angola, reflect on the relationship between Cinema-History and as narratives of national identities.
id P_RS_730a40cf395df32bba08487c7de19b2b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/9394
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Paredes, Marçal de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/3045569204606196http://lattes.cnpq.br/8638111756148441Costa, Renata Dariva2020-11-16T18:48:59Z2020-08-28http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9394This research is inserted, contextually, in the complex movement of the construction of Angolan national identity, in Luanda, from the analysis from the film Oxalá Cresçam Pitangas, Histórias de Luanda (2005/7) and É Dreda ser Angolano (2006/8). The first documentary is directed by Ondjaki and Kiluanje Liberdade and is a Portuguese-Angolan production that is part of the Angolan retake cinema (2003), which emerged from the end of the Post-election War (1992-2002), with the death of Jonas Malheiro Savimbi, founder of the National Union for the Total Independence of Angola (UNITA). In addition to UNITA, other movements and parties linked to the decolonization and independence of Angola will be seen, as well as some impasses in cinema about Angola. The second film, É Dreda Ser Angolano (2006/8), it is a collective production by Fazuma and is linked to the dust cinema of Angola, that is, to the cinema made in Angolan mussekes, peripheral regions of Angola. These two “ways” of making and thinking about cinema in Angola, reflect on the relationship between Cinema-History and as narratives of national identities.Esta pesquisa está inserida, contextualmente, no complexo movimento da construção identitária nacional angolana, no espaço luandense, a partir da análise do filme Oxalá Cresçam Pitangas, Histórias de Luanda (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8). O primeiro documentário é dirigido por Ondjaki e Kiluanje Liberdade e é uma produção luso-angolana que faz parte do cinema de retomada angolano (2003), que surgiu a partir do término da Guerra Pós-eleitoral (1992-2002), com a morte de Jonas Malheiro Savimbi, fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA). Para além da UNITA, serão vistos outros movimentos e partidos vinculados a descolonização e independência de Angola, assim como, alguns impasses com o cinema sobre e de Angola. Já a segunda obra fílmica, É Dreda Ser Angolano (2006/8), é uma produção do coletivo Fazuma e está vinculada ao cinema de poeira de Angola, ou seja, o cinema realizado nos mussekes angolanos, regiões periféricas de Angola. Estas duas “formas” de se fazer e pensar o cinema em Angola, refletem na relação entre Cinema-História e as narrativas de identidades nacionaisSubmitted by PPG História (historia-pg@pucrs.br) on 2020-10-09T18:09:35Z No. of bitstreams: 1 RENATA DARIVA COSTA DIS.pdf: 5215702 bytes, checksum: a2881055aa5a0aef132d563ec444e824 (MD5)Approved for entry into archive by Sarajane Pan (sarajane.pan@pucrs.br) on 2020-11-16T18:41:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RENATA DARIVA COSTA DIS.pdf: 5215702 bytes, checksum: a2881055aa5a0aef132d563ec444e824 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-16T18:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATA DARIVA COSTA DIS.pdf: 5215702 bytes, checksum: a2881055aa5a0aef132d563ec444e824 (MD5) Previous issue date: 2020-08-28Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179513/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.jpghttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185957/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBrasilEscola de HumanidadesNacionalismosCinemaAngolaNationalismsCinemaAngolaCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAOxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho será publicado como artigo ou livro24 meses16/11/20222600208937974908513500500500600-6557531471218110192-38409219363320405911802873727776104890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSORIGINALDIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdfDIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdfapplication/pdf5215702https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/6/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdfa2881055aa5a0aef132d563ec444e824MD56THUMBNAILDIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.jpgDIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.jpgimage/jpeg4084https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/4/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.jpge87cd81c85366bc19a3279c1e6bdfafbMD54DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.jpgDIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.jpgimage/jpeg4937https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/8/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.jpg79d2e29d711bd685dcd06fa2852936e0MD58TEXTDIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.txtDIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.txttext/plain2166https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/3/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.txtce305bd39b664793db84fb7e0323bfb3MD53DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.txtDIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.txttext/plain549061https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/7/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.txtd58cbf7a33a007e7d83f9ca6e5ac5f1bMD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/93942022-11-16 20:00:19.251oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2022-11-16T22:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira
title Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira
spellingShingle Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira
Costa, Renata Dariva
Nacionalismos
Cinema
Angola
Nationalisms
Cinema
Angola
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira
title_full Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira
title_fullStr Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira
title_full_unstemmed Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira
title_sort Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeira
author Costa, Renata Dariva
author_facet Costa, Renata Dariva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paredes, Marçal de Menezes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3045569204606196
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8638111756148441
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Renata Dariva
contributor_str_mv Paredes, Marçal de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Nacionalismos
Cinema
Angola
topic Nacionalismos
Cinema
Angola
Nationalisms
Cinema
Angola
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Nationalisms
Cinema
Angola
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This research is inserted, contextually, in the complex movement of the construction of Angolan national identity, in Luanda, from the analysis from the film Oxalá Cresçam Pitangas, Histórias de Luanda (2005/7) and É Dreda ser Angolano (2006/8). The first documentary is directed by Ondjaki and Kiluanje Liberdade and is a Portuguese-Angolan production that is part of the Angolan retake cinema (2003), which emerged from the end of the Post-election War (1992-2002), with the death of Jonas Malheiro Savimbi, founder of the National Union for the Total Independence of Angola (UNITA). In addition to UNITA, other movements and parties linked to the decolonization and independence of Angola will be seen, as well as some impasses in cinema about Angola. The second film, É Dreda Ser Angolano (2006/8), it is a collective production by Fazuma and is linked to the dust cinema of Angola, that is, to the cinema made in Angolan mussekes, peripheral regions of Angola. These two “ways” of making and thinking about cinema in Angola, reflect on the relationship between Cinema-History and as narratives of national identities.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T18:48:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9394
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2600208937974908513
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -6557531471218110192
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -3840921936332040591
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 1802873727776104890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/6/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/4/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/8/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.jpg
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/3/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.txt
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/7/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.txt
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9394/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2881055aa5a0aef132d563ec444e824
e87cd81c85366bc19a3279c1e6bdfafb
79d2e29d711bd685dcd06fa2852936e0
ce305bd39b664793db84fb7e0323bfb3
d58cbf7a33a007e7d83f9ca6e5ac5f1b
220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765346888974336