Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3842 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo principal conhecer e compreender os sentimentos de auto-imagem e auto-estima e as concepções dos professores de espanhol sobre o trabalho e a contribuição social do educador lingüístico em língua estrangeira, com vistas a um redimensionamento da identidade profissional deste professor. A ancoragem teórica desta pesquisa centrou-se em três eixos: estudos teórico-bibliográficos sobre a auto-imagem e a auto-estima docentes; estudos sobre os modelos de identidade docente; e estudos sobre a educação lingüística em língua estrangeira. Os dados desta investigação quanti-qualitativa foram coletados em três fases, iniciando pela aplicação do Questionário de auto-imagem e de auto-estima (STOBÄUS, 1983), seguido do questionário de perguntas abertas e de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados coletados está fundamentada em análise de conteúdo de Bardin (2004), complementados por Moraes (2006). Os resultados foram organizados em seis categorias: 1. A concepção de educação lingüística em língua estrangeira, evidenciando as concepções dos professores de língua espanhola acerca de seu trabalho, categoria analisada em duas subcategorias: o ensino de cultura e a formação para a cidadania. 2. O papel do educador lingüístico, que trata das concepções dos professores sobre os propósitos de sua práxis. 3. As dificuldades enfrentadas pelo educador lingüístico, que discorre sobre as dificuldades enfrentadas nos complexos contextos atuais. 4. As satisfações da prática da educação lingüística, que evidencia os sentimentos e as vivências de realização, analisada a partir de duas subcategorias: o sucesso no processo de ensino e aprendizagem e, o reconhecimento do trabalho docente. 5. A contribuição social do educador lingüístico, que revela as concepções dos professores sobre as contribuições de seu trabalho na vida do aluno e nas sociedades contemporâneas. 6. A auto-imagem e a auto-estima, que analisa e problematiza os níveis de auto-imagem e auto-estima dos professores participantes. Os estudos realizados evidenciam que um redimensionamento da identidade do professor de línguas estrangeiras, o educador lingüístico, fundamentado na autonomia e configurado em práticas de letramento pode potencializar significativamente o sucesso no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, restituindo à língua estrangeira o lugar que lhe corresponde na escola pública regular. Além disso, acrescenta sentido e significado a prática profissional, contribuindo na manutenção e desenvolvimento saudável da auto-estima, ajudando o professor a auto-realizar-se no processo pedagógico. |
id |
P_RS_7324fba2c9b08ddd36488eee2a3e632b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3842 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mosquera, Juan José MouriñoCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:41392957087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559167D1Fabret, Sheila Telli2015-04-14T14:23:55Z2007-11-202007-10-29FABRET, Sheila Telli. Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3842Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396494.pdf: 1119772 bytes, checksum: 1d73fe95b00d5c959abbf13aa9eaad39 (MD5) Previous issue date: 2007-10-29Este estudo teve por objetivo principal conhecer e compreender os sentimentos de auto-imagem e auto-estima e as concepções dos professores de espanhol sobre o trabalho e a contribuição social do educador lingüístico em língua estrangeira, com vistas a um redimensionamento da identidade profissional deste professor. A ancoragem teórica desta pesquisa centrou-se em três eixos: estudos teórico-bibliográficos sobre a auto-imagem e a auto-estima docentes; estudos sobre os modelos de identidade docente; e estudos sobre a educação lingüística em língua estrangeira. Os dados desta investigação quanti-qualitativa foram coletados em três fases, iniciando pela aplicação do Questionário de auto-imagem e de auto-estima (STOBÄUS, 1983), seguido do questionário de perguntas abertas e de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados coletados está fundamentada em análise de conteúdo de Bardin (2004), complementados por Moraes (2006). Os resultados foram organizados em seis categorias: 1. A concepção de educação lingüística em língua estrangeira, evidenciando as concepções dos professores de língua espanhola acerca de seu trabalho, categoria analisada em duas subcategorias: o ensino de cultura e a formação para a cidadania. 2. O papel do educador lingüístico, que trata das concepções dos professores sobre os propósitos de sua práxis. 3. As dificuldades enfrentadas pelo educador lingüístico, que discorre sobre as dificuldades enfrentadas nos complexos contextos atuais. 4. As satisfações da prática da educação lingüística, que evidencia os sentimentos e as vivências de realização, analisada a partir de duas subcategorias: o sucesso no processo de ensino e aprendizagem e, o reconhecimento do trabalho docente. 5. A contribuição social do educador lingüístico, que revela as concepções dos professores sobre as contribuições de seu trabalho na vida do aluno e nas sociedades contemporâneas. 6. A auto-imagem e a auto-estima, que analisa e problematiza os níveis de auto-imagem e auto-estima dos professores participantes. Os estudos realizados evidenciam que um redimensionamento da identidade do professor de línguas estrangeiras, o educador lingüístico, fundamentado na autonomia e configurado em práticas de letramento pode potencializar significativamente o sucesso no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, restituindo à língua estrangeira o lugar que lhe corresponde na escola pública regular. Além disso, acrescenta sentido e significado a prática profissional, contribuindo na manutenção e desenvolvimento saudável da auto-estima, ajudando o professor a auto-realizar-se no processo pedagógico.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12973/396494.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçREPRESENTAÇÃO SOCIALLINGÜÍSTICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEm torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL396494.pdf.jpg396494.pdf.jpgimage/jpeg2995http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3842/3/396494.pdf.jpg2190b57f0692769c8233b14c9a9eb06bMD53TEXT396494.pdf.txt396494.pdf.txttext/plain434757http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3842/2/396494.pdf.txt18560c856f7ea649e59aa4970ff87382MD52ORIGINAL396494.pdfapplication/pdf1119772http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3842/1/396494.pdf1d73fe95b00d5c959abbf13aa9eaad39MD51tede/38422015-04-17 15:54:57.509oai:tede2.pucrs.br:tede/3842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho |
title |
Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho |
spellingShingle |
Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho Fabret, Sheila Telli REPRESENTAÇÃO SOCIAL LINGÜÍSTICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho |
title_full |
Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho |
title_fullStr |
Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho |
title_full_unstemmed |
Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho |
title_sort |
Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho |
author |
Fabret, Sheila Telli |
author_facet |
Fabret, Sheila Telli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01040910025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:41392957087 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559167D1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabret, Sheila Telli |
contributor_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño |
dc.subject.por.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL LINGÜÍSTICA |
topic |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL LINGÜÍSTICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo teve por objetivo principal conhecer e compreender os sentimentos de auto-imagem e auto-estima e as concepções dos professores de espanhol sobre o trabalho e a contribuição social do educador lingüístico em língua estrangeira, com vistas a um redimensionamento da identidade profissional deste professor. A ancoragem teórica desta pesquisa centrou-se em três eixos: estudos teórico-bibliográficos sobre a auto-imagem e a auto-estima docentes; estudos sobre os modelos de identidade docente; e estudos sobre a educação lingüística em língua estrangeira. Os dados desta investigação quanti-qualitativa foram coletados em três fases, iniciando pela aplicação do Questionário de auto-imagem e de auto-estima (STOBÄUS, 1983), seguido do questionário de perguntas abertas e de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados coletados está fundamentada em análise de conteúdo de Bardin (2004), complementados por Moraes (2006). Os resultados foram organizados em seis categorias: 1. A concepção de educação lingüística em língua estrangeira, evidenciando as concepções dos professores de língua espanhola acerca de seu trabalho, categoria analisada em duas subcategorias: o ensino de cultura e a formação para a cidadania. 2. O papel do educador lingüístico, que trata das concepções dos professores sobre os propósitos de sua práxis. 3. As dificuldades enfrentadas pelo educador lingüístico, que discorre sobre as dificuldades enfrentadas nos complexos contextos atuais. 4. As satisfações da prática da educação lingüística, que evidencia os sentimentos e as vivências de realização, analisada a partir de duas subcategorias: o sucesso no processo de ensino e aprendizagem e, o reconhecimento do trabalho docente. 5. A contribuição social do educador lingüístico, que revela as concepções dos professores sobre as contribuições de seu trabalho na vida do aluno e nas sociedades contemporâneas. 6. A auto-imagem e a auto-estima, que analisa e problematiza os níveis de auto-imagem e auto-estima dos professores participantes. Os estudos realizados evidenciam que um redimensionamento da identidade do professor de línguas estrangeiras, o educador lingüístico, fundamentado na autonomia e configurado em práticas de letramento pode potencializar significativamente o sucesso no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, restituindo à língua estrangeira o lugar que lhe corresponde na escola pública regular. Além disso, acrescenta sentido e significado a prática profissional, contribuindo na manutenção e desenvolvimento saudável da auto-estima, ajudando o professor a auto-realizar-se no processo pedagógico. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-11-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FABRET, Sheila Telli. Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3842 |
identifier_str_mv |
FABRET, Sheila Telli. Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3842/3/396494.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3842/2/396494.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3842/1/396494.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2190b57f0692769c8233b14c9a9eb06b 18560c856f7ea649e59aa4970ff87382 1d73fe95b00d5c959abbf13aa9eaad39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765296437788672 |