Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Bernardete
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes e profissionais acerca do cuidado no modelo de gestão assistencial denominado Assistência Integral, praticado no Hospital Moinho de Vento, na Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, os entrevistados responderam a uma entrevista semi-estruturada com os seguintes focos: 1) identificar diferenciais de cuidado prestado e recebido no Hospital Moinhos de Vento; 2) descrever o cuidado na beira de leito; e 3) definir a Assistência Integral. A partir disso, procurei identificar no discurso manifestações dos entrevistados acerca de cada uma das dimensões dos eixos Assistir (dimensões respeito, atenção, sensibilidade e empatia, foco na pessoa e acolhimento) e Atender (resultados, estrutura e processo), que são a base do modelo de Assistência Integral. A metodologia adotada foi de estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistados 10 profissionais da saúde, com experiência anterior ou concomitante em outros hospitais e 7 pacientes com mais de uma internação hospitalar. Além da amostra de 17 pessoas, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de avaliação de satisfação do Hospital. A análise mostrou que a Assistência Integral é identificada com um diferencial de qualidade de atendimento. O discurso dos entrevistados produziu uma reconfiguração das dimensões do modelo, com acréscimo de dimensões em ambos os eixos: no Atender foi incluída a dimensão formação e capacitação, e no Assistir, as dimensões ética e espiritualidade e comprometimento. Resultados passou a ser uma dimensão de ambos os eixos. No Assistir, as dimensões atenção, acolhimento, respeito e sensibilidade e empatia passaram a integrar foco na pessoa, por serem todas expressões que remetem a este sentido. Em conclusão, existe um reconhecimento da Assistência Integral não apenas como modelo de cuidado no qual o paciente é o foco e o centro das ações, mas especialmente como modelo de qualidade na Gestão da Assistência Hospitalar. Estudos futuros deverão enfocar também aspectos relativos ao impacto financeiro direto e indireto da adoção desse modelo.
id P_RS_7737144b05c1090b2e6696464e150451
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3584
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Castro, Marta Luz Sisson deCPF:31692362020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6CPF:10544690087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267569Y5Weber, Bernardete2015-04-14T14:22:48Z2009-03-192009-01-14WEBER, Bernardete. Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410253.pdf: 4778486 bytes, checksum: 3a5b1b1fa5a432f37f81d17adb2c728d (MD5) Previous issue date: 2009-01-14Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes e profissionais acerca do cuidado no modelo de gestão assistencial denominado Assistência Integral, praticado no Hospital Moinho de Vento, na Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, os entrevistados responderam a uma entrevista semi-estruturada com os seguintes focos: 1) identificar diferenciais de cuidado prestado e recebido no Hospital Moinhos de Vento; 2) descrever o cuidado na beira de leito; e 3) definir a Assistência Integral. A partir disso, procurei identificar no discurso manifestações dos entrevistados acerca de cada uma das dimensões dos eixos Assistir (dimensões respeito, atenção, sensibilidade e empatia, foco na pessoa e acolhimento) e Atender (resultados, estrutura e processo), que são a base do modelo de Assistência Integral. A metodologia adotada foi de estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistados 10 profissionais da saúde, com experiência anterior ou concomitante em outros hospitais e 7 pacientes com mais de uma internação hospitalar. Além da amostra de 17 pessoas, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de avaliação de satisfação do Hospital. A análise mostrou que a Assistência Integral é identificada com um diferencial de qualidade de atendimento. O discurso dos entrevistados produziu uma reconfiguração das dimensões do modelo, com acréscimo de dimensões em ambos os eixos: no Atender foi incluída a dimensão formação e capacitação, e no Assistir, as dimensões ética e espiritualidade e comprometimento. Resultados passou a ser uma dimensão de ambos os eixos. No Assistir, as dimensões atenção, acolhimento, respeito e sensibilidade e empatia passaram a integrar foco na pessoa, por serem todas expressões que remetem a este sentido. Em conclusão, existe um reconhecimento da Assistência Integral não apenas como modelo de cuidado no qual o paciente é o foco e o centro das ações, mas especialmente como modelo de qualidade na Gestão da Assistência Hospitalar. Estudos futuros deverão enfocar também aspectos relativos ao impacto financeiro direto e indireto da adoção desse modelo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13013/410253.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçADMINISTRAÇÃO HOSPITALARRELAÇÕES HUMANASRECURSOS HUMANOS EM SAÚDEASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTESERVIÇOS DE SAÚDECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAssistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL410253.pdf.jpg410253.pdf.jpgimage/jpeg3568http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/3/410253.pdf.jpgcda5123637bc9b9ec4c3be161630fd11MD53TEXT410253.pdf.txt410253.pdf.txttext/plain134171http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/2/410253.pdf.txtf1fac4edc69870f7d6a6a6d8728595d1MD52ORIGINAL410253.pdfapplication/pdf4778486http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/1/410253.pdf3a5b1b1fa5a432f37f81d17adb2c728dMD51tede/35842015-04-30 08:15:38.713oai:tede2.pucrs.br:tede/3584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
title Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
spellingShingle Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
Weber, Bernardete
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
RELAÇÕES HUMANAS
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE
SERVIÇOS DE SAÚDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
title_full Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
title_fullStr Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
title_full_unstemmed Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
title_sort Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
author Weber, Bernardete
author_facet Weber, Bernardete
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Marta Luz Sisson de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31692362020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:10544690087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267569Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Bernardete
contributor_str_mv Castro, Marta Luz Sisson de
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
RELAÇÕES HUMANAS
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE
SERVIÇOS DE SAÚDE
topic ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
RELAÇÕES HUMANAS
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE
SERVIÇOS DE SAÚDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes e profissionais acerca do cuidado no modelo de gestão assistencial denominado Assistência Integral, praticado no Hospital Moinho de Vento, na Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, os entrevistados responderam a uma entrevista semi-estruturada com os seguintes focos: 1) identificar diferenciais de cuidado prestado e recebido no Hospital Moinhos de Vento; 2) descrever o cuidado na beira de leito; e 3) definir a Assistência Integral. A partir disso, procurei identificar no discurso manifestações dos entrevistados acerca de cada uma das dimensões dos eixos Assistir (dimensões respeito, atenção, sensibilidade e empatia, foco na pessoa e acolhimento) e Atender (resultados, estrutura e processo), que são a base do modelo de Assistência Integral. A metodologia adotada foi de estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistados 10 profissionais da saúde, com experiência anterior ou concomitante em outros hospitais e 7 pacientes com mais de uma internação hospitalar. Além da amostra de 17 pessoas, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de avaliação de satisfação do Hospital. A análise mostrou que a Assistência Integral é identificada com um diferencial de qualidade de atendimento. O discurso dos entrevistados produziu uma reconfiguração das dimensões do modelo, com acréscimo de dimensões em ambos os eixos: no Atender foi incluída a dimensão formação e capacitação, e no Assistir, as dimensões ética e espiritualidade e comprometimento. Resultados passou a ser uma dimensão de ambos os eixos. No Assistir, as dimensões atenção, acolhimento, respeito e sensibilidade e empatia passaram a integrar foco na pessoa, por serem todas expressões que remetem a este sentido. Em conclusão, existe um reconhecimento da Assistência Integral não apenas como modelo de cuidado no qual o paciente é o foco e o centro das ações, mas especialmente como modelo de qualidade na Gestão da Assistência Hospitalar. Estudos futuros deverão enfocar também aspectos relativos ao impacto financeiro direto e indireto da adoção desse modelo.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-03-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WEBER, Bernardete. Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584
identifier_str_mv WEBER, Bernardete. Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/3/410253.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/2/410253.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3584/1/410253.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda5123637bc9b9ec4c3be161630fd11
f1fac4edc69870f7d6a6a6d8728595d1
3a5b1b1fa5a432f37f81d17adb2c728d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294407745536